Autor da Semana: Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe é um escritor nascido em 19 de Janeiro de 1809 na cidade de Boston, estado de Massachusetts, EUA.

Quando nasceu seu nome era apenas Edgar Poe, seu pai abandonou a família quando Edgar era uma criança e sua mãe morreu pouco após. O irmão mais velho, chamado Henry, foi levado para a casa de parentes no interior do país e a irmã recém nascida, Rosalie, foi levada formalmente para adoção. Edgar foi adotado por um casal, embora não tenha sido formal. Este casal, John e Francis Allan, deu seu nome para Edgard, tornando-o então Edgar Allan Poe.

Os pais adotivos de Edgar tinham uma ótima condição financeira, então ele foi muito bem educado e, já adolescente, foi admitido na Universidade de Virgínia, mas após um ano foi expulso, por ser um aventureiro e um boêmio lê-se: S-A-F-A-D-O.



O relacionamento de Edgar com seu pai sempre foi muito conturbado, e não ficou melhor depois da sua expulsão. Ele então se alistou as forças armadas em 1827, nesta mesma época, publicou seu primeiro livro: Tamerlane and other poems. Em 1829, quando sua mãe adotiva morreu, Edgar publicou seu segundo livro Al Aaraf. Por volta de 1835, Edgar escrevia ficção e neste ano se tornou editor do jornal Southern Literary Messenger onde trabalgou até 1837, neste meio tempo se casou com sua prima Virginia Clemm.

Em 1838 publicou e livro The narrative of Arthur Gordon Pym e em 1839 tornou-se assistente da Burton's Gentleman's Magazine. No mesmo ano publicou Tales of the Grotesque and Arabesque traduzido como Histórias Extraordinárias. Durante esse período, sua esposa começou a sofrer de tuberculose, levando ao vício alcoólico. Assim Edgar largou seu emprego e foi para Nova Iorque, onde trabalhou brevemente no Evening Mirror e logo após se tornou o editor mais renomado do Broadway Journal. Em 1845 foi publicado o conto mais famoso de Edgar, O corvo.

Em 1846 o jornal faliu e Edgar se mudou com Virginia para Bronx, para uma casa hoje conhecida como Poe Cottage. No ano seguinte sua esposa faleceu. Alguns biógrafos e críticos costumam dizer que o tema "morte de mulheres bonitas" aparecem muitos nas obras de Edgar devido a perda das mulheres de sua vida.

Com um vício cada vez pior devido a morte da mulher, Edgar retorna para Richmond, sua cidade de infância. E passa a cortejar um antigo amor, que também estava viúva. Em 1849 ele foi achado nas ruas com roupas que não era suas e em estado de delírio trêmulo, onde tinha sérias alucinações. Quatro dias depois ele morreu. Suas últimas palavras foram: "Lord, please, help my poor soul", que significa Senhor, por favor, ajude minha pobre alma. Há muitas discussões em torno da morte de Edgar, alguns dizem que foi causada por Overdose, outros dizem que foi Diabetes, Sífilis e etc.

Edgar publicava contos e livros de horror gótico, suspenses policiais e afins, mas é mais conhecido pelo Horror. Na maior parte das vezes se concentrando no horror da alma humana. Inspirou diversas pessoas, como Sir Arthur Connan Doyle, criador de Shakespeare. Há uma série de televisão que faz referência a diversas obras de Poe, chamada The Following.

Os que sonham de dia são conscientes de muitas coisas que escapam aos que sonham apenas à noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa