Resenha de conto: O Gato Preto

Conto: O Gato Preto
Título: Histórias Extraordinárias
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Nova Cultural LTDA.
Páginas: 414 (39 a 50)
Ano: 2003











Sinopse: O Gato Preto traz um homem que, movido pelo abuso do álcool e pela ira provocada pelo amor incondicional que um bicho pode dedicar a seu dono, vê seu sentimento se transformar em perversidade, e acaba por enforcar seu gato. Perseguido pelo fantasma do gato, ele adota outro animal, que, com o passar do tempo, além de despertar a mesma aversão em seu dono, revela em sua pelagem a marca da forca
Neste conto vamos conhecer um homem, entende -se que este é o próprio autor que sempre foi apaixonado pelos animais, chega a vida adulta com o mesmo sentimento que passa a ser compartilhado pela sua esposa, que também ama animais. 
"Há algo generoso e sem egoísmo no amor de um animal que vai diretamente ao coração de quem tem tido a ocasião de testar a amizade desprezível e a tênue fidelidade de um mero homem.
De todos os bichinhos que tem em casa o que ele mais ama é o gato preto chamado Plutão. Porém quanto mais velho o homem ficava mais endurecido ele se tornava, e o que o sentimento bom que o homem mantinha pelo felino foi se transformando em irritação, ódio e ate mesmo repulsa. 

Vendo como o marido estava ficando estranho com o gato preto, que ainda mantinha um amor absoluto pelo dono, ela acaba lhe contando todas as superstições em volta de gatos pretos, ignorando - a totalmente o homem segue abusando e maltratando o gato e consequentemente de sua esposa.
“Eu mesmo não me conhecia mais. Minha alma original parecia de pronto ter abandonado meu corpo; e uma malevolência mais que diabólica, alimentada pelo fim, dominou todas as fibras do meu corpo.”
A raiva em seu coração cresce tanto que em um fatídico dia o homem arranca uma das órbitas do bichano e ainda o enforca.

Algum tempo depois arrependido do que fez, o homem decide arrumar outro gato preto e nomea -lo de Plutão, então em um beco qualquer ele acaba encontrando um gato que seria idêntico ao anterior, não fosse uma unica macha branca no pescoço que se parecia muito a marca do enforcamento




 Para mim a maior dificuldade de resenhar um conto é que o mesmo é bem pequeno então, temos que nos atentar para não soltarmos um spoiler sem querer. Aproveitando o mês do horror, decidi ler alguns contos do incrível Edgar Allan Poe e este aqui com toda certeza foi o meu preferido. A história é tensa, macabra e muito incômoda, principalmente se você ama animais (gatos, para ser mais específica).
A história é narrada em 1° pessoa, começa mostrando o amor incondicional de um homem por seu animal e se transforma em ódio e vingança. Além disso, vai tratar com muita clareza sobre questões que estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano que é a corrupção dos valores morais, e mostra também que o vício, seja ele qual for, (no caso do protagonista o alcoolismo), pode arruinar o ser humano.
Eu recomendo a obra não só para amantes do gênero, mas também para quem gosta de leituras que contém críticas sociais, que transmitem uma mensagem clara e ampla.
Sugiro que leiam logo o conto pois o final é de arrepiar.
Minha edição que contém este conto é uma bem antiga chamada Histórias Extraordinárias e eu recomendo muito o livro.


Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh 

Nota 5 

4 comentários:

  1. Olá, eu já li esse conto para um desafio literário que estou participando. Muito boa a sua resenha sobre ele. É assustador como o protagonista pode ser cruel com os animais, né?!

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Nunca li nada do autor, mas o motivo é por que eu não gosto de histórias de terror, ainda mais esse conto que envolve animais, e eu gosto demais de bichos. Vou indicar para amigos que tenho certeza que vão gostar. Gostei da sua resenha bem sincera e não deu spoiler, algo dificil de fazer quando se faz a resenha de um conto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que medo desse final de arrepiar... Rs... Me assusto com tudo, mas estou participando de uma maratona e pus Poe na TBR, e o livro que vou ler tem esse conto. Gostei de saber que tem críticas sociais, tomara que eu goste. :)

    ResponderExcluir
  4. Espero sinceramente que o novo Plutão acabe com a vida dele kkkk, eu amo gatos, tenho dois em casa, então imagina minha repulsa pelo personagem? Também não consigo lidar com contos kkkk parece que sempre fica pela metade.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa