Resenha: Toda luz que não podemos ver

Título: Toda luz que não podemos ver
Autor: Anthony Doerr
Editora: Intrínseca
Páginas: 528
Ano: 2015





Em “Toda luz que não podemos ver” acompanhamos a emocionante  trajetória  de Marie-Laurie e Werner, dois jovens bastante diferentes e que enfrentam a vida com muita maturidade. Ela é uma garota que ficou cega aos 6 anos de idade, desde então nada tem sido muito fácil, ela mora com em Paris com seu pai, que é o chaveiro do Museu de História Natural da capital francesa, e ela sempre o acompanha no trabalho, onde faz alguns amigos, como um cientista que adora conchas e outras coisas fascinantes sobre o universo. Ela é muito preocupado com a segurança e independência  da sua filha, devido a condição em que ela se encontra, por isso constrói uma maquete da cidade para que ela a conheça tateando e assim aprender a andar sozinha pela cidade. Tanto esse como outros presentes que Marie ganha, todos sao feitos por seu  próprio pai. 
Com a frequência dos bombardeios em Paris devido a Segunda Guerra Mundial, o pai de Marie decide mudar-se para Saint-Malo, na França mesmo. Boa parte da estória de Marie se dá nessa cidadezinha.

"Abram os olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre."

Por outro lado temos Werner, ele mora em Zollvererein, na Alemanha. Mora com sua irmã Jutta em um orfanato, que é cuidado por Frau Elena. Werner é muito inteligente e habilidoso com eletrônicos. Castro dia encontra um rádio e o conserta, desde então ele e sua irmã escutam todas as noites um programa para crianças, até que descobrem esta habilidade dele.  muitas pessoas levavam  seus rádios para que ele consertasse. Um dia um homem inscreve o garoto para que ele possa estudar e servir ao Governo, então ele começa a estudar para aprimorar seus conhecimentos. Werner serve ao governo  alemão na Guerra.

Com o desenrolar da estória a gente acompanha as dificuldades na vida dos personagensn, quer não foram poucas, ainda mais se tratando do período em que se passa. O autor consegue fazer de uma forma sutil e nem bolada que os caminhos de Marie e Werner de cruzem.

Marie e Werner de reversam na narrativa, cada capítulo pequeno é narrado por um deles.
No começo demorei a entender, estava prestes a abandonar a leitura, é preciso entender os recortes do passado e presente que estão no livro, por isso requer que o leitor preste bastante atenção pra se situar no enredo.

Assim como outros livros que se passam nesse período, este nos faz refletir sobre os acontecimentos da guerra, além de tudo é um livro que nos mostra A história. Vale a pena a leitura, são 500 páginas que lemos sem perceber. 

NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa