Resenha: Crônicas de Markus

Título: Crônicas de Markus
Autor: Marcio Zanini
Editora: Xeque-Matte
Páginas: 248
Ano: 2017


Livro recebido em parceria com a editora Xeque-Matte









Sinopse: Tudo que o humilde camponês Markus queria, depois de anos turbulentos, era continuar sua vida da melhor maneira possível. Suas esperanças foram renovadas com a chegada de Liliana à pequena vila.
O que parecia o início de uma nova oportunidade acabou se transformando em um pesadelo terrível com a maldição que a família da jovem carregava.
Sozinho no mundo, inocente quanto sua condição, incapaz de conduzir suas novas vontades, Markus acaba se agarrando aos mais próximos tentando evitar às mudanças que a vida lhe impôs. Seu medo e falta de conhecimento acabam guiando seu destino para longe dos seus objetivos.
Em outra parte, Thomas, um inocente garoto, começa a ser treinado pelo experiente guerreiro Hill. Seu treinamento é brutal e violento com a única intenção de prepará-lo para se tornar, em breve, um caçador de vampiros, a serviço de um clã que deseja eliminar do mundo todos os chupadores de sangue.
O encontro entre dois mundos distintos irá abalar os vampiros e o clã e desestruturar a vida que conhecem.
No começo do livro acompanhamos a fuga de um padre, sua mulher e filha. Por ter se relacionado com uma mulher e tê-la engravidado, a família tem que se mudar sempre, pois o padre cometeu um pecado enorme e que na época era tratado com pena de morte. Além disso, eles têm um segredo obscuro que fica guardado dentro de uma caixa que nunca poderá ser aberta. 

Há muito tempo havia conhecido Rosa. Uma de suas paroquianas. Foi uma paixão avassaladora escondida entre cantos de qualquer lugar que pudessem se enfiar. A igreja jamais permitiria tal heresia. Se fossem pegos, o enforcamento seria inevitável e rápido

Nessa fuga, eles acabam indo para um vilarejo onde poderão se esconder, já que o lugar é pouco habitado; por esse motivo também, Liliana, filha do padre (que se passa por sobrinha), convence-o a deixá-la trabalhar em uma taberna, pois só com o dinheiro dos dízimos eles passarão fome. O pai da moça, com extrema relutância, permite o trabalho dela, mas com algumas regras: nada de amigos, nada de contar sobre sua vida e nada de homens. 

- Vai fazer de tudo para passar despercebida - interferiu Ruben. - Agirá como uma legítima mulher religiosa. Fará o que Dóris lhe mandar. Sem perguntas. Sem intimidade e principalmente sem expor nossa vida.

Liliana aceita as regras e começa a trabalhar na taberna, mas o que ela não esperava era se interessar por um homem que aparece no local diariamente e que fica a noite toda a observando. Liliana até tenta não se relacionar com o homem, mas Markus é insistente, um cavalheiro e muito, muito bonito.

A moça sabe que se relacionar com ele só trará sofrimento: seu pai é muito rígido e jamais aprovaria, além do mais, o que ninguém sabe, é que essa família é amaldiçoada. De toda forma, e mesmo sabendo que não era esse o desejo de Liliana, Markus aparece na casa da moça em um momento de puro horror, e é atacado por um ser que possui uma força absurda, e que em meio à luta crava uma mordida em seu pescoço, transformando-o em um vampiro.

A dor aguda no pescoço é lacerante. O líquido viscoso escorre por seu peito. Sente alguém grudado em suas costas...


Após essa transformação, Markus é encontrado por Armando e seus escravos, que o levam para a mansão onde recebe cuidados e lá, com a ajuda do novo amigo, irá tentar entender o que aconteceu com ele e como ele irá sobreviver dali para frente.

Armando rodava pela sala dando goles em um copo com uísque. Espantado com o acontecimento. Havia um estranho em sua casa. Alguém que se curava rapidamente e tinha presas. Um demônio?

Paralelo à história de Markus, teremos outra trama acontecendo: um garoto chamado Thomas é colocado em um buraco abaixo da terra para ser "petisco" para vampiros; a intenção do ato é fazer do garoto um homem forte para receber treinamento como caçador de vampiros. Seu treinador, Hill, é a pessoa que acompanha a evolução do garoto e quem decide se o mesmo estará apto para a função ou não.

Puxou Thomas pelo braço. Exatamente da mesma maneira que fez da primeira vez. Logo estavam andando novamente pela mesma floresta. Thomas sabia o que aquilo significava. Tentou desvencilhar o braço. Mas a mão do guerreiro era forte e apertava demais.


Sendo bastante sincera, solicitei esse livro com muito medo. É nítido que tivemos todos os tipos de vampiros nas nossas histórias, mas o vampiro raiz é o meu favorito, e esse é um dos motivos que eu amei esta obra. A história é totalmente sombria, nos leva até um vilarejo abandonado, tem questões religiosas interligadas e a transformação e sede de sangue acontece como nas histórias de vampiros que estamos acostumados. O autor retrata o vampiro muito bem, como um ser sanguinário, violento e sensual, além de mostrar o quão descontrolados eles ficam quando estão com fome.

Outra coisa que gostei demais e me trouxe recordações de histórias das antigas, foi a parte da família amaldiçoada; foi para mim o ápice do livro, eu mesma não parei de ler enquanto não descobri o que aconteceu com essa família e como esse segredo desencadeou tantas desgraças na vida deles. Acompanhar a transformação de Markus foi incrível, assim como a evolução de Thomas.

Sobre a estética do livro nem sei o que dizer. Começando pela capa, podemos observar a elegância misturada com tons sombrios, beleza e desconfiança, essa capa é maravilhosa. Continuando, ao abrir o livro, notamos uma diagramação muito bonita e bem feita, as folhas são amareladas (amamos) e de um papel muito bom,  o livro possui ilustrações para marcação de início de capitulo e mudança de passagem pensadas para a época e estilo da obra. O livro só peca na revisão, que não está muito boa (o que no caso vem sendo um problema recorrente, observado em todas as editoras). Crônicas de Markus é um livro muito bom , cheio de reviravoltas e que eu indico para todos, estou tão empolgada com a obra que mal posso esperar pelo próximo volume, já que esse aqui termina com gosto de quero mais.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh


Nota 5 

4 comentários:

  1. Que alegria estar aqui no site. Muito Obrigado <3 Amei cada palavrinha. <3

    ResponderExcluir
  2. Nosa! Estou vendo milhares de resenhas positivas sobre esse livro e a cada uma que leio mais e mais curiosa eu fico.Acho que vai para minha lista de leitura kkkk
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Ooi!
    Para quem curte, com o você disse, vampiros "raiz", essa parece mesmo ser uma ótima dica. Hahaha No meu caso, prefiro os contemporâneos.
    Ainda assim, achei a premissa legal. Parece ser uma história bem envolvente!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Também sou fã de vampiro raiz. Desde que vi o lançamento deste livro e quando li a sinopse, já fiquei interessada. Agora, depois de ler sua resenha, vi que vai ser uma leitura que vou gostar bastante, parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa