Resenha: Esmeralda


Título: Esmeralda
Série: A Saga dos Reinos
Autora: Josiane Veiga
Editora: Amazon
Páginas: 260
Ano: 2015

Olá, pessoal! Hoje venho falar de um livro bem intenso, cheio de todos os tipos de emoções e sentimentos.

Um mundo com três reinos e três deuses homônimos: Bran, Masha e Cashel.

Bran, o reino mais rico e poderoso, tem o povo com a pele branca e cabelos e olhos escuros.

Masha, aliado de Bran, tem o povo conhecido como "cabeças vermelhas", devido aos cabelos ruivos; além disso, os olhos da população são verdes como esmeraldas.

Cashel, reino cujo povo tem a pele negra e os cabelos crespos e escuros.

Os três reinos não se misturam, é proibido casamento entre os povos segundo o que a religião determina.

Mas existem os "imundos". Aqueles gerados entre dois povos diferentes. São frequentemente renegados e/ou escravizados. Principalmente quando um dos genitores é casheano. Se o imundo é homem, nasce com a pele negra e os olhos verdes ou escuros, características de um pai mashiano ou braiano. Se nasce mulher, a pele é branca e os cabelos vermelhos ou negros, a depender do pai. O que distingue uma "imunda" de uma "pura" é auréola dos seios, que é negra.

Assim é Esmeralda. Nascida mulher e imunda em um mundo que não tolera imundos e oprime e subjuga as mulheres.


Filha de Brione, ex-rainha de Cashel, que foi estuprada por um lorde mashiano e expulsa e repudiada pelo rei Lugus. Junto com ela, seu filho e príncipe, o pequeno Randu.

Brione morre quando Esmeralda era ainda muito nova, e Randu assume a responsabilidade de proteger a irmã. O amor dos dois é tão grande que Randu faz qualquer coisa por Esmeralda. E esta se sente triste e culpada por Randu não poder ter uma vida normal.

Determinada a se vingar de seu pai, que ainda desconhece, Esmeralda embarca numa viagem com um estranho chamado Cael, que quer sua ajuda para se vingar do pai e de Cedric, rei de Bran. Apesar de nunca terem se visto antes, o ruivo herdeiro de Masha, Cael, e a ruiva imunda de Cashel, Esmeralda, sentem uma conexão e logo tornam-se amigos.

Enquanto isso, Cedric de Bran afunda-se em autopiedade e amargura após ter sido abandonado pela noiva, a quem ele amava. Seguindo os conselhos de Iran, regente de Masha e amigo de seu falecido pai, ele aceita se casar com uma mashiana.

Assim começa a trama. Esmeralda assume o lugar da mashiana que se casaria com Cedric e se vê casada com ele. Cedric, ao mesmo tempo em que deixa claro que não a suporta, não consegue dizer não para a esposa. Ela sabe que não poderá se apaixonar por ele, pois a farsa logo será descoberta. Mas quem disse que a gente manda no coração?

Eu baixei esse e-book num dia em que ele estava gratuito e a sinopse me chamou atenção, além das muitas resenhas positivas.

O livro começa narrando a história de Brione, Iran e Atho, rei de Bran, no final da Guerra dos Mil Dias. E apesar de 20% do livro narrar esse passado, não é nenhum pouco cansativo. Pelo contrário, apenas instiga ainda mais.

O universo criado pela autora é incrível e ela faz questão de deixar inúmeras lições de moral dentro da história. Nos mostra o preconceito sofrido por negros, por mulheres, por gays.. E quebra todos eles nos mostrando que o amor é mais importante do que a cor da pele, do sexo ou da orientação sexual. Que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens e que, assim como os imundos, são pessoas como qualquer outra.

A trama é muito bem elaborada, com uma narrativa rica e sem pontas soltas. Uma história que definitivamente nos prende do começo ao fim.

E, apesar de apresentar alguns erros de ortografia que me incomodaram um pouco, é impossível eu não dar uma nota que não seja a máxima, por toda a beleza e riqueza do enredo.

Para quem gosta de ação, de aventura, de romance, de quebrar preconceitos, de mitologia... Eu indico Esmeralda.

NOTA 5

1 comentários:

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa