Resenha: Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado

Título: Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado
Autora: Beth Fantaskey
Editora: Sextante
Ano: 2010
Páginas: 295



Livro recebido em parceria com a Editora Sextante.

Jessica Packwood levava uma vida tranquila no interior da Pensilvânia e esperava ansiosamente pelo início do último ano escolar. Seus planos eram se formar e conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade, ganhar a olimpíada de matemática e namorar seu colega Jake Zinn.
Mas aí um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e lhe foi prometida em casamento para selar a união entre os clãs mais poderosos dos vampiros. E de repente Jéssica percebe que sua vida está prestes a virar de pernas para o ar.
Para completar, Lucius fica hospedado na casa dela e faz de tudo para conquistá-la e atrapalhar seu flerte com Jake. Com a desculpa de que está fazendo intercâmbio, ele gruda em Jessica na escola e humilha todos os outros alunos da aula de literatura. O romeno esnobe e perfeitinho tira a garota do sério, mas logo começa a se encantar pelo estilo de vida local e a rever seus conceitos.
Jessica, por sua vez, vivencia uma importante autodescoberta e sofre uma transformação física e psicológica, fazendo as pazes com o seu passado e chegando a uma encruzilhada: ela deve ignorar o pacto de casamento e tocar sua vida simples ao lado da família e do namoradinho do colégio ou se abrir para uma experiência surreal e se unir a Lucius por toda a eternidade?

Antanasia Dragomir nasceu na Romênia e, ainda bebê, foi levada para os Estados Unidos, onde recebeu o nome de Jessica Packwood. Ela foi criada pelos pais adotivos numa fazenda e, prestes a completar 18 anos, não vê a hora de começar seu último ano de escola. Jessica acha que tem chances de ficar com Jake, um cara sarado de lindos olhos azuis, mas está insegura. Sua autoestima está lá embaixo depois que ganhou uns quilinhos nas férias, por isso vive se escondendo em camisetas folgadas, jeans surrados e tênis velhos. A nerd apaixonada por matemática sofre bullying da popular líder de torcida e de um gorducho insuportável que a chama de "Pacotão". Já a sua melhor amiga, Mindy, só pensa em garotos e lê todas as dicas de sexo das revistas femininas.
Lucius Vladescu também nasceu na Romênia, mas foi criado por lá mesmo, em castelos imponentes e sombrios, por um poderoso clã de vampiros. Sua infância não foi nada fácil e muitas vezes apanhou do tio, que pretendia fazer dele um governante. Lucius recebeu uma educação de alto nível, aprendeu boas maneiras e se tornou um exímio atleta de polo. Aos 18 anos, no auge da fama de conquistador implacável, Lucius recebe a missão de ir aos Estados Unidos buscar sua noiva prometida para se casarem e estabelecerem a paz entre seus clãs.
Quando dois mundos tão diferentes se encontram, conflitos são inevitáveis. Jessica, uma garota pé no chão que só dá ouvidos ao que é racional, não engole a história de que eles são príncipes vampiros destinados a se casarem pelo bem de sua espécie. Ela só quer que o europeu metido a besta a deixe em paz para curtir sua adolescência. Mas Lucius adora um desafio e não vai desistir até conquistá-la.




Imagine sua vida normal do jeito que é, tranquila, sua rotina, seus amigos, sua escola, seu sonho de ir para a faculdade...
Agora imagine que tudo isso vai para o espaço em um único dia por conta de um maluco que acha que é vampiro e acha que você também é e despeja essa informação em você sem a menor cerimônia.

- Estou cansado da sua ignorância. Como seus pais se recusam a informá-la, eu mesmo darei a notícia. - Ele apontou para o próprio peito e anunciou, como se falasse para uma criança: - Eu sou um vampiro. - E apontou para o meu peito. - Você é uma vampira. E vamos nos casar assim que você alcançar a maioridade. Isso foi decretado desde o nosso nascimento.Não cheguei a processar a parte do "vamos nos casar", muito menos o lance sobre "decretado". Eu já tinha me perdido na parte do "vampiro".Pirado. Lucius Vladescu é completamente pirado. E estou sozinha com ele num estábulo.Por isso fiz o que qualquer pessoa sensata faria. Cravei o forcado no pé dele e corri feito louca para casa, ignorando seu grito de dor.

Assim é Lucius Vladescu. Direto. Impaciente. Charmoso. Maluco. Mandão. Etc. E está pronto para conquistar Jessica/Antanasia custe o que custar. Mesmo que para isso tenha de suportar uma escola chata com seus alunos medíocres.

- Vamos dar as boas-vindas ao nosso novo aluno de intercâmbio, Lucius... - Franzindo a testa, ela olhou de novo para o gráfico. - Vla-des-cu. Falei certo?A maioria dos alunos teria apenas murmurado "É, tudo bem". Quem se importaria tanto com um sobrenome?Meu perseguidor, é claro.- Não - retrucou ele. - Não está certo.[...] Ele pegou um marcador no suporte ao lado do quadro branco, tirou a tampa com autoridade e escreveu a palavra Vladescu numa letra floreada.- Meu nome é Lucius Vladescu - anunciou, apontando a palavra. - Vla-DES-cu. Ênfase na sílaba do meio, por favor.

Jessica, por outro lado, não quer nada com Lucius, nada com esse negócio de ser vampira, princesa vampira... Quer apenas sair com um cara legal, o Jake.
"Legal", no entanto, é uma palavra superestimada no vocabulário de Lucius, que se diz ser e prefere fazer coisas muito mais do que "legais". Além do mais, o "Atarracado", como Lucius se refere a Jake, está atrapalhando a corte dele com Antanasia/Jessica.

Apesar de ser um livro sobre vampiros, Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado é um livro diferente dos demais livros vampirescos, principalmente pelo humor em sua história. E bastante sarcasmo. Além do que, os vampiros são diferentes dos que a gente já conhece; claro que há os vampiros muito ruins, como tio Vasile, a quem Lucius escreve constantemente e de quem apanhou bastante na infância.
Para contrariar ainda mais nosso diferentão, os pais adotivos de Jessica são veganos, empurrando lentilhas no garoto quando o que ele queria era um pedaço (ou um boi inteiro) sangrento de carne.

CARO TIO VASILE,Talvez a lentilha seja o alimento mais versátil e indestrutível do mundo.É possível comer lentilha sem adornos, casá-la com seu primo em primeiro grau, o rude "bulgur", ou tentar afogá-la em vinagre para uma "salada vegana". Mas, infelizmente, a lentilha sempre sobreviverá. De fato, no lar dos Packwood, a pequena e tenaz leguminosa ressucitará á força, sempre livre de qualquer coisa que se assemelhe a sabor, e insinuará seu eu indomável, lenticular, em mais um prato da refeição, esperando ser consumida. De novo e de novo e de novo.

E apesar de toda essa arrogância, Lucius ganha nosso coração e nos faz torcer para que ele encontre a paz, vença o "Atarracado" - e as lentilhas -, fique com Jessica e seja feliz.
Será que esse vampiro apaixonado vai conseguir?
Com certeza vale a pena conferir esse desfecho!


NOTA 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa