Lembrando que vocês podem nos contar nos comentários quais são suas adaptações favoritas.
Orgulho e Preconceito: No livro temos personagens com um caráter muito forte e o filme soube destacar isso muito bem. Muitas frases importantes são iguais. Temos poucas diferenças, e nenhuma de fato importante. A família de Elizabeth é exatamente igual, o que te dá nos nervos duas vezes, mas é muito bom. Podemos entender melhor Mr. Darcy, mas o caráter dele é exatamente igual, e as ações também.
Nick e Norah: Sim, existem algumas poucas diferenças, e uma maravilhosa: o personagem Lethario do filme, não existe no livro. Mas é uma diferença muito boa que não torna a adaptação menos perfeita. Os outros personagens são iguais, se expressam da mesma forma e tem os mesmo sentimentos.
Veja a comparação entre livro e filme aqui.
Harry Potter: Temos alguns sentimentos bem confusos quanto a essa adaptação. Tem muitos cortes, principalmente no último filme. Mas tudo o que foi mostrado, acontece como no livro e é isso que torna essa adaptação literária tão boa.
Memórias de uma gueixa: A história é incrível. Acho que é impossível sair qualquer coisa desse livro que seja ruim. O filme, claro, não conta tudo, pois o livro é grossinho, mas é lindo igual. Recomendo ambos.
Veja a comparação entre livro e filme aqui.
Se eu ficar: Eu chorei um monte com o filme, acho que ele me tocou até um pouco mais que o livro. Deram uma mudadinha no final, mas que não interfere na ótima adaptação que conseguiram realizar dessa história linda da Gayle Forman.
O diário de uma paixão: Podem falar o que for dos romances de Nicholas Sparks mas uma coisa temos que concordar: o cara sabe fazer seus leitores sofrerem. Assim é a adaptação de Um Diário de uma Paixão, não sei se foi o fato de ter assistido o filme antes do livro que me fez gostar mais da adaptação. O filme é lindo, os atores são ótimos e os personagens cativantes. São os típicos loucamente apaixonados que fazem tudo um pelo outro, mexendo com nossos sentimentos e nos fazendo torcer para que tudo dê certo no final.
O exorcista: Amante de terror como sou não poderia deixar de mencionar um clássico dos cinemas. Muita gente ainda não sabe, mas o Exorcista é também uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Willian Peter Blatty. Nesse filme o que me chamou a atenção, além da fidelidade quanto ao enredo, foi o fato de mesmo com efeitos especiais bem simples o filme conseguiu me assustar de uma forma que jamais me assustei. As cenas parecem bem reais e quando você menos espera, já esta com medo de dormir sozinho.
Os homens que não amavam as mulheres: Adaptação incrível de uma obra mais incrível ainda. O filme teve muitos comentários assim que lançou, porém logo após caiu no esquecimento, o que é uma pena, pois a série já está no 4° livro e temos apenas 1 filme lançado na versão americana que foi a melhor. Esse filme tem a heroína mais foda de todos os tempos e possui dramas pesados e difíceis, mas que deveriam ter mais visibilidade. Continuo torcendo para que decidam lançar os próximos filmes. Sou fã de carteirinha.
A Pele que habito: A historia mais louca que
li e assisti. A adaptação não é fidedigna ao livro mas ambos ficaram muito bem elaborados. Não é um filme para todos pois contem cenas extremamente fortes. Apesar de ser um filme complexo eu adorei e recomendo para quem tem estômago forte.
Oi Nathalie,
ResponderExcluirVixi, eu não gostei de 'Nárnia', nem de 'Nick e Norah' e prefiro o livro a adaptação de 'Se Eu Ficar', mas 'Orgulho e Preconceito', 'Harry Potter' e 'Diário de Uma Paixão' são exemplos de adaptações bem sucedidas sim!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Nathalia, eu adoro as adaptaçôes de Harry Potter, mas não gostei muito de As Crônicas de Nárnia, ma ainda sim queria que tivessem feito de todos os livros rs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Nathalie, eu vou citar um filme não tão novo, mas que considero uma das mais perfeitas adaptações: O nome da Rosa, a partir do livro do mesmo nome do Umberto Eco. Ainda que o filme desse mais ênfase à digamos trama policial que perpassa a atuação do personagem principal, pela impossibilidade de trazer toda a discussão filosófica presente no livro, a reconstituição da época foi perfeita. Muito bom mesmo!
ResponderExcluirEu estou com o livro pra ler. Minha mãe e minha tia adoraram. Assim que ler irei procurar o filme pra assistir, pois gosto de ler primeiro. :)
Excluir