Resenha: Filha da Floresta

Título: Filha da Floresta
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Ano: 2012
Páginas: 597


Olá, gente! A resenha de hoje é do livro Filha da Floresta, que conta a história de Sorcha (lê-se Sorca) e de seus seis irmãos. Sorcha é a sétima filha de um sétimo filho, o temido e respeitado Lorde Colum.

"Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha [...] e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção."


Este é um livro relativamente grande e, em diversos pontos, cansativo. Tem vários picos de emoção, justamente naqueles momentos em que dava desânimo de ler, me dando força e vontade para continuar. Não é um livro fácil também, no sentido de ser previsível ou feliz o tempo todo. Eu o chamaria de agridoce: há momentos felizes e momentos de muita, muita tristeza. E, se tem uma coisa que o livro está repleto, é crueldade.
Sorcha perdeu sua mãe durante seu nascimento e seu pai, a partir de então, não foi mais o mesmo. Só vivia para a guerra e não dava muita atenção para os filhos. Sorcha foi, então, criada pelos seis irmãos: Liam, Diarmid, Cormack, Conor, Finbar e Padriac. Seu lar: Sevenwaters.

"O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos..."

Os irmãos, tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, carregam consigo um pedaço do mesmo ser. São tão unidos que se sentem como um só espírito. De personalidades muito diferentes, entretanto, cada um tem um caminho e um destino reservado para si: Liam, o primogênito, é líder por natureza; Diarmid, guerreiro e selvagem, é impulsivo; Cormack, também guerreiro, é hábil porém mais cauteloso; Conor, o mais sábio da família, recebeu um chamado especial; Finbar, também sábio e poderoso, é o mais próximo de Sorcha; Padriac tem um grande talento para construir e consertar coisas; e Sorcha... Sorcha é guerreira e dona de uma força e coragem que ela mesma desconhece.
Sua infância é feliz. Cresceu na floresta, junto dos irmãos, e se tornou curandeira. Conhece quase todos os tipos de ervas e sabe exatamente o que fazer com cada uma. Entretanto, conforme seus irmãos vão crescendo, vão sendo convocados para a terrível guerra contra os bretões, sob a liderança do pai, o terrível Lorde Colum. A guerra, causada por conta das ilhas sagradas que foram conquistadas pelos bretões, já perdura muitas gerações. Finbar, entretanto, é contra os métodos utilizados pelo pai e, com a ajuda de Sorcha, faz uma coisa que irá mudar a história de todos: liberta um prisioneiro.
A partir daí tem início uma série de acontecimentos que duram anos. O pai retorna de uma de suas campanhas com uma nova esposa, Lady Oonagah. O mal em pessoa, ela pretende destruir a feliz família; seus objetivos ainda não foram revelados. Lança uma maldição sobre os filhos de Colum, maldição esta que somente Sorcha - que não foi atingida diretamente - poderá libertá-los. Sua tarefa entretanto, é dura, árdua, sofrida e longa. Muito longa.
Auxiliada pelos Seres da Floresta, Sorcha foge para realizar seu trabalho em um lugar seguro, que depois de certo tempo deixa de ser seguro. Ela é aconselhada pala Dama da Floresta a partir e, em seu caminho, conhece Red, um bretão ruivo que a leva para seu feudo, do outro lado do mar. Tempos difíceis se passam em Harrowfield, onde Sorcha é humilhada e chamada de bruxa por ser uma inimiga. Sem poder falar, ele prossegue à duras penas o seu trabalho, sob a proteção de Red.
Como eu disse, o livro é longo. Mas isso porque cada detalhe da jornada de Sorcha é narrado. Cada passo que ela deu. Isso faz do livro completo. Não há o que reclamar. Sofri, chorei, me emocionei e me preocupei com Sorcha durante toda a leitura.
Não vou dizer o final do livro porque acho que vocês deveriam lê-lo. É lindo, é feliz e é triste ao mesmo tempo. Como eu disse: agridoce.

"Como fantasmas, ou como grandes espíritos, eles surgiram no céu, em fila, seguindo o líder, com seus pescoços longos e asas gigantescas, brancas como a neve, batendo em ritmo solene. Deram a volta ao redor do pátio e a multidão os seguia com os olhos. Um, dois, três, quatro, cinco. Finbar era sempre o último a chegar."

O livro nos traz uma coisa boa: nos torna mais próximos à natureza e nos faz acreditar em seu poder e em sua força; nos faz crer que tudo tem seu tempo e seu lugar e que tudo, no fim, há de se encaixar, não importa quanto tempo leve ou qual e como será o nosso caminho.

"- Ele não conseguiu encontrar as palavras corretas para se despedir. Hesitou. Deixou escapar a dor de sua alma e a feriu. Jurou que não a magoaria, mas magoou. Devia ter-lhe dito... devia ter dito... Não importa se você está aqui ou lá, pois sua imagem está em minha mente o tempo todo. Vejo-a na luz sobre a água, no balanço das árvores com o vento de primavera. Vejo-a na sombra dos grandes carvalhos e ouço sua voz no pio das corujas à noite. Você é o sangue que corre em minhas veias e o bater do meu coração. É a primeira coisa que me vem à mente quando acordo e a última antes de eu adormecer. Você é.. tudo o que eu sou, é o ar que eu respiro."


NOTA 4

2 comentários:

  1. Hello!!
    Apesar dele ser longo e com algumas partes cansativas, ainda quero muito conhecer essa estória. Tive ótimas recomendações e a protagonista realmente é uma guerreira e tanto ter q enfrentar isso tudo sozinha!
    Gostei da união dos irmãos e cada um tendo uma habilidade.
    Adorei a resenha, vc foi contando a estória e eu so queria saber mais..hahaha.
    Vou ler com certeza, vamos ver se abaixa o preço.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o preço é meio salgadinho. Mas vale muito à pena ler. Principalmente pela experiência de sair dos romances perfeitos que a gente tá acostumada. Em breve farei a resenha dos outros (estou só esperando o preço abaixar... kkkkk).
      Bjoos.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa