Autor da Semana: Victor Hugo


Victor-Marie Hugo, autor de Os miseráveis e O Corcunda de Notre Dame, entre outros, era filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet. Nasceu em Besançon em 26 de fevereiro de 1802, mas passou a infância em Paris.
Foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos de grande importância política em seu país.
Aos 20 anos publicou uma reunião de poemas, Odes e Poesias Diversas, mas foi o prefácio de sua peça teatral Cromwell que o projetou como líder do movimento romântico na França.
Victor Hugo casou-se com Adèle Foucher, sua amiga de infância. Mas durante a vida teve diversas amantes, sendo a mais famosa Juliette Drouet, atriz sem talento, a quem ele escreveu numerosos poemas.
O período entre 1829 e 1843 foi o mais produtivo da carreira do escritor. Seu grande romance histórico, Notre Dame de Paris - mundialmente conhecido como O Corcunda de Notre Dame - publicado em 1831, o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa no ano de 1841.
Victor Hugo começou a planejar um grande romance sobre miséria e injustiça social no começo da década de 30, mas a obra só seria publicada em 1862. O escritor estava consciente da qualidade do livro. A editora belga Lacroix and Verboeckhoven realizou uma campanha de publicidade incomum para a época, emitindo notas à imprensa sobre o trabalho até seis meses antes do lançamento. Estoques inteiros do livro foram vendidos em dias, e a obra teve grande impacto sobre a sociedade francesa. Apesar de a crítica francesa ter sido, em regral, hostil ao romance, Os Miseráveis mostrou-se popular junto às massas, e logo os temas abordados estavam em destaque na Assembleia Nacional da França. Hoje a novela permanece como sua obra mais popular, tendo sido adaptada para o cinema, a televisão, o teatro e para musicais.
Victor Hugo morreu em 22 de maio de 1885, aos 83 anos. De acordo com seu último desejo, foi enterrado em um caixão humilde no Panthéon, após ter ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo, onde cerca de 1 milhão de pessoas vieram lhe prestar uma última homenagem.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa