Autora: Nuccia de Cicco
Editora: wwlivros
Páginas: 122
Ano: 2016
Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade.
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito, aceitação e voz.
Acredito que ninguém que nasceu e tenha todos os sentidos faça ideia do que é, de repente, perder um deles. As mudanças na vida são drásticas, há perdas, há dificuldades, há readaptações, mas há também recomeços e a oportunidade de se rodear de pessoas que realmente se importam com você. Porque amigos de verdade são aqueles que ficam ao seu lado em qualquer situação.
O livro Pérolas da Minha Surdez foi para mim, além de uma forma [um tanto quanto divertida] de conhecer a vida da Nuccia, um guia sobre a surdez, onde pude tirar dúvidas e adquirir milhões de novos questionamentos.
Eu confesso que eu não sabia praticamente nada sobre a surdez, e creio que a maioria das pessoas também não. Mas, diferentemente da maioria, eu tenho curiosidade e interesse em saber mais sobre tudo, não só sobre a surdez.
Conhecer a Nuccia me fez ter uma nova perspectiva sobre diversos problemas que pessoas com ausência de sentidos e de membros têm e passam todos os dias. E quando você aprende, pelo ponto de vista de alguém que passa por isso todos os dias, você vê o quanto as pessoas, as autoridades não estão nem aí para tudo isso.
Imagine que você adora filmes, animações, nacionais, e de repente não pode mais assisti-los porque o cinema não oferece legendas. Imagine que você é apaixonada por dança (eu sou) e não poder realizar o sonho de ter seu registro de dançarina porque o Conselho não abre exceções para pessoas surdas, mas que pode sentir as vibrações das músicas.
Imaginou? Não é nada comparado ao que quem perdeu a audição realmente passa.
Em Pérolas da Minha Surdez, aprendemos os tipos de surdos e as comunidades, além de lermos sobre diversos preconceitos e, claro, muitas pérolas.
Mas não pense que é um livro de todo triste. Você vai gargalhar com muitas coisas, seja por a autora ter escrito de forma a te fazer rir, seja por incredulidade de que algumas coisas realmente aconteceram.
É um livro que vai mudar sua visão sobre as pessoas e te fazer querer se aproximar de todos, ter uma forma de se comunicar com todos, abraçar todos e transformar o mundo em um lugar melhor para eles, com mais integração, menos desrespeito, menos preconceito, mais aceitação, acessibilidade, menos olhares tortos, e muito mais amor.
O livro é fininho, tanto que eu li na viagem de volta da bienal. As páginas são brancas, mas as letras são grandes, então a leitura ficou confortável. A capa é simples, mas tem tudo a ver com o livro. A diagramação também foi simples. Teve alguns pouquinhos erros de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura.
O livro ganhou o Prêmio Brasil Entre Palavras 2016 na categoria melhor não-ficção/biografia. Parabéns, Nu! Você merece!
O livro ganhou o Prêmio Brasil Entre Palavras 2016 na categoria melhor não-ficção/biografia. Parabéns, Nu! Você merece!
NOTA 5
Oie
ResponderExcluirLivros cuja avaliação foi máxima sempre me chamam atenção.
Pretendo dar uma chance a esse livro sim, parabéns pela resenha.
Beijos.
Alana Marques
colecionadoresdelivross.blogspot.com.br
Caraca!!! A resenha ficou muito linda!!! Que bom que você gostou da leitura, que o livro te ajudou, a intenção era essa mesma: levar um mínimo de conhecimento sobre surdez na vida adulta e surdez em geral para quem não conhece, nem nunca viu na vida. Sobre as novas dúvidas, tamos aqui, pode perguntar!!! *_* Muito obrigada, Nathy!!!!!
ResponderExcluir