Resenha: Alzheimer: O Cuidado O Amor

Título: Alzheimer: O Cuidado O Amor
Autor: Èrico J. Santos
Editora: Novo Século
Páginas: 144
Ano: 2018



Livro recebido em parceria com o autor






Sinopse: O livro Alzheimer: o cuidado, o amor traz uma reflexão sobre o tempo, o amor, o perdão e a paz. Ele nos convida a amar, perdoar e encontrar a paz, mesmo diante do desafio diário que é o convívio com a doença de Alzheimer. Opinião de leitores:
"Essa leitura nos chama para cuidar dos nossos pais, e dessa forma devolver a eles a gentileza de terem nos ofertado a vida. Convida também a buscar o entendimento de quem somos e buscar nossa paz interior doando nosso amor com generosidade e compaixão." - Do prefácio de Maria do Amparo P. Santos, psicóloga
"Este livro é agradável, eloquente e necessário. Impregnado de humanidade desde os primeiros capítulos, aborda desde aspectos da evolução da doença até os diversos tipos de enfrentamento." - Fernando Tenório Gameleira, neurofisiologista clínico.
"Mais uma vez, o autor escreve de maneira simples e direta a mensagem de que o amor e a compaixão pelo outro são os pilares fundamentais para uma convivência menos sofrida e mais harmoniosa com os portadores da doença de Alzheimer." - Hélvio Chagas Ferro, clínico geral e intensivista.

Alzheimer: O Cuidado O Amor é um livro que trás reflexões de como viver bem e tirar o maior aproveito das adversidades que a doença de Alzheimer traz. Também fala sobre o amor incondicional que temos que ter para com o nosso ente que, dia - após - dia ficará mais dependente, esquecido e irritado. Sendo assim, nos resta sermos pacientes, amar e respeitar, e fazermos de tudo para que ele tenha uma melhor qualidade de vida, e é sobre isso que o livro vai falar. 
Essa obra é uma ligação direta do primeiro volume intitulado  Alzheimer: A Família A Doença (resenha aqui). Aqui vamos ler mais sobre sermos pacientes, sabermos amar e sobre aproveitar o tempo que temos junto ao portador da doença, e nos instiga a fazermos o melhor e sermos o melhor para esta pessoa. 

Além disso o autor citou toda a equipe multiprofissional que irá acompanhar o indivíduo e todas as melhorias que esses acompanhamentos podem trazer; E o mais bonito nisso foi ele agradecendo a todos e a cada um deles.  Aqui também ele trouxe com mais detalhes como é cada fase da doença, e nos deixa um alerta para prestarmos mais atenção aos nossos pais, avós, etc. Pois a fase inicial geralmente é confundida com velhice, muitas pessoas associam o esquecimento a algo natural no processo de envelhecimento, mas as vezes não é. As vezes já é o Alzheimer dando seus indícios que são muitas vezes ignorados, prejudicando o tratamento correto da doença. O Alzheimer não tem cura, mas precisa ser acompanhado de perto senão ele pode agravar mais rapidamente que o normal.


A doença exige ações imediatas. Se não temos tempo para perceber as mudanças de comportamento físico e emocional na vida dos pais, esse mal nos obriga a conviver com sua fase mais dura, mais agressiva: a que trará grandes conflitos de ordem emocional, financeira e de comportamento.


Recebi esse livro do autor juntamente com o primeiro volume. Pois com o diagnóstico da minha vó de doença de Alzheimer eu queria ler mais sobre o tema, para me preparar o melhor possível para o que está por vir.
O livro tem uma linguagem bem simples, o que é bom para entendermos direito como é essa doença tão complexa, porém mais uma vez senti falta de diálogos que trouxessem o dia - a - dia do autor com o indivíduo, e como ele superava as adversidades.

Esse livro é pequeninho tem apenas 140 páginas, mas tem muitas coisas repedidas em torno de perdão, amor, paciência. Por um lado entendi que com isso o autor queria fixar o que é importante na nossa memória, mas por outro ficou parecendo que ele não tinha muito o que falar e foi floreando o que já tinha sido dito.
O livro como disse, é pequeno 140 páginas, a capa é linda, nossa como eu amei essa capa, diz muita coisa usando a simplicidade, a letra e a diagramação são ótimas e confortáveis aos olhos a revisão está boa e as páginas são amareladas.
Recomendo a leitura para todos que tem interesse em saber um pouco mais sobre a doença e todos os que convivem com alguém nessa condição.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh
Nota 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa