Victor-Marie Hugo, autor de Os miseráveis e O Corcunda de Notre Dame, entre outros, era filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet. Nasceu em Besançon em 26 de fevereiro de 1802, mas passou a infância em Paris.
Foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos de grande importância política em seu país.
Aos 20 anos publicou uma reunião de poemas, Odes e Poesias Diversas, mas foi o prefácio de sua peça teatral Cromwell que o projetou como líder do movimento romântico na França.
Victor Hugo casou-se com Adèle Foucher, sua amiga de infância. Mas durante a vida teve diversas amantes, sendo a mais famosa Juliette Drouet, atriz sem talento, a quem ele escreveu numerosos poemas.
O período entre 1829 e 1843 foi o mais produtivo da carreira do escritor. Seu grande romance histórico, Notre Dame de Paris - mundialmente conhecido como O Corcunda de Notre Dame - publicado em 1831, o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa no ano de 1841.
Victor Hugo começou a planejar um grande romance sobre miséria e injustiça social no começo da década de 30, mas a obra só seria publicada em 1862. O escritor estava consciente da qualidade do livro. A editora belga Lacroix and Verboeckhoven realizou uma campanha de publicidade incomum para a época, emitindo notas à imprensa sobre o trabalho até seis meses antes do lançamento. Estoques inteiros do livro foram vendidos em dias, e a obra teve grande impacto sobre a sociedade francesa. Apesar de a crítica francesa ter sido, em regral, hostil ao romance, Os Miseráveis mostrou-se popular junto às massas, e logo os temas abordados estavam em destaque na Assembleia Nacional da França. Hoje a novela permanece como sua obra mais popular, tendo sido adaptada para o cinema, a televisão, o teatro e para musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!