Autor da Semana: João Guimarães Rosa

“O mais importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam”. 



João Guimarães Rosa nasceu em Minas Gerais no ano de 1908 e morreu em 19 de novembro de 1967 no Rio de Janeiro. Além de escritor Foi médico e diplomata. Iniciou na faculdade de medicina aos 16 anos. E no mesmo ano que formou-se casou com sua primeira esposa Lígia Cabral Pena, com quem teve duas filhas.

Quase toda obra de Guimarães se dá no sertão, visando principalmente as famílias pobres e a inocência na vivência sertaneja. A marca registra dele com certeza é a linguagem utilizada, Guimarães cria palavras um tanto inusitadas, comparada aos escritos de sua época; utiliza os vocábulos dos sertanejos e os reinventa. Também as várias línguas que falava teve influência na criação de neologismos.


Guimarães Rosa morreu três dias após assumir sua cadeira na academia brasileira de letras.

Guimarães Rosa faz parte da terceira geração do movimento literário, modernismo. Suas obras são de grande importância não só para a escrita mas também para a história brasileira. 
Alguns de seus escritos mais conhecidos são: Grande Sertão: Veredas, Sagarana, Primeiras estórias, A terceira Margem do Rio.

1 comentários:

  1. Já tentei ler Grande Sertão: Veredas, mas o título é super fiel ao livro, porque ele é grande mesmo! comecei a ficar confusa durante a leitura e já não conseguia lembrar quem era quem naquela história, mas até onde eu li eu estava gostando.
    Com certeza João Guimarães Rosa foi um ótimo autor.

    vicioseliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa