Título: Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra
Autor: Sergio Rossoni
Editora: Chiado
Páginas: 383
Ano: 2015
Livro recebido para resenha.
Tudo se passa em 1920, quando o mundo era habitado apenas por animais que viviam e agiam como humanos.
O camundongo Karpof Mundongovich era um agente imperial que foi assassinado. Em seus últimos minutos de vida, ele conseguiu deixar uma mensagem em um livro que escondia em seu casaco, dando pistas para quem encontrasse seu corpo posteriormente.
"(Karpof) Mais uma vez sorriu com a certeza de que teria sua vingança, completando enfim aquilo que parecia ser sua ultima missão." P. 24
O protagonista dessa aventura é o gato Birman Flint, um repórter investigativo que irá tentar desvendar o assassinato do camundongo junto com seu amigo Bazzou e o detetive Gallileu.
"Seria um longo caminho, pensou (Birman) tocando discretamente o pequeno e misterioso livreto em seu bolso. Um longo caminho..." P. 61
Para investigar o caso, os três precisarão ir até o antigo império para estudar a mensagem deixada por Karpof e entender melhor o motivo disso tudo.
Logo no caminho, Birman é atacado por um lobo e por pouco é salvo por Rufus Paparov, ex capitão da rota aérea imperial. Paparov já sabia que Birman e Bazzou corriam perigo e estavam sendo perseguidos, mas eles não imaginam que estão se envolvendo com pessoas muito malvadas que fazem parte de uma seita. Conforme entram nesse caso, seus inimigos os transformarão em meras peças de um jogo macabro.
"— Devemos acelerar nossos planos antes que as pistas deixadas por Karpof os leve até... — fez uma pausa, dizendo em meio ao muxoxo baixo — O objeto... Uma estranha aura o envolveu enquanto parecia vislumbrar algo em meio ao vazio, a respiração ofegante como se alguma coisa se apoderasse internamente do seu ser, despertando-lhe alguma ansiedade." P. 81
O começo é um tanto confuso, são nomes difíceis para associar a cada animal, e quando você se acostuma, aparecem mais personagens.
Achei também que houveram descrições demais, o que as vezes tornava a leitura cansativa e em alguns momentos, só passei o olho mesmo até chegar em alguma parte que eu julgava importante.
Um ponto muito positivo desse livro é que tive a impressão de ser uma história que dá muita liberdade ao autor para, quem sabe, escrever outros livros no mesmo universo com protagonistas diferentes dando ao leitor mais perspectivas sobre alguns personagens.
Eu tenho certeza que quem gosta de estudar história se interessará. O motivo pelo qual há tantas descrições é justamente pelo autor querer contar sobre tempos atrás antes da história atual do livro e isso é tratado realmente como fatos históricos.
Eu tenho certeza que quem gosta de estudar história se interessará. O motivo pelo qual há tantas descrições é justamente pelo autor querer contar sobre tempos atrás antes da história atual do livro e isso é tratado realmente como fatos históricos.
A capa casou muito bem com a história. É uma ilustração belíssima feita pelo Ronaldo Barata, que também fez as imagens que estão logo no começo do livro.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!