Tuas mãos


Quando tuas mãos saem,
amada, para as minhas,
o que me trazem voando?
Por que se detiveram
em minha boca, súbitas,
e por que as reconheço
como se outrora então
as tivesse tocado,
como se antes de ser
houvessem percorrido
minha fronte e a cintura?

Sua maciez chegava
voando por sobre o tempo,
sobre o mar, sobre o fumo,
e sobre a primavera,
e quando colocaste
tuas mãos em meu peito,
reconheci essas asas
de paloma dourada,
reconheci essa argila
e a cor suave do trigo.

A minha vida toda
eu andei procurando-as.
Subi muitas escadas,
cruzei os recifes,
os trens me transportaram,
as águas me trouxeram,
e na pele das uvas
achei que te tocava.
De repente a madeira
me trouxe o teu contacto,
a amêndoa me anunciava
suavidades secretas,
até que as tuas mãos
envolveram meu peito
e ali como duas asas
repousaram da viagem.

Pablo Neruda

9 comentários:

  1. Oi Gab, tudo bem?

    Eu sou apaixonada pelos poemas do Pablo Neruda, ele consegue passar muitos sentimentos em cada palavra. É fácil nos identificarmos com o que é escrito, quem nunca desejou um colo para repousar?!
    Muito bom você trazer estes poemas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido poesias do Pablo Neruda, pra falar a verdade, venho enrolando pra ler os livros dele! Mas cara, que incrível...

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não conhecia as poesias do autor. Para ser bem sincera conheço poucas poesias, é um lado da literatura que não me interesso muito. Porém, tenho visitado bastante blogs que espoem poesias e isso tem me feito ler bastante sobre o assunto. Meu interesse ainda não foi despertado, mas tenho gostado de conhece-las.
    A poesia do Pablo é incrível e envolvente.
    Obrigada.

    Beijos Bella Martins

    ResponderExcluir
  4. Olá! Bacana você divulgar poesias/poemas de outros autores. Ainda não tinha lido nada de Pablo Neruda, gostei de conhecer essa poesia. Beijos'

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabrielly, tudo bem?

    Nunca li nada de Pablo Neruda! Na verdade tenha abandonado a poesia recentemente - o que me envergonha um pouco admito! O.o'

    Mas gostei do ritmo suave que essa teve, conduzindo o leitor :)

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!

    Não conhecei o Pablo Neruda e as poesias, na verdade não sou acostumada a ler poesia. Se me perguntarem o porque não vou saber, sei lá não tenho o habito, mas deveria já que são tão simples e carrega uma emoção uma verdade incrível. Eu adorei seu post !!

    Beijos !

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei muito do poema, apesar de não ter o costume de lê-las. O Pablo Neruba é maravilhoso e sempre que leio algo dele, quero muito ler outras coisas dele.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem??
    Amei o poema.. o início dele que me chamou muito a atenção... Quando tuas mãos saem,
    amada, para as minhas,o que me trazem voando? É tão delicado e ao mesmo tempo tão envolvente... que eu me perco nas palavras e já encontro um sentido para sobrevoar e sentir o que está escrito... Xero!

    ResponderExcluir
  9. Amo Neruda!!! Faz tempo que não leio nada dele e obrigada por me presentear com esta linda poesia. Demais, Gaby.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa