Resenha: O Bosque de Faias

Título: O Bosque de Faias
Autora: Amanda Bonatti
Editora: The Books
Páginas: 413
Ano: 2017












Sinopse: O bosque de faias é um romance que se passa na França em 1816. Joana é uma jovem francesa do século XIX, criada no seio de uma família pertencente à burguesia. Seu pai, Frederico Hour, é proprietário de algumas terras da região, e embora a família viva confortavelmente, ele busca através do casamento das filhas, uma maior posição social.
No entanto, Joana, a sua filha mais velha, se recusa a aceitar qualquer casamento arranjado. Ela anseia por sua liberdade em escolher seu par e também sobre o momento em que isso irá ocorrer. Porém, em uma época em que os pais ditavam as regras e firmavam acordos nupciais unicamente baseados em dotes e interesses, ela precisará usar de toda a sua força e rebeldia para alcançar o que quer.

Em O Bosque de Faias vamos conhecer Joana, filha mais velha entre 4 irmãs, conhecida na cidade como rebelde, por até o momento não ter aceitado se casar com nenhum dos pretendentes escolhidos por seu pai. Com uma mãe que só fala de marido e um pai que quer a todo custo melhorar sua posição social através do casamento das filhas, Joana e suas irmãs recebem a sentença de que as mais novas só se casam depois que a mais velha se casar. 

Uma das principais regras do casamento entre as classes médias e altas da época, era a de casar as filhas mais velhas primeiro, e que uma moça só se casasse após ser apresentada formalmente à sociedade, através de um baile de debutante. Logo em seguida, a família deveria arranjar-lhe um noivo e providenciar o casamento de forma rápida. Joana havia debutado aos dezessete anos e desde então o pai começou a procurar noivos para a filha, de modo que todos os meses lhe surgiam pretendentes, os quais Joana rejeitava veementemente. Frederico Hour já estava desesperando-se com todas as recusas da filha

Cansada de todo esse assunto, Joana sai a passeio em seu lugar favorito, um bosque de Faias perto de sua casa onde passa o tempo, se escondendo da família e lendo livros que eram proibidos para mulheres. 
No entanto, naquele dia em particular, desejava mais do que algumas horas com a mente viajando em um livro, queria mesmo era esconder-se do mundo. Estava irremediavelmente zangada com os seus pais, novamente.
Em um desses dias, concentrada em sua leitura percebe a presença de um homem a cavalo que começa a atormentá-la com perguntas pessoais, e indiscretas. Irritada com o homem que mal a conhece e já tenta se intrometer em suas ações, Joana reage a ele com antipatia e o deixa sozinho no bosque rumando imediatamente para casa.

— Quanta antipatia para uma jovem tão formosa — ele resmungou para si mesmo em tom baixo, no entanto, Joana pôde ouvir. — Pois bem, se é assim... também não desejo conhecer uma moça tão irritada quanto a senhorita. Adeus! Mas antes deixe-me olhá-la melhor, para poder evitá-la caso a encontre novamente.

Alguns dias depois todas as famílias do vilarejo se vêem eufóricas já que Phillip Motier, sobrinho e herdeiro da maior e mais rica propriedade da região, vai se mudar para o local, e como forma de se apresentar na nova cidade o proprietário começa a enviar convites, para o baile que organizará em sua propriedade.

— Com sua licença, perdoe-me se cheguei em má hora. Trago este convite...— Convite? Convite para o quê? — Anastasia interrogava o jovem, ao mesmo tempo em que o interrompia.— Para o baile, Madame. Um baile na propriedade Motier...

E é nesse momento que uma confusão foi criada, Alexandre que é o melhor amigo e funcionário de Phillip, ficou encarregado de distribuir de casa em casa os convites, foi recebido na mansão dos Hour e confundido com o seu patrão, e convidado para voltar aquela casa para jantar, Alexandre até tenta desfazer a situação, porém descobre que naquela casa mora a mulher com quem ele discutiu no bosque, claro que surge em Alexandre uma grande curiosidade e interesse na jovem, então o mesmo decide manter a mentira por um tempo, para poder se aproximar da jovem. Mas o que Alexandre não se deu conta foi que um dia Phillip viria de fato para a cidade e a mentira que ele contou virá a tona e terá consequências inimagináveis. 
Enquanto galopava rumo à propriedade Mottier, decidiu que voltaria no dia seguinte para desfazer o mal-entendido. Alexandre ria-se sozinho ao lembrar de toda a cortesia e fineza com que fora tratado, apenas por ser confundido com Phillip Motier.


Comecei e apaguei essa resenha mil vezes, pois queria encontrar as palavras ideais para apresentar a obra para vocês. 
O Bosque de Faias é um romance de época, e eu sou muito fã do gênero. Quando a Amanda me disse que escreveria um livro de um dos meus gêneros favoritos quase surtei, primeiro porque eu já conhecia a escrita dela e amo e depois porque conhecendo ela como conheço só poderia sair coisa boa, e assim foi feito.
O enredo é maravilhoso, a autora não se perde na obra e apesar de termos um casal principal, vamos acompanhando também a vida e rotina dos coadjuvantes. De longe meus personagens favoritos compõem a família Hour, com uma mãe maluca, um pai sério mas que não intromete na rotina de casa que é função da mãe e quatro filhas, com personalidades distintas e marcantes. 
Diferentemente da maioria dos romances, aqui temos uma mocinha segura de si que tem total controle dos seus sentimentos, suas ações são friamente calculadas, ela é forte, decidida e por mais que a sociedade da época tenta lhe impor regras e condições no final ela sempre consegue fazer o que seu coração manda. Joana é o retrato de que mesmo apaixonada a razão deve se fazer presente e os pés com certeza devem estar em contato com o chão.
A relação entre Joana e Alexandre é muito bem construída, você torce por eles a todo momento, mesmo sabendo que esse romance está fadado á ruína. 
O final me deixou com o coração na mão, aconteceram tantas coisas que não vou nem comentar  para não ter perigo de spoiler, mas eu ri, fiquei triste, apavorada, apaixonada e desesperada, então se preparem.
Sobre a escrita, só posso dizer que é limpa, fluida, repleta de diálogos interessantes e inteligentes.
Por enquanto a autora disse que esse livro é único, mas eu gostaria muito de um livro de cada irmã Hour e um sobre Carolina, uma personagem bastante interessante que compõe a história. 
Super recomendo esse livro para todos que curtem uma boa história em especial para amantes de romance de época

Até a próxima resenha 
Beijuh da Rêh  

Nota 5





1 comentários:

  1. Minha linda, sua resenha é tão doce, eu consigo sentir seu carinho por esta obra, ver que você verdadeiramente se apaixonou pela história e pelos personagens. A essência de Joana, de Alexandre, das irmãs Hour, dos irmãos Motier, você os definiu muito bem! Obrigada, sempre sempre sempre! beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa