Resenha: È Inverno

Título: È Inverno
Autora: Cecília Mouta
Editora: Chiado
Páginas: 344
Ano: 2017



Livro recebido em parceria com a Oasys Cultural








Sinopse: Izzy é fascinada pela neve, o inverno é sua estação do ano preferida. Todos os dias, na escola, ela se diverte com seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat. Porém, Lil sofre de pesadelos e toda vez que os tem, algo ruim acontece em seguida.
Naquele ano o inverno estava diferente, intenso. E, certo dia, Lil tem um pesadelo que muda completamente a vida dos quatro amigos. Os episódios seguintes levam o leitor a viver momentos emocionantes nas descobertas que Izzy faz sobre a própria vida. Até que chega o momento crucial em que ela tem que fazer uma escolha que poderá colocar um ponto final em toda a sua história até ali, inclusive na amizade com sua melhor amiga Lil.

Em È Inverno vamos conhecer a história de Izzy, uma menina de apenas 9 anos de idade, que mora com seus pais e tem como melhores amigos Sam, Mat e Lil. Os quatro são inseparáveis, estudam na mesma escola e classe, dentre os amigos temos Lil que possui um uma peculiaridade, ela tem pesadelos que sempre viram realidade.

Entrei rapidamente e sentei - me ao seu lado e, tenho que confessar, sua feição não estava das melhores. Será que havia tido um pesadelo?
De vez em quando, na verdade foram poucas vezes, Lil tinha pesadelos, e aquilo a deixava muito abalada, porque sempre que ela os tinha, algo na vida real também acontecia, Era muito estranho e assustador.

Em um dia comum na escola, quando Izzy chega, ela vê Lil transtornada e chorando muito, como já imaginava a amiga teve um de seus pesadelos, para piorar a situação Sam ainda não tinha chegado. Já preocupados, as crianças começam a ligar para o amigo e o mesmo não atende, assim que termina a aula quando suas mães vão buscá-los é dada a trágica notícia; Sam sofreu um acidente grave e está no hospital.

"A bomba explodiu. Havia pedaços do meu coração voando para todos os cantos do meu corpo. Minha mente havia se tornado um borrão.”

Apos essa tragédia tudo muda entre os amigos, Mat culpa o tempo todo Lil dizendo que se ela não fosse estranha, não sonhasse com essas coisas elas jamais aconteceriam. Sendo assim, só Izzy e Lil permanecem unidas. Vendo a situação como está, Izzy decide ir para o seu lugar preferido, uma pedra de frente para o lago no bosque perto de sua casa, para conseguir pensar, e a partir daí, a história da um salto no tempo.

- Vai defender a paranormal ai Izzy? Vai me dizer que você nunca parou para pensar que se ela não sonhasse talvez não acontecesse?

Nesta segunda parte do livro passaram se 9 anos . Izzy e Lil são adultas com quase 18 anos, são líderes de torcida e muito populares, Matt seu amigo da infância tornou - se dependente químico e nunca mais voltou a falar com as meninas. Apesar do que aconteceu no passado delas, tudo parece perfeito até que coisas estranhas começam a acontecer com Izzy e o passado volta para assombrá-la.

“Não é porque crescemos que devíamos apagar os significados da nossa infância. Afinal, a infância era a parte da vida onde éramos mais inteiros.”



Sobre a estrutura do livro: A diagramação é boa, as letras são maiores confortável aos olhos, a capa é linda e tem tudo haver com a á história, já no quesito revisão perde - se pontos já que tem muitos errinhos, que não atrapalham mas por serem muitos fica incômodo.  

È inverno é uma obra bem diferente do que eu imaginava, esperei uma história infantil, mas me enganei muito. A obra carrega muita emoção, trás uma história marcante e cheia de ensinamentos.
O enredo começa lento e se transforma, trazendo no final um plot twist, infelizmente eu já tinha imaginado o que iria acontecer já que recentemente li um livro em que a reviravolta é a mesma, mas claro que um não anula o outro, na verdade até gostei de ver outro livro com um final parecido.
Os personagens me ganhara fácil, a autora construiu muito bem a personalidade de cada um. Izzy é curiosa, inteligente e bem articulada, Lil é meiga, frágil e assustada, Mat é explosivo, bravio e rancoroso e Sam é doce, alegre e cuidadoso. 
Essa história fala de superação, de encarar a vida como ela é, aceitar os acontecimentos e tentar ser feliz com o que se tem. È sobre amizade, distância e saudade. È sobre amor além da explicação e é sobre recomeços.
Recomendo a leitura á todos.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 4

1 comentários:

  1. Oi Rêh
    eu sou apaixonada por esse livro. Ele foi um dos melhores que li ano passado. Ele tem mesmo alguns errinhos de revisão, mas eu achei a história muito linda e a forma como ela foi construída é muito boa. O maior problema que tive lendo na verdade foi que achei as crianças meio adultas as vezes. E eles levam celular pra escola caramba! Sou contra hehe
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa