Resenha: Confissões de Inverno

Título: Confissões de Inverno
Autor: Brendan Kiely
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Ano: 2015



Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro.








Confissões de Inverno é o primeiro romance escrito por Brendan Kiely, embora ele já seja bastante reconhecido por seus artigos. Neste livro ele aborda um tema bastante delicado, e muitas vezes ignorado. 

O personagem principal é Aidan Donovan, um jovem que passa por diversos conflitos familiares e social: pai e mãe ausentes, amigos distantes, problemas em se relacionar com alguém devido sua timidez... Aidan busca refúgio nas drogas. Contudo ‘’o que tá ruim pode piorar’’, a partir do momento que entra em sua vida alguém que deveria lhe ajudar, alguém que o seu dever acima de tudo é ‘’guiar’’ a um bom caminho, um padre, o pe. Greg, que no decorrer da estória percebemos que é um dos personagens principais.

“Garoto, você pode ser um dos dois tipos de pessoas: aquele que faz a realidade acontecer ou aquele que deve se encaixar dentro de uma realidade.”

Apesar da temática do livro ser bastante pesada, a forma como é escrito ameniza um pouco. Pelo fato da narrativa ser em primeira pessoa, o autor consegue nos passar a sensação de estar de fato lendo um depoimento de alguém que foi vítima do tipo de abuso abordado no livro. As sutilezas do livro prende o leitor, e faz sentir sensações desconfortáveis em meio a tanta hipocrisia. 

“O perdão, tinha me ensinado, era o caminho para a paz, mas naquele momento achei que o silêncio já bastaria (...) Na verdade, você está desmoronando, sabe disso, e só quer fugir, entorpecido feito um boneco de neve, derretendo até desaparecer.” 

Impossível, se colocando no lugar de Aidan, a gente não se encantar pelas palavras proferidas pelo padre Greg. Metaforicamente, isso nos mostra que coisas ruins podem vir de onde menos esperamos, de pessoas aparentemente legais. Vale dizer que o livro não critica a religião, no caso a católica, e sim a hipocrisia instalada no âmbito religioso, seja qual for. Deslocando aqueles que realmente respeitam sua fé 
Além de tudo, Aidan vê sua mãe fazer as festas de Natal como se estivesse tudo bem, demostrando as pessoas muita alegria. Mas ninguém notava, ou pelo menos fingiam não notar. 

Confissões de Inverno esta longe de ser apenas ficção, e é isso que mais choca no livro, e é antes de tudo uma crítica para que possamos perceber o que muitas vezes está debaixo do nosso próprio nariz. É um livro ótimo, e com certeza o autor estreou com ‘’chave de ouro’’ no mundo dos romances.

NOTA: 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa