14 de out. de 2015

Resenha: A Eva Mecânica

Título: A Eva Mecânica e Outras Histórias de Ginoides
Autor: Daniel I. Dutra
Editora: Literata
Páginas: 202
Ano: 2015


Livro recebido em parceria com a Editora Literata.









E se o homem viesse a substituir a mulher por meio da tecnologia?



Em A Eva Mecânica encontramos 8 contos narrados por homens cujas vidas foram marcadas por algumas ginoides.
Ginoides são robôs que imitam tanto a aparência quanto o comportamento feminino.
Nesse mundo as mulheres são substituídas por ginoides programadas para atender as necessidades do homem como  fantasias sexuais, cozinhar, cuidar da casa e etc. Mas que problemas isso traria para a população? Como as verdadeiras mulheres reagiriam?

"Quando um homem está apaixonado a única realidade que existe é aquela que ele cria em sua mente. Tornamo-nos escravos de nossos sentimentos, e não mais somos capazes de pensar claramente. A paixão entorpece, e no final arruína a vida de sua vítima." Pág. 19


A Eva Mecânica
No primeiro conto do livro temos um homem solitário que sonhava em ter sua genoide.
Após mulheres protestarem contra elas, o uso de genoides foi restringido e qualquer vínculo afetivo passou a ser crime. Mas como bem sabemos, para tudo tem um jeito e ele vai atrás de conseguir o que quer e acaba se arriscando e se apaixonando pela sua Eva.


A Substituta
Aqui temos um homem casado e insatisfeito. Apesar de ser um bom marido, sua esposa Letícia parece não se esforçar para salvar o casamento. Em uma noite ele decide chamá-la para conversar, porém as coisas saem do seu controle e isso muda completamente a sua vida.


Ela, a ginoide
Um dos meus contos preferidos (se não O preferido).
Aqui conhecemos a Suzana, ginoide babá programada para cuidar e proteger a criança.
Quando percebe que sua criança está correndo perigo Suzana faz de tudo para protegê-la, mas um acidente acontece com a programação da babá e suas atitudes comprometerá o futuro de muita gente.

"A ginoide compreendeu o tormento da humanidade: a sombria constatação que, sem uma razão para existir, a própria existência perdia o sentido.[...]" Pág. 65


Como são contos, é um tanto difícil resumir algo que já é pequeno, por isso falei apenas dos 3 primeiros contos. Espero que leiam e descubram sozinhos sobre os outros.

O livro me surpreendeu em muitos aspectos. Primeiramente, não sou fã de livros de contos por achar que não vai suprir minhas necessidades e que sempre vai faltar algo por ser uma história curta. Geralmente é o que acontece mesmo, mas não com A Eva Mecânica.
Em nenhum momento eu achei repetitivo, apesar de ser todos com o mesmo tema. O autor é criativo e sabe surpreender.

NOTA: 5

3 comentários:

  1. Nossa! Adoreeei, você tem o mesmo pensamento que eu! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oiii Tatty, eu acho bem difícil resenhar contos, e você conseguiu não só resenha-los como me deixar bastante curiosa em ler esse livro. Por ser algo mais futurista não tinha lido ainda, mas coloquei na lista dos que vou querer dar uma oportunidade em breve. Beijos.

    Giu

    www.clubedolivro15.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!