23 de dez. de 2015

Resenha: Não Sou Este Tipo de Garota

Título: Não Sou Este Tipo de Garota
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 248
Ano: 2011
Veja mais livros da autora aqui











"Eu sempre achei que soubesse que tipo de garota eu era, só que não sabia" Pág. 231

Não Sou Este Tipo de Garota é narrado por Natalie, a típica nerd em seu último ano no ensino médio que só pensa em conseguir ingressar em uma ótima universidade. Diferente da maioria das outras meninas do colégio, Natalie não dá a mínima para os garotos e acha que eles não são dignos de confiança e só querem sexo.

"É por isso que confiar em garotos era igual a beber e dirigir. Claro, alguns correm o risco. O fato de se tomar uma ou duas cervejas nunca parece perigoso no começo." Pág. 11

Sempre tentando se destacar por sua inteligência e não pela beleza, Natalie tenta ser Presidente do Conselho Estudantil e, consequentemente, ser um bom exemplo para as outras meninas, mas não é bem isso que acontece...
Tudo muda com a chegada de Spencer, uma caloura que acaba criando várias confusões e, por ser uma velha conhecida, Natalie se vê na obrigação de proteger e coloca-la nos eixos.

"Eu não era como a Spencer. Não havia me colocado como uma mercadoria para ser avaliada." Pág. 82

Quando sua melhor amiga Autumn começa a pensar de uma forma diferente de Natalie, ela se sente cada vez mais sozinha, pois vê que a amiga está muito mais feliz e segura sobre suas atitudes e a forma como é vista pelos homens. A partir daí tudo começa a dar errado para Natalie.

"– Olha só, não faço nada que me deixe desconfortável. Estou sempre no controle. Seja como for, que direito tem alguém de dizer o que eu posso ou não fazer com o meu corpo? Não vou me sentir culpada só porque gosto de ser sensual. Não ficarei envergonhada. [...] – Spencer olhou fixamente para Autumn, e todos perceberam. – Forçar as garotas a ficar envergonhadas por terem comportamentos que são naturais é um preconceito ridículo. Francamente, deveríamos mandar todos aqueles que nos julgam para aquele lugar." Pág. 105

Natalie começa a se envolver em segredo com um dos jogadores de futebol, se tornando então aquilo que ela sempre julgava. Mas só quando começa a perder o controle de tudo é que ela vai perdendo o machismo e entende como as atitudes dela com relação à outras meninas eram totalmente erradas.



Apesar de eu gostar desse lado estudioso e dedicado da Natalie, o outro lado dela no livro inteiro prega muito sobre como as mulheres devem se conservar para serem respeitadas e que se elas mostram muito o corpo com roupas indecentes elas são mulheres fáceis. Isso me irritou profundamente, mas ainda bem que a Spencer veio, mostrou que a mulher tem direito de fazer o que quiser com seu corpo e que ninguém além dela tem a ver com isso. Simplesmente SAMBOU! Ah, e deixo aqui meus parabéns à Connor que foi MUITO paciente com a mala da Natalie, enquanto eu só conseguia pensar em esganar ela.
Não Sou Este Tipo de Garota é sobre como não devemos julgar os outros e sobre como só entendemos de verdade o que alguém passou quando passamos pela mesma coisa.

"[...] – Por que as garotas não têm permissão ou não são encorajadas a mostrar sua sexualidade?
– Não acredito que aquilo tenha sido sensual – falei para Spencer, da forma mais gentil possível. – Vocês só queriam chamar a atenção.
Spencer sorriu. – Viram? Esse é o problema. É isso que deveríamos discuti hoje! Os garotos podem fazer de tudo sem qualquer punição. Mas nós, garotas, somos proibidas de ter necessidades sexuais."

NOTA: 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!