Autor da Semana: Malba Tahan


Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan (seu pseudônimo), nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro - RJ. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia, mas praticamente nunca exerceu essa profissão. Sua paixão era a matemática e os livros.
Lecionou no Colégio Pedro II, onde criou uma nova metodologia para tornar a matéria mais interessante e de fácil aprendizado.
Sua fama, entretanto, não foi por nenhuma das proezas acima, e sim pela curiosidade que tinha pela língua e cultura árabe. Seu verdadeiro nome, tão pouco conhecido, também não foi responsável pelo seu sucesso; não é a toa que todos o conhecem por Malba Tahan.


Apesar da paixão pelo Oriente Médio, nunca o visitou; seu pseudônimo completo é Ali Iezid Izz-Eduim Ibn Salim Hank Malba Tahan. É melhor ficar só no Malba Tahan...
Esse pseudônimo foi criado porque Júlio César acreditava que um escritor brasileiro não chamaria atenção escrevendo contos árabes. O autor tem mais de 55 obras, entre elas O Homem que Calculava (resenha aqui), Maktu e Lendas do Oásis.
Malba Tahan faleceu no dia 18 de junho de 1974, aos 79 anos, devido a um ataque cardíaco.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa