Resenha: Árion - O reflexo de um outro mundo

Título: Árion - o reflexo de um outro mundo
Série: Duologia Árion #1
Autor: Pablo Madeira
Editora: Xeque-Matte
Páginas: 220
Ano: 2017

Livro recebido em parceria com a Editora Xeque-Matte

Em Árion - o reflexo de um outro mundo, Pablo Madeira nos presenteia com a história de três amigos humanos: Laura, Felipe e Igor.

Durante uma invasão noturna em uma velha casa, que muitos julgavam assombrada, Laura acaba descobrindo que um antigo espelho é na verdade um portal para um mundo mágico, chamado Árion. Por acidente, a jovem acaba sendo levada para este mundo na companhia do seu melhor amigo e do ex-namorado.
Porém, os problemas estavam apenas começando, pois Árion está em guerra e a chegada dos jovens é a prova de que uma antiga profecia se tornará realidade, ou seja, a existência de outros mundos, despertando com isso o desejo das forças das trevas de dominarem a Terra a qualquer custo. Agora, a jovem e os amigos precisam descobrir uma forma de voltar para casa antes que seja tarde.
Uma história fantástica, recheada de descobertas e emoções aguarda o leitor.

Os três adolescentes de Juiz de Fora (MG) resolvem "invadir" um casarão abandonado e com fama de mal assombrado da cidade, apenas por diversão. Entretanto, no meio da brincadeira encontram um espelho e acabam sendo sugados para um outro mundo.

Árion é um mundo que tem de tudo: fadas, duendes, elfos, feiticeiras e muitas outras criaturas. Só não tem humanos lá. E quando os três surgem e são encontrados, dá-se início ao cumprimento de uma antiga profecia, tendo os jovens como peças fundamentais: eles são os responsáveis por livrar Árion das mãos de Befana, uma poderosa feiticeira negra que tem causado destruição por todo o mundo.

Para os três tudo é ao mesmo tempo fascinante e assustador e a todo momento se perguntam se serão mesmo capazes de trazer a paz de volta a Árion.

Em sua jornada, eles descobrirão em si qualidades que jamais imaginaram possuir: coragem, força, lealdade, determinação.

"- MEU FILHO, POR FAVOR, SALVEM O MEU FILHO! - gritava uma mulher em meio aos prantos em toda aquela confusão.
[...] Um garotinho de aproximadamente sete anos de idade estava na janela vendo todo aquele caos e com as mãos formando uma concha próximas a boca, aparentemente gritando pela mãe ou por ajuda.
Laura contou de um até dez, chegou a cogitar a possibilidade de seguir em frente e deixar a mulher gritando por ajuda, mas não fazia parte de seu caráter esse tipo de atitude. Ela começou a correr em direção a casa, indo de encontro aos lestrigões que se aproximavam do estabelecimento. [...]"
p.142-143

O povo bom de Árion, que ansiava pela chegada dos três, fará de tudo para protegê-los e guiá-los nessa perigosa aventura, alguns darão suas vidas na esperança de que o mundo um dia esteja em paz novamente.

As coisas que eu mais gostei na obra foram:
- Os personagens serem brasileiros e viverem em uma cidade real brasileira (Juiz de Fora, cidade do autor do livro);
- A jornada de auto-descoberta dos três, passando pelas qualidades já citadas até sentimentos de amor uns pelos outros e pelo povo que acabaram de conhecer;
- A leveza com que o autor escreve a história, de modo que o livro em momento algum se torna cansativo e a leitura pode ser concluída rapidamente.

A parte negativa foi algumas falhas na revisão (algumas palavras escritas erradas), e a mudança de tempo na narrativa - as narrativas normalmente são feitas no tempo passado, mas houve alguns escorregões e às vezes a narrativa estava no tempo presente. Não foi algo que atrapalhou a leitura, mas é algo a ser levado em consideração para os próximos livros do autor.

Em contrapartida, a qualidade gráfica do livro, como todos os livros da Editora Xeque-Matte, está espetacular. A capa magnífica, com a Laura linda em Árion, a diagramação também muito boa, fonte em tamanho e espaçamento bons e papel levemente amarelado, deixando a leitura bastante confortável. O material do livro também é de ótima qualidade.

Foi uma leitura que me agradou bastante, não só pela aventura da história, mas pelos valores passados. Amizade, lealdade, companheirismo, amor, coragem... A todo momento vemos os personagens colocarem os outros à frente de sua própria segurança e bem-estar, se arriscar e se doar pela missão, pelo coletivo, na esperança de um futuro melhor.

É um livro inspirador e que eu recomendo. Pode ser lido por todas as idades.

Vocês podem adquirir o livro através da loja da Editora Xeque-Matte e usar nosso cupom de desconto: CURALEITURA5.

Beijos e boa leitura!

NOTA 4

1 comentários:

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa