Resenha: O Temor do Sábio

Título: O Temor do Sábio
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro
Páginas: 960
Ano: 2011













Sinopse: Quando é aconselhado a abandonar seus estudos na Universidade por um período, por causa de sua rivalidade com um membro da nobreza local, Kvothe é obrigado a tentar a vida em outras paragens.
Em busca de um patrocinador para sua música, viaja mais de mil quilômetros até Vintas. Lá, é rapidamente envolvido na política da corte. Enquanto tenta cair nas graças de um nobre poderoso, Kvothe usa sua habilidade de arcanista para impedir que ele seja envenenado e lidera um grupo de mercenários pela floresta, a fim de combater um bando de ladrões perigosos.
Ao longo do caminho, tem um encontro fantástico com Feluriana, uma criatura encantada à qual nenhum homem jamais pôde resistir ou sobreviver – até agora. Kvothe também conhece um guerreiro ademriano que o leva a sua terra, um lugar de costumes muito diferentes, onde vai aprender a lutar como poucos.
Enquanto persiste em sua busca de respostas sobre o Chandriano, o grupo de criaturas demoníacas responsável pela morte de seus pais, Kvothe percebe como a vida pode ser difícil quando um homem se torna uma lenda de seu próprio tempo.


O Temor do Sábio é o segundo volume da trilogia A Crônica do Matador do Rei.
O livro inicia já no segundo dia em que Kvothe conta sua história ao cronista. Como já sabemos Kvothe foi uma pessoa bastante conhecida e que agora resolveu contar suas aventuras, de como chegou onde chegou e de como ganhou sua fama, uma delas a de matador do rei.
É preciso resaltar que todo o primeiro livro se passou, de certa forma, em um único dia.

Depois do final do primeiro livro ficamos desconfiados da lealdade de Bast.
No dia seguinte kvothe dá inicio as suas histórias, onde descobrimos um personagem mais maduro e um tanto apressado para aprender a arte de nomear.

Sempre no vermelho vemos Kvothe lutando entre estudos e trabalho para quitar a universidade, mais uma vez em desespero se vê obrigado a fazer um empréstimo com Devi que para garantir o recebimento da dívida, colhe um pouco de sangue de seus credores para que assim eles não tenham como fugir já que a mesma é uma ex alquimista da universidade que sabe muito bem como manipular o sangue de seus credotes.
A rivalidade com Ambrose continua e chega a um ponto em que Kvothe se vê obrigado a se afastar da universidade por um tempo.
Sendo assim, Kvothe viaja para Severen para trabalhar por um tempo com o Rei Alveron.

Certo. Você tem razão. Você foi drogado. Eu sei o que é. - Parou de falar quando eu me virei e comecei a abrir a porta: - O que está fazendo?
- Vou matar o Ambrose - respondi. - Por ter - me envenenado.

Nesse período Kvothe conhece Tempi, guerreiro Ademriano que o ensina um pouco de sua luta provocando assim a ira do seu povo que os levam para Ademre para que Kvothe passe por algumas provações.

- Tempi, você me ensinaria essas coisas? Quer me ensinar sua língua?
- Sim - disse ele [...]

Nesta jornada Kvothe também encontra-se com a lendária Feluriana, um ser encantado que mata ou enlouquece todos os homens que se encontram com ela. Obviamente Kvothe será o primeiro homem a sair ileso dos seus encantos, e Feluriana será sua primeira mulher.

- Não acredito em fadas - tentei dizer, porém mal saiu como um sussurro.
Era Feluriana.

Falando em mulher, Denna continua dando o ar da graça nesse segundo volume e seu passado continua um mistério.
Afinal, quem é essa garota?


O Temor do Sábio é uma ótima continuação do livro anterior, sendo tão bom ou até melhor que o primeiro já que, com a breve saída de Kvothe da universidade acompanhamos o personagem em suas novas e perigosas aventuras.

O livros tem uma narrativa tão fluida e leve que mesmo sendo um livro extenso você nem sente o tempo passar ao mesmo tempo que devora com avidez linha por linha.

A quantidade de personagens secundários é grande porém a apresentação dos mesmos e feita gradativamente, e isso nos permite a habituar com a presença de cada um.

Enfim o livro é ótimo tanto que poderia falar mais e mais sobre esse maravilhoso mundo de Rothfuss, mas vou parar por aqui pois a resenha já está gigante.

O terceiro livro e último da série ainda não tem previsão de lançamento e será chamado As Portas de Predra (tradução livre).

Até a próxima resenha
Beijúh da Rêh

NOTA 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa