Resenha: Eleanor & Park

Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Ano: 2014



"Quero ficar com você o tempo todo. Você é a garota mais inteligente que já conheci, a mais engraçada, e tudo que você faz me surpreende. E gostaria de poder dizer que esses são os motivos pelos quais gosto de você, porque isso me faria parecer um ser humano mais evoluído... Mas acho que tem mais a ver com seu cabelo ruivo e suas mãos macias... E com o fato de você ter cheirinho de bolo de aniversário."



Eleanor acabara de se mudar para a casa de sua mãe e o marido (que ela simplesmente odeia) e passou a viver com seus 5 irmãos. Desde o seu primeiro dia na escola ela senta no ônibus ao lado de Park, um mestiço com apenas um irmão e uma ótima família.
Como todos os outros alunos, Park vê Eleanor como "a ruiva esquisita" pela forma como a menina se veste. 

"Park nem sabia se Eleanor tinha alguma roupa de menina mesmo, e não ligava. Até gostava um pouco disso. Talvez fosse outro detalhe gay dele, mas ele achou que não, porque Eleanor não ficaria parecida com um garoto nem se cortasse o cabelo e criasse um bigode. Todas as roupas masculinas que vestia apenas chamavam mais atenção para quão feminina ela era."

Todos os dias Park levava alguma HQ para ler no ônibus até que percebeu que Eleanor estava lendo também e resolveu emprestar à ela. Passou a deixar sempre alguma coisa no banco em que ela sentava para que ela lesse e entregasse no dia seguinte, mas só um pouco mais tarde é que eles trocaram alguma palavra, e mais tarde ainda perceberam que gostavam da presença um do outro.

"Compreendeu por que Eleanor se esforçava tanto para parecer diferente. Ou quase. Era porque ela era diferente, e porque queria ser. E porque não tinha medo de ser. (Ou talvez tivesse mais medo de ser como os demais.)"

Como se já não bastassem os olhares e comentários maldosos, Eleanor começou a perceber que alguém escrevia frases maldosas nos seus livros, mas ela fazia de tudo para não se abalar e via em Park uma forma de esquecer de todos os problemas.

"— Porque não importa pra mim, Park. Se você gostar de mim — ela disse —, eu juro por Deus, nada mais importa."

O grande problema de tudo é o padrasto que inferniza a vida dela, bate na mãe, bota medo em todo mundo e torna tudo mais difícil. Esse cara faz umas coisas tão absurdas que... nossa! Tive ódio dele o livro inteiro.

"Eleanor jamais pensara em se suicidar — jamais —, mas pensava muito em parar. Correr até que não pudesse correr mais. Pular de altura tamanha que jamais alcançasse o chão."


A Eleanor é uma personagem incrível. Ela é forte mesmo com todas as coisas que já passou e passa durante a história e o Park é encantador e super respeitoso com a menina.
O que mais gostei do livro é que temos o ponto de vista dos dois protagonistas e a escrita da Rainbow é super gostosa. O que menos gostei é que o romance é bem água com açúcar, sabe? Tudo muito melosinho e dá para tirar mil frases fofas durante o livro inteiro.

Sobre a diagramação do livro eu não tenho como falar, pois li em ebook, mas parece ser bem fofinha.
E esse final, gente? Rainbow destruiu meu coração, simplesmente. Eu estou inconformada até hoje, não sei se vou superar um dia. Tenho até receio de ler outros livros dela, mas no fundo eu sei que vale a pena, pois ela é uma autora incrível.

NOTA: 4



PS: Tem muitas ilustrações fofinhaaaaaas <3



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa