Resenha: Perdido em Marte

Título: Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Ano: 2014


Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro.









Em Perdido em Marte conhecemos Mark Watney, um astronauta que fazia parte d'O Programa Ares, que realizam missões enviando pessoas à Marte.
Mark foi um dos tripulantes da missão Ares 3. Em seu sexto dia em Marte, um acidente aconteceu com Mark durante uma tempestade de areia e todos acharam que ele estava morto, o que ocasionou no abortamento da missão e na volta dos tripulantes à Terra, deixando o corpo de Mark lá.

"A Ares 3. Bem, essa foi a minha missão. Certo, não exatamente minha. A comandante Lewis era a responsável. Eu era apenas um dos tripulantes. Só ficaria "no comando" da missão se fosse a última pessoa que restasse.
Quem diria?... Estou no comando." Pág. 9


Quando Mark acorda e percebe que fora abandonado, faz de tudo para se comunicar com alguém. Em vão. E mesmo que conseguisse pedir ajuda, seria impossível resgatá-lo, já que seus mantimentos não durariam até lá.
Ele estava completamente ferrado e sabia disso, mas não pretendia desistir de sobreviver.

"[...] Tenho estado tão ocupado tentando me manter vivo que nunca pensei no que meus pais devem estar passando. Neste momento, estão sentindo a pior dor que alguém pode suportar. Eu daria tudo para avisá-los que ainda estou vivo.Vou precisar sobreviver para me redimir." Pág. 22

Mark então começa a ter ideias mirabolantes e perigosas para conseguir mais água e alimento (SIM, ELE TENTOU FAZER ISSO NO MEIO DO NADA!!!) e um dos objetivos era plantar batata, sabe-se lá como.
Na verdade, ele é engenheiro e botânico e explica exatamente como, mas vamos ignorar a parte científica.

"[...] Vou ter que me tornar minha própria Nasa, descobrindo como explorar o planeta longe do Hab. A boa notícia é que tenho muito tempo para fazer isso. Quase quatro anos." Pág. 66

Ao longo da história temos as aventuras do astronauta abandonado, que é tão bem descrita que conseguimos imaginar com perfeição tudo ao redor dele. Também temos algumas cenas na Terra, então o autor nos deixa a par de tudo o que está acontecendo em ambos os planetas, tornando assim o livro mais interessante e gostoso de ler.

"Tudo bem, chega de lamentações. Estou conversando com alguém: a pessoa que ler este diário. É um pouco unilateral, mas vai ter que bastar. Talvez eu morra, mas alguém vai saber o que eu tinha a dizer." Pág. 96



Mesmo com tudo dando errado para o  Mark, foi impossível não torcer por ele e ficar aflita em alguns momentos. Quando algo dava certo, depois outra coisa dava errado, era agoniante! hahaha O fato de ele ser um homem super engraçado e descontraído ajudou muito durante a leitura, foi o que deixou a história mais leve, já que por várias vezes fiquei triste por ele.

Eu adoro livros com formato de diário, esse é um deles! O que tornou a leitura um pouco mais demorada foram os "termos científicos" e coisas do tipo que ele usava para explicar os procedimentos que ele fazia, porém quem é da área de química e derivados provavelmente vai achar interessante. Se você não for uma dessas pessoas, pode se acalmar e ler o livro mesmo assim, pois não é um bicho de sete cabeças, ok? Tenho certeza que o humor do Mark vai compensar tudo isso. hahaha

NOTA: 5


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa