Resenha: A Garota no Trem

Título: A garota no trem
Autora: Paula Hawkins
Editora: Galera Record
Páginas: 377
Ano: 2015













Rachel é uma mulher em problemas. Devido a alguns acontecimentos no casamento com Tom, adquiriu o péssimo vício do alcoolismo e o seu casamento terminou com ela sendo trocada por Anna e indo morar no apartamento com uma amiga de faculdade.

É um alívio estar de novo no trem das 8h04. Não que eu esteja ansiosa para chegar logo a Londres e começar a semana - na verdade não faço a menor questão de estar em Londres.


Anos depois, Rachel ainda mora com sua amiga Cathy, que embora seja muito boazinha, odeia o vício da amiga e sempre briga por ela chegar em casa tropeçando nas próprias pernas. Rachel, que perdeu o emprego há vários meses, não teve coragem de contar para a amiga. Todo dia ela sai no trem das 8:04 de Ashbury para Londres e volta ao entardecer. E é aqui que nossa história começa.

Sei que, em noites quentes de verão, os moradores da casa, Jason e Jess, às vezes saem pela enorme janela-guilhotina, e se sentam numa espécie de varanda que se projeta do teto da cozinha. Eles formam um casal perfeito, um casal 20.

Quando Rachel está no trem, ela sempre observa o que se acontece lá fora. Perto da sua antiga casa -  agora habitada pelo ex, sua nova mulher e sua filha - o trem sempre para por alguns minutos, lá há também a casa de um casal que, aos olhos de Rachel, aparentam ser o casal perfeito. Ela os chama de Jason e Jess. Até que um dia Rachel vê uma cena que a desilude totalmente. E depois disso Jess, que na verdade se chama Megan, desaparece.

Ela desapareceu. Jess está desaparecida. Megan está desaparecida. [...] Pensei na visão de Jason - Scott - hoje de manhã, de pé na varanda, olhando para mim, sorrindo para mim.

O livro é narrado sobre a perspectiva de diferentes personagens, mas a principal é Rachel. Ele é como um diário, sempre trazendo o dia e qual o período (Manhã, Tarde, Noite ou Madrugada). Como Rachel é uma alcoólatra, frequentemente ela tem perdas de memória, tornando a história ainda mais interessante. Conhecemos outros personagens como Scott (Esse seria o Jason) que é um homem totalmente apaixonado por sua mulher, Megan, mas também é ciumento. Megan é uma mulher misteriosa, tem problemas do passado que tiram o sono, e por isso ela acaba sendo convencida pelo marido a buscar terapia.

- Ela não fez nada ultimamente, a menos que você leve em conta o fato de ela ter estado aqui na noite em que Megan Hipwell desapareceu - falei. - Devíamos ter contado isso para a polícia há muito tempo! (Anna narrando)

Temos também Tom, o ex de Rachel. Ela ainda o ama e por isso costuma ligar ou mandar e-mails quando está bêbada, o que incomoda Anna profundamente. Fazendo com que ela queira levar o caso a polícia.

Não entendeu do que se trata o livro? Se trata do desaparecimento de Megan, e todos esses personagens estão direta ou indiretamente envolvidos. O que será que aconteceu com a pobre moça?

Agora minhas impressões sobre o livro. Algumas vezes eu acreditei que estava fugindo muito do foco. Se vamos falar do desaparecimento de Megan, vamos por favor focar nela. Mas no fim a gente percebe que tudo está muito interligado. O livro é muito bom, e eu super recomendo.

Beijos e boa leitura,
Gaby
NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa