Muito além de livros grátis


Tarde de domingo, deitada descansando um pouco após ler mais alguns capítulos da leitura atual. Sem sono, resolvi pesquisar "blogs literários" na internet.

Apesar do título da busca ser vago, eu ainda tinha expectativas de aparecer algum blog literário para conferir. Mas o que apareceu foram sites recomendando blogs, "n erros que os blogueiros cometem" etc. E viajando por essas postagens me deparo - mais uma vez - com O motivo pelo qual as pessoas resolvem criar um blog literário (como se só houvesse um único motivo). Nem sei porque nunca escrevi sobre isso antes.

A maioria dos blogueiros só criou um blog literário para ganhar livros de graça!

Pode isso, Arnaldo?

Realmente muitos blogueiros só visam o recebimento gratuito de livros, mas será que são mesmo a maioria?

Resolvi então falar os motivos pelos quais EU escrevo um blog literário - e acredito que as meninas também. Para isso, vou voltar um pouco (ou muito!) no tempo.

Quando eu era criança, era completamente diferente das meninas da minha idade. Enquanto elas brincavam de boneca, o meu "lance" eram livros, lápis, papel etc. Com uns quatro anos, ganhei da minha mãe uma boneca, loira, com um vestido azul, se não me engano, que chorava quando era sacudida. O que eu fiz? Devolvi!

- Toma, mamãe. Quero não.

Minha mãe contava que eu vivia pra cima e pra baixo com um livro debaixo do braço, o tempo todo perguntando: hein, mamãe, que letra é essa?

Com três ou quatro anos li minha primeira palavra sozinha. Eu não me recordo, mas minha mãe falou que foi ou Mateus ou Marcos, dos evangelhos da Bíblia. Entrei na escola sabendo ler e escrever. Aprendi a ler sozinha!

O que eu fiz depois disso? Ensinei minha amiga a ler. Isso mesmo! Uma criança alfabetizando outra! Modéstia à parte, ela lê e escreve muito bem. :)

Mais tarde, amava brincar de escolinha e minha sede de conhecimento era sem fim. Assim como é até hoje. A vida é muito curta para aprender tudo o que há para se aprender.

Meus presentes  favoritos sempre foram livros, cresci rodeada por eles e li praticamente todos os livros infantis da minha casa (e não são poucos). Pegava diversos livros na biblioteca da escola e os lia rapidamente. Às vezes os relia logo em seguida. Um dos meus irmãos até falava: por que você não pega logo um livro de 500 páginas?

Acho que já deu pra perceber a verdadeira paixão que tenho por livros, não é?

Vocês conhecem a história do CuraLeitura e de como a Tatty, a Reh, a Gaby, a Meiri e eu nos conhecemos? Acho que não. Pois bem, vou contar, é bem curtinha.

Todas nós fazemos parte de um grupo que se chama Buteco Só Para Meninas, o BSPM. Ele reúne garotas do Brasil inteiro e uma dessas garotas perguntou quem gostaria de participar de um grupo sobre livros no WhatsApp. Dentre as dezenas de meninas que deixaram seus números estávamos nós. E nesse grupo, falando sobre nossas paixões, eu propus: que tal fazermos um blog?

E assim, no dia 6 de janeiro de 2015, surgiu o CuraLeitura e uma amizade sólida entre cinco garotas que compartilham uma paixão: o universo literário.

Ganhar livros é bom? É ótimo! Livros são até hoje meu presente favorito. Mas, sinceramente, a quantidade irrisória de livros que recebo gratuitamente não faz diferença para mim. Parcerias são maravilhosas não só pelo reconhecimento (afinal, quem não gosta de ser reconhecido pelo seu trabalho?), mas também por nos deixar a par dos lançamentos, das novidades e pelos eventos maravilhosos que as editoras fazem.

Vocês têm ideia da quantidade de autores que eu já conversei neste pouco mais de um ano de blog? Inúmeros, entre nacionais e internacionais. E tudo isso só foi possível, SIM, graças ao blog.

Porque ser blogueiro de coração vai muito além de compartilhar uma paixão com os leitores e amigos, vai muito além de falar do universo literário... É ser o universo literário!

E é de boca cheia, com orgulho, que eu digo: eu sou blogueira! Eu tenho um blog literário!

E você, amigo blogueiro, por que tem um blog? Comente suas razões pra gente saber.

Beijos da Nath.

18 comentários:

  1. Eu tenho um blog para ajudar na divulgação de livros nacionais, para que nossos autores de romances nacionais sejam mais e mais conhecidos e apreciados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é super bacana. Quando vc entra nesse universo não tem noção do tanto de gente talentosa e bacana que existe pertinho da gente!

      Excluir
  2. Oi Nath,
    Quando eu fiz o blog, eu nem queria divulgar, rs. Achava que iria tornar meu prazer uma obrigação. Hoje eu ganho livros, mas não é minha meta, é uma consequência. Até porque, eu não ganho TODOS os livros que quero ler, isso seria meio impossível, rs.
    Mas um ótimo post!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo é da mesma forma! E quando vc se torna ganancioso tbm, querendo ganhar muito, o que era diversão acaba se tornando obrigação. Obrigação de ler livros dentro do prazo. Às vezes até perde a essência do livro em si. E aqui no CuraLeitura, ganhar é consequência tbm. Se não temos condições de ler dentro de um prazo, não pegamos.
      Obrigada e volte sempre.
      Beijos.

      Excluir
  3. Acho que está acontecendo uma explosão de blogs literários e, infelizmente, esse boom é mesmo para ganhar livros. Dentre tantos blogs, temos sim blogs maravilhosos e comprometidos com a literatura, que não pensam em ganhar livros e sim em contribuir para que a literatura nacional cresça cada vez mais e para que a leitura (seja de livros nacionais ou estrangeiros) seja uma prática mais comum no Brasil. Além de blogueira eu também sou escritora e já passei maus bocados com blogueiros e olha que estou envolvida nesse meio e garimpei um pouco os parceiros, mas ainda assim me decepcionei e entendo a revolta dos autores quando espalham por aí que os blogueiros são interesseiros. Claro que não se pode generalizar, mas hoje em dia todo mundo quer ter um blog literário e acha que é fácil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem cria um blog achando que é fácil está redondamente enganando. Eu sempre quis ter um blog, mas sabia que sozinha não daria conta. Com as meninas esse sonho se tornou possível, tanto para mim como para elas, que passavam pelo mesmo que eu. Infelizmente eu fico triste com tudo isso: com os blogueiros interesseiros que acabam desmerecendo o trabalho de quem realmente faz por amor, e com alguns autores e críticos que generalizam e esquecem que os blogs são a principal fonte de divulgação de suas obras. Mas, no fim, acho que o importante é que mais e mais pessoas descubram a leitura como forma de diversão e prazer.

      Excluir
  4. Olá!

    O Resenha surgiu da necessidade minha e de duas amigas melhorarmos nossa escrita (fazemos jornalismo) e como tinhamos como gosto em comum a leitura, foi fácil criá-lo. Pra mim, receber livros é consequência. Quando entrei na blogosfera, nem sabia que era possível. Mas amadureci e agora tenho outros propósitos com ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Quero conhecer seu blog! É bacana ver que os nossos cantinhos nos ajudam bastante também: ajuda na escrita, na leitura, na organização, distrai nossa cabeça. Eu hoje não me vejo fora desse mundo mais. Quando vc entra vc vicia nas pessoas, nos blogueiros, nos autores, nos leitores e ainda mais nos livros.. Rsrs

      Excluir
  5. Olá... tudo bem??
    Muito interessante essa postagem e a pergunta final. Meu blog tem 3 anos... e neste ano pensei em desistir dele umas 3 vezes por falta de tempo de atualizá-lo e não poder comentar com mais frequências em outros blogs, mas as visualizações continuam com a mesma contagem de sempre... e isso pra mim é importante, pela visualização eu sei que de alguma forma estou chamando mais um leitor para uma dica de leitura.

    Quando fiz esse blog eu vinha de um grupo no Facebook que eu tinha para amantes de livros... e depois de um ano que eu o tinha pensei comigo da minha necessidade em escrever sobre os livros que lia.. sobre mostrar e contar um pouco da leitura que eu fiz para outras pessoas e foi assim que o meu blog nasceu... quando eu o fiz eu não tinha ideia sobre parcerias com editoras e autores nacionais, fui pegando isso aos poucos... quando olhei para trás na ultima vez que pensei em dar uma parada no blog, pensei porque? Posso continuar com ele, mesmo com menos postagens... mas não posso parar, pois não imagino minha vida sem ele... porque sei que todos os dias eu consigo conquistar pelo menos um leitor por dia e isso já me incentiva e me deixa feliz!

    Então jamais irei desistir... parcerias com editoras são maravilhosas e um bom reconhecimento de seu trabalho... mas só... é bom receber livros claro que é... mas não me prendo somente a isso, até porque a maioria dos livros que recebo vão para as minhas resenhistas... mas além de disseminar a leitura por ai com o blog a minha maior satisfação em tê-lo, foi conhecer muitos autores nacionais e ler muitos livros de nosso país... eu amor ser blogueira... eu sou blogueira!!! Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalie Louzada19 junho, 2016 09:45
      É dessa forma que eu me sinto! Exatamente assim. E mesmo que vc tente parar vc não vai conseguir, porque a vontade de se expressar é maior que vc. Quem entra nesse universo uma vez, pode até sair, mas fica sempre querendo voltar. É meravilhoso sermos reconhecidas pelo nosso trabalho, não só com livros, mas principalmente com elogios de leitores, autores e outros blogueiros. Isso dá novo fôlego pra gente. E não desista nunca. Adoro seu blog!
      Beijos.

      Excluir
  6. Olá Nathalie!
    Seu texto é maravilhoso!
    É exatamente isso mesmo que acontece não só com ser blogueiro, mas com muitas outras profissões hoje em dia e seu blog é um dos poucos que existe pelo fato que você ama o que faz.
    Eu fiz um blog pois, além de amar ler, sou escritora e poetisa. Desde os seis anos de idade, já produzia "revistas" rs e aos treze comecei os meus diários de poesias. Sou Formada em Letras e não vejo outro caminho para a minha vida a não ser no meio delas.
    Obrigada pelo espaço que nos proporciona e pela oportunidade de nos expressarmos.

    Super Beijo.
    Juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    PS: Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Obrigada pela visita! Que bom que gostou e se identificou com meu texto!
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  7. Ah! as pessoas e o poder da generalização!
    Gente... meu blog tem quase 2 anos de ruas (pq, convenhamos, não é uma estrada mesmo!) e posso contar nos dedos a quantidade de livros gratuitos que recebi. Sempre que posso, compro o livro do autor parceiro (aproveitando promoções, claro). Sem contar os livros que me agradam pura e simplesmente. Eu criei o blog para me divulgar e, com 3 meses e vários novos amigos depois, achei que seria muito legal se eu ajudasse divulgando outros autores também. Acabou que fiz amizades pra toda uma vida! Eu penso em desistir? Cara! Todo dia!!! É um trabalho cansativo, estressante, competidor e... eu adoro! Da msma forma que eu penso em desistir, acho por que e por quem continuar! Blogar é viver! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Cada um tem suas "ruas" e o que levamos desse trabalho não são os presentes, e sim as amizades. O conhecimento. A diversão. E mesmo com todo o trabalho e cansaço, que realmente são intensos, a recompensa é gratificante: levar essa nossa paixão para outras pessoas.
      Blogar é viver! <3

      Excluir
  8. Eu tbm amo ser blogueira e para mim a melhor coisa que tirei disso foi conhecer as meninas, sempre fui meio ruim em fazer amizades e com algo em comum nossa relação ficou bem mais fácil...Parceria para mim é consequência o que eu amo é tê-las conhecido....

    ResponderExcluir
  9. Oi Nat, adorei a postagem!
    Bem o clube e o cura têm a mesma idade, fizemos nossos blogs com dias de diferença. A nossa motivação foi praticamente a sua, eu lia muito por terapia, na época tinha recebido uma bomba na minha vida e precisava ocupar minha mente.
    Então, surgiu a ideia de dividir com outras pessoas as leituras que fazíamos.
    Na época era eu, a Lisa e a Jéssica, aos poucos foi mudando o time, e hoje da formação original só sobrou eu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Me mata um pouco quando alguém diz isso, que só tem blog pra ter livros, cara, nunca pedi um livro na vida. Faço por amor mesmo, e na hora que isso começar ficar pesado vou repensar, pq eu amo ajudar os nacionais, mas to sempre levando no Lombo por causa disso, ingratidão é coisa que me irrita.
    Enfim, eu amo escrever e ler, o clube pra mim é uma espécie de ONG que tento contribuir com a literatura.
    Beijos e parabéns pelo post (se falei coisa com coisa me diz que to na base de remédios pra gripe kkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei muito bem que vc é como eu, Giuli! Vejo seu empenho e sua dedicação e sei que vc faz o Clube por amor!:D
      O Clube é um dia mais novo que o Cura, eu acho.. Kkkk E lembro que tinham outras meninas com vc, mas hj só vejo vc mesmo e as colaborautoras.
      Melhoras dessa gripe, hein?
      Beijos.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa