Sobre parcerias com editoras


Ei, você! Você que tem um blog literário, vem cá. Vamos discutir um assunto legal. Vamos falar sobre as parcerias com as editoras.


Todo mundo que tem um blog literário sonha em ter diversas editoras como parceiras, não é mesmo? Mas infelizmente isso não é possível para muitos. Sabemos que as editoras recebem centenas, até milhares de inscritos e que têm uma "grande dificuldade" (segundo elas) de escolher os "melhores". Sabemos que as vagas são limitadas. Sabemos que existem realmente muitos blogs bons concorrendo. Mas aí eu pergunto: por que muitos e muitos desses blogs maravilhosos que eu vejo ficam de fora das parcerias?
Sabemos que as editoras têm seus critérios de seleção e, apesar de a maioria não revelar quais são eles, sabemos o que a maioria (a maioria, NÃO TODAS) observa na hora de escolher os parceiros.
Idade do blog, seguidores, organização, número de seguidores, qualidade, quanto mais seguidores melhor.
E aí você pensa: esse ano vai! Meu blog é BOM, meu material é bom, minhas postagens são boas.
Quando chega o resultado: a decepção. Os mesmos blogs com número se seguidores lá em cima, mas a qualidade lá em baixo. NÃO ESTOU GENERALIZANDO. Existem dezenas de blogs selecionados que são muito, muito bons! Mas existem, sim, aqueles com conteúdo não tão bom assim.
E aí a gente se pergunta: mas o que eu fiz de errado? A resposta é: nada. O problema está no fato de que os blogs com mais seguidores normalmente são aqueles com mais imagens/tirinhas/memes do que conteúdo. O povo brasileiro NÃO gosta de ler, isso é fato, é triste, é desmotivante. E aí eu penso: se as editoras selecionam os blogs pelo número de seguidores deve ser por isso que existem tantos lixos publicados; porque se ela valoriza a quantidade em vez da qualidade, com certeza vai publicar os livros que vão vender mais e não os "melhores", por assim dizer. Aí a gente entra em mais um debate: por que os autores brasileiros têm tanta dificuldade para publicar suas obras por editoras grandes e famosas? Esse a gente discute outro dia. Vamos voltar ao foco deste.
Às vezes eu entro em blogs que parecem que me expulsam de lá. Por quê? Vamos lá! Layout carregado, o blog fica muito poluído e dificulta a leitura; desorganização, você não consegue achar as coisas ou não vê lógica ou nexo nas publicações (detalhe: este é um problema que ME afeta porque sou perfeccionista, nem todo mundo se incomoda com isso); erros ortográficos. Este último acho que é o pior de todos. Eu não escrevo perfeitamente, erro às vezes, mas procuro sempre conhecer as palavras e as regras. Afinal, nós escrevemos sobre livros, temos a obrigação de escrever corretamente. Graças a Deus nós somos 5 e sempre nos atentamos aos erros umas das outras.
Mas  aí você olha a quantidade de seguidores do blog e se espanta! E vê a quantidade de editoras parceiras.
Então a gente pensa: será que elas têm mesmo algum critério de seleção além do número de seguidores?
A parceria serve para quê? Lado da editora: divulgar seus livros e lançamentos. Lado dos blogueiros: receber materiais que facilitam e ajudam no nosso trabalho. É uma simbiose, uma relação de ajuda mútua. É óbvio que para que os livros das editoras tenham mais visibilidade entre as pessoas, os blogs parceiros tenham muitos acessos e tal. Mas de que adianta uma propaganda bem disseminada, mas de qualidade ruim?
Poxa, a gente se esforça tanto para ter um blog organizado, de qualidade, que seja agradável de visitar, gostoso de ler, para que as editoras nos mandem o seguinte: não foi dessa vez que seu blog foi selecionado, mas não desanime, ano que vem tem mais. [Escolhermos os mesmos da próxima vez].
Ainda bem que não ficamos desanimadas com esses resultados. Sabe por quê? Porque nós fazemos o que fazemos, nós fazemos o blog, lemos livros, resenhamos, procuramos notícias, assistimos filmes, séries, criamos conteúdos para nossos leitores por AMOR. Por amar o que fazemos, por amar esse universo, amar o cheiro de livros novos, amar não ter lugar para guardá-los e mesmo assim continuar comprando. E vamos continuar fazendo o que fazemos com ou sem editoras. Porque nós só precisamos de livros, disposição e criatividade. E isso a gente tem de sobra!

Gostaria de agradecer a nossas editoras parceiras que acolheram o CuraLeitura quando ele era um recém-nascido, que confiaram no nosso trabalho, na nossa capacidade mesmo não tendo nem 500 curtidas no facebook.
Arqueiro, Sextante, Saída de Emergencia, Arwen, Deuses, Draco.
Que venham muitos anos de parceria e, se não vier, obrigada pela oportunidade.
Vocês merecem NOTA 5!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa