Resenha: Sombra e Ossos

Título: Sombra e Ossos - Trilogia Grisha #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 288
Ano: 2013













"Uma coisa se destacou para mim: a palavra que os filósofos usavam para descrever as pessoas nascidas sem dons Grishas era otkazat'sya, "o abandonado". Essa era outra palavra para órfão."Pág. 126


Sombra e Ossos é narrado por Alina Starkov: uma órfã esquelética apaixonada por seu amigo de infância, Maly.
Quando são mandados para a Dobra das Sombras (uma faixa negra chamada Não Mar que divide Ravka) numa péssima tentativa de atravessá-la são violentamente atacados por volcras (monstros que vivem na escuridão da Dobra das Sombras). Quando um dos volcras tenta atacá-los e os dois estão prestes a morrer, uma luz surge de onde eles estão e Alina, sem entender nada, desmaia em seguida.

"[...] Naquele dia na Dobra das Sombras, Maly tinha salvado a minha vida e eu a dele. Talvez aquele momento estivesse destinado a ser o nosso fim." Pág. 151

Assim que acorda, Alina e seus colegas são solicitados pelo Darkling (simplesmente o Grisha mais poderoso) para relatarem o que havia acontecido na Dobra. É quando Alina descobre que a luz que tinha os salvado dos volcras saíra dela. Ou seja, ela era uma Grisha.

"Ela me envolveu, resplandecendo com calor, mais poderosa e mais pura do que nunca, porque ela era toda minha, Eu queria rir, cantar, gritar. Finalmente havia algo que pertencia total e completamente a mim." Pag. 152

Após a descoberta, Alina é levada para Os Alta para treinar e desenvolver seus poderes. Ela era a Conjugadora do Sol e a única capaz de destruir A Dobra junto com o Darkling.

"[...] O que é infinito? O universo e a ambição do homem." Pág. 145

E falando em Darkling... Quem resistiria a um cara super misterioso e encantador que te protege o tempo todo? Pois é! Nem Alina e nem todas as outras Grishas. E justamente por ser a protegida do Darkling, a menina terá que lidar com um ambiente repleto de mentiras, falsidades e principalmente o ódio de Zoya. Sorte a dela de ter uma amiga como Genya.

"[...] Eu tinha sido solitária a vida inteira, mas nunca tinha estado realmente sozinha, e isso não era tão assustador quanto eu imaginava." Pág. 205


Você deve estar pensando: "Mais uma distopia igual". Mas eu te garanto que não é apenas isto.
Uma das coisas mais interessantes é que a parte do romance é secundária, então a aventura não deixa a desejar em nada. Outro ponto legal é o mapa no começo do livro que, mesmo que você entenda sem precisar ficar olhando, eu gostava de olhar simplesmente pelo fato de que parecia que eu realmente conhecia aquele lugar. É incrível!
Ah, e não posso deixar de dizer que o Darkling é definitivamente o melhor personagem do livro. <3
Mal posso esperar por Sol e Tormenta! 


NOTA: 5

"– Maly – sussurrei no escuro.
– Quê?
– Obrigada por me encontrar.

Eu não sabia ao certo se estava sonhando, mas em algum lugar no escuro pensei tê-lo ouvido sussurrar: Sempre." Pág: 215

2 comentários:

  1. Não sabia que esse livro era uma distopia! Sempre quis ler porque todo mundo fala bem, agora me interessei mais ainda! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, mas é muito bom e você consegue ler rapidinho pq te prende. vale a pena!
      Beijoo

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa