Resenha: Inverso

Título: Inverso
Autora: Karen Alvares
Editora: Draco
Paginas: 136
Ano: 2015



E book recebido em parceria com a Editora Draco.







Sinopse: Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.
Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.
Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.
Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.


SÉRIE "INVERSO"
1. Inverso 
2. Reverso

Em Inverso conhecemos a história de Megan. Adolescente e já tão sofrida, carrega junto de seu pai e sua irmã mais nova o fardo da morte da mãe, vítima de um câncer. Seu pai numa de um novo recomeço com a família, propõe que as filhas se mudem para um novo apartamento, Megan não quer se mudar, pois sabe que em nenhum lugar será feliz como antes, mas como não quer ver seu pai triste ,acaba aceitando.

Megan não queria realmente se mudar, mas também não queria magoar seu pai.

Megan tem um único amigo chamado Daniel, um garoto de sua sala que mantém com ela uma amizade forte e sincera, são amigos há anos e ele é uma pessoa que ela sabe que pode contar. Sabendo que Megan vai se mudar, Daniel se oferece para ajudá-la a encaixotar as coisas de sua casa, mas a garota acaba por não aceitar a ajuda, pois acredita que isso deve ser um trabalho feito em família. Renato conversa com Megan e decidem que o primeiro lugar a ser encaixotado deverá ser o quarto de sua mãe, no horário em que Mina estiver na escola, para que ela não sofra.

Toma - Chocolate é bom contra dementadores...

Após revirar algumas gavetas, Megan encontra um diário pertencente a sua mãe, O mesmo contém uma página onde Marina pede que ninguém leia o diário. Tentando respeitar o pedido de sua mãe Megan decide não ler o diário, mas fica com aquilo na cabeça. Porém Megan deixa esse mistério de lado quando percebe que ao olhar seu reflexo no espelho a garota que aparece no reflexo é ela, mas totalmente diferente da que está. Ela não consegue ver a Megan de cabelos pretos, com mechas roxas, o rosto sem maquiagem… Ela vê uma nova Megan. Uma Megan magra de cabelos claros como o da mãe, maquiada e linda. Uma Megan que ela não conhece. Seria uma alucinação? 

[...] Megan fechou os olhos pelo que pareceram apenas cinco minutos. Quando os abriu de novo, o reflexo no espelho tinha cabelos longos e loiros. Não era a imagem de Megan que a olhava de volta no espelho. Era a imagem de quem ela deveria ser [...]

Megan cada vez mais assustada chega mais perto do espelho e é aí que tudo acontece. Megan é puxada para dentro do espelho e se vê dentro de um universo paralelo. Ela está no seu quarto, mas ele não parece o seu, no seu quarto há pôsteres de bandas, é mais escuro e o anterior é todo pintado com cores claras e flores. Seu reflexo no espelho é a Megan magra, e na porta do seu quarto uma mulher a chama de Megami, e essa mulher é a sua mãe.

Não havia mais seus pôsteres de bandas e de filmes nas paredes do seu lado do quarto. O sol forte que entrava pela janela iluminava as paredes rosa bebê, decoradas com florzinhas e quadros de corações. Era uma versão açucarada e enjoativa do seu quarto aos seis anos de idade.



Tem muito mais coelho nesse mato, só que como o livro é curtinho resolvi não entregar muito sobre ele para que vocês tenham a mesma surpresa que eu tive quanto terminei a leitura.

Sobre o livro, começarei pela capa: pois é, gente, eu não gostei. Achei muito amadora e esse zoom no rosto da personagem mostrando-a triste, encostada no espelho definitivamente não tem nada a ver com a história. A capa deveria, na minha opinião, é claro, transmitir o lado sobrenatural do livro. 
O título sim, esse chama a atenção e aumenta a nossa curiosidade.

Recebi esse livro em parceria com a Editora Dracco em forma de Ebook. O que posso dizer então é que a revisão está ótima, não achei erros e nem discordância textual.

Sobre a narrativa: ela é em terceira pessoa. Sinceramente não entendi o porquê, já que em terceira pessoa esperamos uma visão mais ampla, com detalhes e com mais personagens, porém Inverso e totalmente sobre Megan e o que está acontecendo com ela, então seria melhor uma narrativa em primeira pessoa, até para que os leitores se sintam mais conectados com a personagem.

Um ponto que eu achei interessante e diferente no livro foi a forma que acontece a interação entre as Megan’s, o controle de ambas sobre a outra realidade é representado através da água. Comassim, tia? Vou explicar. Quando alguém está no controle é descrito como “estar na superfície” e quando não está é descrito como “estar submerso em um canto” e para estar na superfície é preciso nadar muito e travar uma luta aquática uma com a outra. Eu particularmente gostei do método, pois assim dá para se ter uma noção da dificuldade que é alguém se manter no controle com outra pessoa tentando o tirar dali a todo custo.

O ponto negativo é que em alguns momento, na parte final para ser especifica, a autora perde o ritmo da história e algo que não tinha solução antes, agora é de fácil resolução, porém acho que as lacunas ainda abertas serão fechadas com o próximo volume da trama que se chamará Reverso.

Inverso é um YA e o diferencial dele é conter suspense, fantasia, assuntos reais e sobrenaturais. Não é o tipo de livro que vai mudar sua vida, mas apresenta uma trama real, brasileira e repleta de lições de vida. Uma delas que notei e achei incrível é o fato de a autora mostrar que as vezes podemos querer a vida do outro por que achamos que ela é melhor que a nossa, e com isso paramos de perceber o quanto a nossa vida é perfeita do jeito que ela é.

O livro é legal, foi uma boa leitura que fiz e acho muito bom quando um livro vem com uma história que te ensina algo, se você quiser aprender.


Até a próxima resenha 
Beijúh da Rêh


NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa