Autor da Semana: Monteiro Lobato


 Monteiro Lobato (1882 - 1948) foi um escritor e editor brasileiro. Sua obra mais famosa foi O Sítio do Pica-Pau Amarelo, uma das maiores obras da literatura infantil. Nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril. Foi alfabetizado pela sua mãe e logo desenvolveu o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca do seu avô, o Visconde de Tremembé.
Foi registrado como José Renato Monteiro Lobato, mas mudou seu nome para José Bento Monteiro Lobato, assim poderia usar a bengala de seu falecido pai que continha as iniciais J.B.M.L.
Escandalizou a sociedade quando se recusou a fazer a primeira comunhão e, mais tarde, em 1904, na sua festa de formatura do curso de Direito, fez um discurso tão agressivo que vários professores, padres e bispos se retiraram da sala.
Monteiro Lobato foi um dos primeiros autores de literatura infantil do Brasil e da América Latina. Metade de suas obras é voltada para o público infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social e situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.
Juntamente com Octalles Marcondes Ferreira, fundou a "Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato", que foi à falência devido ao racionamento de energia da época. Depois disso, fundo a "Companhia Editora Nacional" e, mudando-se para o Rio de Janeiro, começa a publicar livros infantis. Em 1921, publicou Narizinho Arrebitado, livro de leitura para as escolas. Devido ao grande sucesso da obra, decide estendê-la e surge então O Sítio do Pica-Pau Amarelo.


José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, devido a problemas cardíacos. Entretanto, suas obras perduram até hoje, sendo lidas por crianças e também adultos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa