Resenha: Uma Chama entre as Cinzas


Título: Uma Chama entre as Cinzas
Autora: Sabaa Tahir
Editora: Verus
Ano: 2015
Páginas: 429












Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre.No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso.Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometeram resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império.Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia - e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada - e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.
Uma Chama entre as Cinzas conta a história de um império brutal, cruel, amedrontador. Neste império não há voz e nem vez, principalmente para os povos subjugados, como os Eruditos. Laia é uma erudita e, apesar da pobreza, tem uma vida tranquila e feliz com seus avós e seu irmão, Darin. Laia é livre. Mas tudo isso muda quando seus avós são mortos e seu irmão levado preso em uma batida.
Batidas são comuns. Quando dá na teia dos soldados marciais, eles saem para procurar supostos vagabundos e traidores e transformar alguns eruditos em escravos.
Elias é um marcial, faz parte do povo conquistador. Mas mais do que isso: Elias está prestes a se formar, a se tornar um Máscara; os Máscaras são os temíveis soldados do Império. Mas Elias pretende desertar. Já está tudo certo. Se conseguir, ótimo; se não, a morte.
Entretanto, um dia antes da formatura, um dia antes de ser tornar um Máscara, um dia antes de desertar, de alcançar a liberdade, um adivinho - um dos quatorze imortais profetas do Império - aparece e lhe faz uma proposta:

- [...] Amanhã você precisa fazer uma escolha. Entre desertar e realizar o seu dever. Entre fugir do seu destino e enfrentá-lo. Se você desertar, os adivinhos não vão impedi-lo. Você escapará. Você deixará o Império. Você viverá. Mas não encontrará consolo nisso. Seus inimigos o caçarão, sombras florescerão em seu coração, e você se tornará tudo o que mais odeia: uma pessoa má, impiedosa, cruel. Você será acorrentado à escuridão dentro de si de modo tão certeiro como se estivesse acorrentado às paredes de uma cela. Mas, se você ficar, se cumprir o seu dever, tem uma chance de romper para sempre os laços que o unem ao Império. Você poderá atingir uma grandeza inconcebível. Você terá a chance de alcançar a verdadeira liberdade, do corpo e da alma.

Relutantemente, depois de muito pensar, Elias permanece na academia, onde minutos depois da formatura quatro alunos são selecionados para participar das Eliminatórias que vão escolher o novo imperador. É o cumprimento de uma profecia muito antiga e muito esperada. Os melhores alunos da academia serão os competidores: Elias; Helene, sua melhor amiga e única estudante do sexo feminino da academia; e os gêmeos detestáveis Marcus e Zack.
Enquanto isso, Laia procura a resistência, um grupo rebelde que um dia foi liderado por seus pais, e pede ajuda para salvar seu irmão. A ajuda não vem de graça entretanto, e Laia terá que se tornar espiã dentro da academia. Espiã da comandante, a mulher mais fria e cruel do Império, a qual não deixa passar nada despercebido e é mestre em torturar espiões e traidores.
Laia suporta a todas essas coisas e faz de tudo para ajudar a Resistência e, assim, ter seu irmão de volta. Dentro da academia ela conhece Elias e eles se aproximam; se sentem atraídos um pelo outro de alguma forma que não sabem explicar e não necessariamente no sentido romântico.


Uma Chama entre as Cinzas é um livro extraordinário, diferente, às vezes chocante. A força de Laia, sua determinação e até mesmo seus medos são incríveis, assim como a lealdade de Elias e sua vontade de ser diferente de fazer seu mundo diferente.
Com certeza entrou para a lista dos melhores livros que já li. Tão bom que terminei de ler na faculdade, na aula (que meu pai não saiba disso!). E que venha o próximo volume.



NOTA 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa