Autora da Semana: Renata Ventura


Renata Pacheco Ventura (Rio de Janeiro, 22 de março de 1985) é uma jornalista e escritora brasileira de ficção, fã de carteirinha da consagrada JK Rowling. Viu em uma entrevista da mesma, onde a perguntaram se ela tinha interesse em escrever uma história de bruxo ambientada em outro país. Ela disse que não, mas afirmou que adoraria ver pessoas desenvolverem essa ideia. Então essa foi a deixa para que a carioca Renata Ventura desenvolvesse o seu primeiro livro "A arma escarlate".


A Arma Escarlate

A história se passa no Brasil, especificamente no Morro Dona Marta, em Botafogo no ano de 1997. O personagem principal, Hugo, descobre que é um bruxo e foge apÓs os traficantes jurá-lo de morte. Hugo então decide aprender tudo sobre magia para poder salvar a sua família.

Por ter uma vontade muito aguda de melhorar o país, Renata busca sempre analisar o Brasil em seus escritos, misturando realidade e fantasia para incentivar seus leitores a pensarem no Brasil e tentarem melhorá-lo. 

Por abordar temas sérios da realidade brasileira e da natureza humana em um ambiente fantástico, seu livro vem chamando atenção tanto de jovens quanto de adultos, que procuram o livro tanto por seu alto fator de entretenimento quanto por seu conteúdo filosófico, sociológico e político. Algumas escolas vêm estudando a possibilidade de transformá-lo em material didático para incitar debates em sala de aula.
Em setembro de 2012, Renata deu início ao Projeto Potter em Orfanatos, que consiste em organizar e realizar leituras e encenações de livros da Série Harry Potter em casas de acolhimento e doar os livros para as crianças. O projeto é colaborativo, organizado principalmente através do Facebook e já conta com 4 mil jovens participantes, abrangendo quase todos os estados brasileiros.
Na 23ª Bienal do Livro de São Paulo, que ocorreu entre 22 e 31 de Agosto de 2014, Renata lançou o livro que é a continuação da série, "A Comissão Chapeleira".

A Comissão Chapeleira

A serie até o momento consta de apenas 2 livros, mas a autora já informou que planeja outros 4.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa