Resenha: Um homem de sorte

Titulo: Um Homem de Sorte
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 349
Ano: 2011















Sinopse: “Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fm de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.



Quando comecei a ler Um Homem de Sorte, fui sem expectativa pois já vi várias pessoas criticando a forma de escrita do Nicholas, bem como os enredos dramáticos de suas histórias, geralmente relacionados a algum tipo de doença. 
Esse livro foi meu primeiro contato com Nicholas pois, nunca tinha lido nada dele até então, e não é que a história foi melhor do que eu esperava!!! 

Pois bem, o livro narra a história de Logan Thibaut um ex fuzileiro que encontrou no deserto do Kwait uma foto de uma mulher misteriosa e que desde que resolveu guarda- lá vem protegendo – o de tudo até então. 


“No fim de uma de suas corridas, quando já avistava as tendas, começou a diminuir o ritmo. Nessa hora, o sol já começava a nascer no horizonte, espalhando seus raios dourados pela paisagem Arida. Recuperava o fôlego com as mãos na cintura, quando viu o brilho pálido de uma fotografia, meio enterrada na areia. Parou para pega-la e percebeu que a plastificarão era barata, mas bem feita, provavelmente para protegê-la das intempéries. Tirou o pó para ver a imagem com mais nitidez e foi então que a viu pela primeira vez.” 


Acreditando ter uma dívida com essa mulher, Logan promete que se sair vivo da sua missão irá atrás da mesma para agradecer por sua vida. Sendo assim, travessa milhares de quilômetros a pé até a Carolina do Norte em busca do seu “amuleto da sorte”, sendo seu único companheiro o pastor alemão Zeus, fiel e amigo. 

Porém, seu primeiro encontro na sua cidade destino é com ninguém menos que Keth Clayton, um policial mal caráter, metido a espertalhão e ex marido de Beth que é a mulher que Logan está procurando. 

Após sua chegada, Logan sai em busca de um emprego na nova cidade e é quando por destino, se vê em frente a um canil que está abrindo vagas e é nesse local que ele encontra com Beth pela primeira vez. 


Não era pelo fato de ele estar olhando para ela, mas sim pelo modo como olhava para ela. Por mais louco que pudesse parecer, ele a olhava como se a tivesse reconhecido. Mas ela tinha certeza de que nunca o tinha visto antes. Ela se lembraria dele. 


Elizabeth Green era uma mulher com quase trinta anos de idade e ainda linda. Tem um filho de 10 anos, com Clayton, porém o relacionamento dos dois não durou muito tempo. Tem com Clayton a guarda compartilhada do filho, mas não gosta do jeito com que o pai o trata. Não teve relacionamentos duradouros desde o termino com seu ex marido pois, ou os homens tratavam seu filho mal ou desistiam do relacionamento sem nenhuma justificativa. 

Portanto, quando um estranho entra em seu canil pedindo emprego, vê- se incomodada, com sua presença e com a possibilidade de tê-lo por perto. Quer se livrar dele o mais rápido possível, mas sua avó gosta do rapaz e decido contratá-lo. Desesperada, tenta evitá-lo o máximo possível, mas com o tempo acaba encontrando neste homem qualidades que não podem ficar despercebidas. 


“Era diferente de qualquer outro homem que havia encontrado” Não tinha a menor ideia do que ele queria com ela. Sabia que a achava atraente, e parecia gostar de sua companhia. Mas, além disso, não sabia quais eram as suas intenções, já que parecia gostar igualmente da companhia de Ben.” 


Logan é carinhoso com Ben, atencioso com Nana e compreensivo com Elizabeth. Ela, por sua vez, resiste um pouco, porém acaba se apaixonando por ele, mesmo com medo acaba se dando uma chance de conhecer Logan. Mas o que ela não sabe é que ele guarda um segredo que pode abalar essa relação…





No geral achei esse livro ok... Sparks construiu bem seus personagens. Apaixonei-me por Thibault sem dúvidas foi me personagem favorito, senti raiva e nojo de Keith Clayton um protagonista repugnante, entendi Beth, senti muita pena de Ben e me diverti com Nana avó de Beth. 
Fiquei impressionada com a fluidez do autor, com a facilidade com que nos envolvemos com a história e com a história em si.
Os capítulos são curtos e a forma como o livro foi dividido me agradou bastante. A cada capítulo acompanhamos os fatos do ponto de vista de personagens diferentes.
A capa eu não gostei, nem da original e nem a do filme e entre as duas fico com a do filme, mesmo tendo o Zack Efron =(. 

As letras são em excelente tamanho e a diagramação da Novo Conceito é simples mas extremamente funcional para míope / mim.

O único ponto negativo, porem importante foi que no final da história o autor correu muito com os acontecimentos e ficou parecendo que ele tinha um prazo x para entregar o livro fazendo com que, o final não tivesse uma qualidade tão boa quanto ao resto da história.

Enfim, a leitura valeu muito a pena, desfiz um preconceito literário e superei o medo de ler livros do Nicholas...


Até a próxima resenha

Beijúh da Rêh



Nota 4

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Acabei de conhecer o seu blog através de um blog amigo.
    Parabéns, ele é ótimo e estou seguindo. Me segue também?
    Desejo que você tenha um ano abençoado
    com muita paz, saúde e sucesso!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii!!!
    Que bom que gostou e está seguindo, com certeza irei seguir o seu adorei seu blog...
    Um ano incrível para você também, muita saúde paz e sucesso no blog....
    Beijúh!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa