26 de dez. de 2016

Resenha: Mentirosos

Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ano: 2014












Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Nesta incrível trama vamos conhecer a família Sinclar. Os Sinclar são uma tradicional família dos Estados Unidos onde todos são altos, loiros, ricos e ninguém fracassa, os Sinclar são simplesmente os melhores em tudo. 

''Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra. ''
A historia se passa no decorrer de vários verões na Ilha Beechwood que é da própria família e é na ilha que vamos descobrir que essa família "modelo" não passa de adultos corrompidos pela ganância por dinheiro e crianças que sofrem as consequências da ações de sua família.

"Bem-vindo, mais uma vez, à bela família Sinclair.
Acreditamos em exercícios ao ar livre. Acreditamos que o tempo cura.
Acreditamos, embora não digamos de maneira tão explícita, em remédios controlados e drinques antes do jantar.
Não discutimos nossos problemas em restaurantes. Não acreditamos em demonstrações públicas de angústia. Nosso lábio superior é rígido e é possível que as pessoas fiquem curiosas a nosso respeito porque não abrimos o nosso coração."

A história é narrada por Cadence neta primogênita e principal herdeira ela e seu grupo composto por  Johnny e Mirren e Gat (que não é um Sinclar) formam um grupo chamados Mentirosos que são unidos desde o verão dos 8 (os verões são chamados de acordo com a idade deles). Mas no verão dos 15 um grave acidente acontece com Cadence deixando - a com terríveis sequelas: dores terríveis de cabeça, enjoos, depressão, fraqueza e perda de memória.

"Meu nome é Cadence Sinclair Eastman.Aguento enxaquecas. Não aguento idiotas.Gosto de distorcer significados.Eu suporto"

Esses sintomas levam a Cadence a repetir de ano, viver a base de analgésicos e começar um projeto pessoal de doação de suas coisas (das quais acha desnecessário manter) e o pior ficar afastada da ilha por dois verões, sem a presença de seus amigos que por sinal não se comunicam com ela desde o desastre dos 15. 

Com o grande desejo de voltar a ilha para tentar descobrir o que aconteceu naquele fatídico dia, Cadence embarca rumo a Beechwood sem saber que esta prestes a desenterrar toda a sujeira de sua família.

"Prefiro mil vezes viver, arriscar e ver tudo acabar mal a permanecer na bolha em que estive nos últimos dois anos."



Acompanhei todos os blog literários morrendo de amores por esse livro e a vontade de lê-lo nunca passou. 

Agora 2 anos após o seu lançamento tive contato com a obra e o que posso dizer de imediato é: EMOCIONANTE.

Mentirosos é um livro muito bem escrito recheado de suspense e segredos que você irá descobrindo aos poucos junto com a personagem. 

O fato de a autora não dizer logo o que aconteceu com Cadence faz com que criemos várias teorias sobre o que houve e porque, mas nada do que imaginamos se quer chega perto do segredo que é surpreendente, triste e cruel.

Percebemos que algo muito sério está no ar, a partir do momento em que a leitura vai ficando intensa e o quebra cabeça começa a se encaixar. Mesmo me preparando para o fim quando tudo foi revelado, o choque que eu levei foi impactante, jamais eu pensaria que foi aquilo que aconteceu e a minha reação foi não mais do que ficar horas relembrando tudo e parabenizar a criatividade da autora.

O mais interessante do livro é que ele faz você se sentir um dos mentirosos já que a conexão com os personagens principais fica bem forte.

A capa é linda e faz sentido com a história já que traz o grupo de costa em uma foto meio borrada e metalizada. O título também faz jus ao livro.
Diagramação impecável e a fonte de um tamanho legal, em folhas amareladas. Página final em com um marcador que você pode retirar, como em todos os livros da Editora.

O livro é leve, super envolvente e uma leitura que eu curti muito e super indico.

Até a próxima resenha
Beijúh da Rêh

Nota 5

7 comentários:

  1. Oi!!!

    Já ouvi falar do livro e inclusive uma amiga já me emprestou, então tenho ele na estante...mas mesmo com TODO MUNDO me dizendo que é bom eu não consigo passar de dez páginas lidas...O que é uma porcaria :(
    Vou tentar persistir na leitura :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda
      Bom para mim o livro funcionou e eu curti muito a leitura. È realmente tudo aquilo que eu ouvira dizerem. Sugiro que leia, ele é bem curtinho.
      Beijuh

      Excluir
  2. Olá... tudo bem??
    Bom eu ao contrário de você tive as minhas ressalvas com este livro... fui com muitas expectativas e finalizei a leitura me sentindo frustrada... não achei a história ruim, pelo contrário eu esperava bem mais do que foi contado... o final arrasador que li em vários blogs não foi tão surpreendente pra mim... enfim... foi uma boa leitura... mas que bom que pra você o efeito foi bem melhor do que pra mim rs. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana
      Eu gostei do livro, achei ele adequado para os grupos de leitores que á ele são direcionados, acho que por ser um Ya ele não precisa ter um desenrolar mais cruel do que o que já possui. Para mim o livro funcionou e é realmente uma pena que você não curtiu.=(
      Beijuh

      Excluir
  3. Olá!
    Já tem bastante tempo que estou a fim de ler esse livro, lembro-me direitinho de quando ele foi lançado... A história que Cadance narra me deixa muito, muito intrigada, já montei várias teorias, em cada resenha que leio lembro delas... preciso tomar vergonha e comprar!
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu amei demais esse livro, chorei horrores! Ele é tão bem escrito e você não consegue de jeito nenhum descobrir o que realmente aconteceu. Sua resenha passou bem isso :) Beijos, Ju
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Eu preciso ler esse livro. Primeiro já estava mega curiosa para descobrir o que aconteceu nesse acidente. O que a família dela tem a ver com isso. Agora, saber desse final impactante e que nós nos veremos na pele de um deles, me ganhou e me deixou mais animada ainda. Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!