Entrevista: Juliana Daglio

Sobre a autora: Vinte e poucos anos, Psicóloga Clínica, apaixonada por Psicanálise, viciada em Livros e amante do Rock Britânico. Desde criança foi vidrada em faz de conta e inventava inúmeros personagens para conversar. Assistia a filmes sobre vampiros já aos seis anos, mesmo que tivesse que se esconder atrás do sofá. Na adolescência, dizia que iria ser uma Libélula. Hoje em dia se diz uma adulta confusa, que ainda adora vampiros, não ganhou asas de libélula, mas escreveu um livro sobre elas, transformando seus personagens inventados em pessoas reais, embora sejam feitas de tinta e papel.



Sobre O Lago Negro: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.

Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos. 

Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. 

Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?



Entrevista

Você escreveu algo antes de Uma Canção Para a Libélula?
R: Não... Uma Canção para a Libélula foi minha primeira tentativa de finalmente conseguir realizar o sonho de escrever. Porém, nesse meio tempo, antes da publicação, eu tive um conto aprovado na antologia "Conte uma Canção", da Multifoco, chamado Um último pensamento. Os contos tinham que baseados em canções, e o meu foi baseado em Trem das Onze, de Adonirán Barbosa. 

Qual livro foi mais difícil de escrever? Por quê?
R: Dentre todos os meus projetos, o mais difícil de escrever foi O Lago Negro. Por ser uma série, e ter muitos personagens interligados à trama central, bem como personagens ancestrais envolvidos, tive que me atentar a diversas linhas do tempo, árvores genealógicas e anotações, para não correr o risco de cometer erros de continuidade e furos na história. Ainda estou no meio do livro 3, de 4 livros, e estou suando para me manter atenta a esses detalhes. 

Podemos ver que você tem uma ligação muito forte com os blogueiros. Na sua opinião, qual a importância dos blogs para os autores, principalmente nacionais?
R: Eu adoro meus parceiros blogueiros!! Foram eles que me ajudaram a divulgar Uma Canção para a Libélula, e a ter mais leitores. Sem os blogueiros nacionais a divulgação fica quase impossível, e o caminho mais solitário. Mas também acho importante que o autor e o blogueiro mantenham uma relação de amizade e honestidade, de forma que o trabalho seja feito por uma equipe comprometida. A verdade é que nem todos os autores e nem todos os blogueiros sabem firmar parcerias assim, de amizade e comprometimento, mas eu acredito nessa parceria a cada dia mais. 

O que podemos esperar para a nova edição de Uma Canção Para a Libélula?
R: Uma nova capa, nova revisão, e.... tchan tchan tchaaaannnn: um capítulo inteiro inédito! 
Pensando nos leitores que resenharam e me procuraram para falar da parte I, percebi que houve uma personagem que despertou diversos sentimentos, dos mais ambivalentes possíveis, e quis que vocês pudesse conhecê-la melhor. Por isso na nova edição da PARTE 1, teremos um capítulo inédito só narrado pela Valéria. 

Imagino que, como autora, você se apegue muito aos seus personagens. Como foi o processo de sair de um livro/série (Uma Canção Para a Libélula) para outro (O Lago Negro)?
R: Não foi nada fácil. Eu ainda me pego relendo UCPAL para rever a Vanessa, minha companheira por 3 anos! Ela e a Verônica (OLN) são muito diferentes, mas ambas versam muito sobre o lado mais obscuro da mente humana, logo eu me apeguei tanto as duas que me vejo através dos olhos dela. Acredito que nenhuma delas vá sair de mim, nunca. 

Muitas pessoas ainda têm um pé atrás com livros nacionais, principalmente quando se passam em terras brasileiras. Foi justamente o que você fez. Algum motivo especial?
R: Eu queria criar personagens que pudessem se conectar com o leitor. Uma brasileira, que passa todos os dias pelos mesmos lugares que você, que come pão com manteiga e café com leite no café da manhã, em vez de ovos e bacon, pode se conectar muito melhor com você. A cultura é uma coisa forte, definidora de nossa personalidade, e eu acredito que nossa cultura, costumes e lugares. são maravilhosos e dignos de grandes histórias. Com o tempo os leitores vão aprender a amar os personagens e cenários brasileiros também, e nesse dia meu trabalho terá valido ainda mais à pena. 

Quais são seus autores preferidos? Eles te inspiraram de alguma forma em seus livros?
R: Meu autor favorito é o Carlos Ruíz Zafón. Ele me inspira muito! Eu não tenho palavras para descrever o que os livros dele significam em minha vida e o quanto eles definiram que rumo eu queria dar em minhas histórias. Zafón é meu mestre. 

Sabemos que você tem muitos leitores. Você esperava todo esse retorno?
R: Não! Hahahhahaha
Foi uma surpresa enorme quando os leitores começaram a aparecer, a caixa de mensagens enchendo e o skoob só apontando as novas leituras. Eu sempre sonhei que algum escrito meu pudesse tocar a vida de alguém, e ainda sonho com mais leitores, mas nunca deixo de me surpreender quando vejo que o sonho está se realizando. 
Cada leitor é uma realização!

Para finalizar, que tal deixar uma mensagem para eles?
R: Meu amores!! Antes, eu era somente uma menina com um sonho e um manuscrito. Hoje eu sou uma autora realizada, com gás e energia para continuar lutando, pois tenho vocês ao meu lado. Obrigada por deixarem que meus escritos fizessem parte da vida de vocês. 
Muito amooooor!! Beijos no coração de todos! 



Que amor de pessoa é a Juliana! Espero que todos vocês tenham gostado da entrevista assim como eu e agradeço muito por ela ter tirado um pouco do seu tempo para nós.
Até a próxima. Xoxo :*

2 comentários:

  1. Adorei a oportunidade de poder falar um pouco do meu trabalho aqui!
    Muito obrigada, sua linda!!!!

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você, Ju! Sempre atenciosa. Beijão :*

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa