Resenha: Moinho de InVento

Título: Moinho de InVento
Autora: Anna Julia Dannala
Editora: Arwen
Páginas: 168
Ano: 2017

Livro recebido em parceria com a autora Anna Julia Dannala.

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é um pouco diferente porque o livro é bem peculiar.

Quem aí gosta de poesia? Quem gosta de livros ilustrados? E se forem escritos à mão e ilustrados pela própria autora?

Se você gosta desse formato de livro, Moinho de InVento é perfeito para você. E se você ainda não conhece um livro confeccionado assim, está na hora de ter um Moinho em sua estante.

Sinopse: Moinho de InVento é um livro de poesias otimistas e reflexões singelas sobre a vida. Seus versos sobre sonhos, medos, paixões, saudades, alegrias e esperanças foram inspirados pelo vento; a autora coloca a construção do pensamento em três fases — a lufada, a ventania e a brisa —, do repentino e passageiro ao forte e contínuo, até chegar ao ponto onde tudo se acalma.
Escrito e ilustrado à mão pela própria autora, sua linguagem é leve, branda e repleta de metáforas que sustentam a ideia de que devemos nos reinventar a cada momento. Mesmo que haja ventania, tudo tende à calmaria, tudo tende à poesia, tudo tende à brisa.

Moinho de InVento é um livro repleto de poesias que elevam a auto estima, trazem leveza a alma e ao coração, alegram seu dia e é um colírio para os olhos. A começar pela capa linda (dá vontade de fazer um quadro com ela) que garante que o conteúdo é ainda mais precioso.

O livro é dividido em 3 partes: A Lufada, A Ventania e A Brisa. Cada uma dessas partes contém poesias escritas em uma máquina de escrever e versos rabiscados e desenhados pela autora.

Lendo o livro eu percebi uma coisa: que a poesia é algo incrível! Ela é um dom, e que não importa a idade do poeta para que se tenha belíssimos e profundos versos. Veja só, a Anna Julia tem apenas 17 anos, mas seu livro é tocante e alcança pessoas das mais diversas idades.

Dentre as inúmeras poesias, algumas conquistaram lugar especial em meu coração, como "Agenda" e "Entre guerra e paz". 

"Joguemos fora a agenda
Que valorizemos o que somos
E que com a vida a gente aprenda
Que o único compromisso
Não é a chegada
É a estrada."
- Agenda

"Carentes por uma gota de compaixão
Prisioneiros acorrentados ao medo
Quantos jovens se foram cedo
Centenas de milhares caídos ao chão."
- Entre guerra e paz


Já sobre as poesias ilustradas, simplesmente não sou capaz de escolher a mais bela, são todas incríveis!

O material utilizado na confecção do livro é de excelente qualidade. As folhas são brancas, mas repleta de cores dos desenhos da autora. Já falei sobre a capa, mas vale ressaltar a lindeza que ela é.

A única coisa que me incomodou um pouco foi que as dimensões do livro não foram o bastante para caber as poesias ilustradas, e algumas perderam uma parte do começo ou do fim na união das páginas. Não sei se deu pra entender direito, mas acho que o livro deveria ter um tamanho/dimensão maior, para que as ilustrações e poesias pudessem ser lidas e apreciadas sem problemas. Se houver uma próxima edição, fica a dica.

No mais, o Moinho é um livro lindo, por fora e por dentro, que merece uma chance de todos. Um livro que aquece o coração.

Não posso deixar de parabenizar a Anna Julia pelo imenso talento, tanto para escrever quanto para desenhar. Que sua carreira seja repleta de cores e encantos, assim como seu Moinho de InVento.


NOTA 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa