Resenha: Brilho do Sol

Título: Brilho do Sol
Autora: Roseli Magro
Editora: Xeque-Matte
Páginas: 160
Ano: 2016

Livro recebido em parceria com a Editora Xeque-Matte

Oi, pessoal! Sabe aqueles livros leves e recheados de ensinamentos? Hoje eu vou falar de um deles: Brilho do Sol, da Roseli Magro.

Brilho do Sol foi um dos primeiros livros lançados pela Editora Xeque-Matte, em 2016. Ele se passa numa cidadezinha no sertão nordestino chamada Brilho do Sol e narra a história de uma família muito humilde.

Teovaldo e Ana são um casal que não tem praticamente nada material, apenas uma casinha simples - provavelmente de taipa, pelo que é descrito no livro - de um único cômodo, que é separado em dois por uma cortina. Mas o que lhes falta em bens materiais, sobra em amor, bondade, solidariedade e muita luz.

Eles são os pais do pequeno João - personagem central da trama -, que aos trancos e barrancos (e por que não falar milagre?) vem sobrevivendo e crescendo. Tudo com um propósito maior.

A realidade dos poucos moradores de Brilho do Sol é uma só: fome e miséria. Trabalham muito, recebem pouco, passam fome... Alguns complementam o quadro catastrófico com lamentações e ódio, como é o caso de Raimunda. Outros, como Ana, Teovaldo e alguns amigos, preferem agradecer pelo que têm.

E assim vamos conhecendo a história desse povo sofredor, cuja semelhança com a realidade é entristecedora. Mas ao passo que a tristeza nos domina, a esperança também nos preenche, pois a cada página vemos que tudo tem um propósito e nada é em vão.

E o pequeno João tem uma missão muito especial. Mesmo em sua meninice já transforma as vidas das crianças e até dos adultos com quem convive.

A guerra é do bem contra o mal. Quem vencerá em um cenário onde a pobreza e principalmente a fome imperam?


A Roseli trouxe um texto diferente: a narrativa é feita em terceira pessoa numa linguagem simples, mas dentro das normas de escrita; nas falas, ela usou e abusou da licença poética e nos trouxe "a escrita da fala sertaneja". Expressões como "home", "mulé", "fio", entre outras, enriqueceram ainda mais a história.

É o primeiro livro que eu leio que um autor se propõe a fazer isso de forma tão fiel à realidade. E com uma revisão impecável.

Os capítulos do livro são bem curtos, o que proporciona uma leitura rápida. As páginas são levemente amareladas e a diagramação é muito bonita.

A capa, apesar de simples, é também bonita e retrata o menino João. A qualidade do material é muito boa.

É um livro que nos ensina muito sobre o amor e que eu recomendo a todos.


NOTA 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa