Resenha: Avassalador

Título: Avassalador
Duologia Destinados #1
Série: Saga dos Reinos
Autora: Josiane Veiga
Editora: Amazon
Páginas: 228
Ano: 2016

Oi, pessoal! Outro dia eu postei a resenha do livro Esmeralda, primeiro volume da Saga dos Reinos, da autora Josiane Veiga.

Eu simplesmente amei Esmeralda e por isso resolvi continuar lendo a série.

Em Avassalador, séculos depois da história narrada em Esmeralda, conhecemos um trio inusitado que vive no norte do reino de Bran: Andrew, filho de um lorde; Joshua, irmão bastardo de Andrew; e Elisabeth, uma órfã que foi prometida a Andrew. As três crianças, apesar de todas as dificuldades, criam entre si sólidos e inocentes laços de amizade.

Joshua, por ser bastardo, não tem sobrenome nem vez, rouba comida dos porcos para sobreviver e dorme sobre o feno do celeiro de Castelo Branco, propriedade de seu pai.

Elisabeth, por ser a futura esposa de Andrew, sofre nas mãos da futura sogra, Sophie, que quer transformá-la na esposa "perfeita": calada, submissa, que não levanta a voz nem o olhar para o marido, que cozinha, limpa, borda... Todo esse "aprendizado" vem acompanhado de castigos que traumatizam a criança, deixando-a calada e sem personalidade.

Já Andrew, é uma criança de coração puro e bondoso, que faz o que pode pelos dois amigos e torce pra que todos consigam ser felizes.

Porém, com a morte do pai, Andrew é mandado para a corte do reino de Masha para ser treinado para ser um lorde e passa mais de uma década longe.

Elisabeth cresce à sua espera e aprofunda sua amizade com Joshua, que se torna um homem forte, viril e completamente apaixonado pela futura cunhada.

Essa paixão proibida faz Joshua se deitar com inúmeras mulheres, pois, além de Elisabeth ser noiva de seu irmão, o fato de ser um bastardo jamais permitira que ele tivesse uma esposa.

Entretanto, Anna, irmã mais nova de Elisabeth e que foi enviada ainda nova para a corte de Bran, resolve dar as caras e tirar tudo da irmã por vingança. Por algum motivo deturpado, Anna odeia Elisabeth e logo se aproxima de Andrew, que está a passear pela corte de Bran.

Andrew, assim que põe os olhos em Anna, se apaixona por ela, mas a moça é articulada e maldosa e usa tudo a seu favor. Roubando o noivo da irmã, ela arma para que Elisabeth tenha que se casar com o asqueroso lorde Barton, um casheano sem escrúpulos e que maltrataria Elisabeth.

A única saída para se livrar do odioso casamento e da infelicidade eterna é se perdendo nos braços de outro homem.. Elisabeth se deita com Joshua e um presente de Andrew - um documento assinado pelo rei que o dá um sobrenome - permite que ele a despose.

Assim começa o sonho do casal, que logo se transforma em pesadelo pelas armações de Anna, que deseja mais que tudo ver a infelicidade da irmã e ter Joshua como amante.

Eu li Avassalador em pouquíssimo tempo. Assim como Esmeralda, a escrita da autora me prendeu desde a primeira página. Ela sabe como construir uma história e seus personagens.

Neste livro, temos personagens que conquistam nossa simpatia, mas ao mesmo tempo nos dão nos nervos.

Andrew tem o coração tão bom que diversas vezes se deixa fazer de bobo e acaba cometendo erros por seguir os conselhos errados. Algumas das suas atitudes, principalmente no final do livro, me deixaram extremamente chateada com ele.

Elisabeth, sem personalidade e traumatizada, muitas vezes é incapaz de dizer "não" ou de lutar pelo que quer e pelo que acha certo, se deixando levar pela correnteza. Apesar de entender como sua infância difícil a traumatizou, fico nervosa por ela simplesmente não fazer nada quando deveria.

Já Joshua deixa o ciúme tomar conta de si e faz atos impensáveis e até imperdoáveis. Fiquei muito magoada com uma atitude dele. E seus medos o impedem de dizer a verdade a Andrew, o que só complicará sua vida.

Assim, apesar do final bem crítico, o livro me deixou bem curiosa pra saber o que acontecerá e como terminará a história desse trio.

Encontrei diversos erros ortográficos na obra, assim como em Esmeralda, que me incomodaram um pouco, mas que, pela qualidade da história, não interfere na nota.

Aguardo vocês na resenha do próximo livro,  Arrebatador.

NOTA 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa