Primeira Impressão: A Mais Pura Verdade

Título: A mais pura verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora:  Novo Conceito
Ano: 2015
Lançamento: 23 de Março

Aviso: O livro será lançado dia 23 de Março. Esta é apenas uma primeira impressão de alguns capítulos de "A mais pura verdade" que nos foi enviado pela editora, mas será um livro que com toda certeza eu quero ler. Entrou direto na minha listinha de desejados e eu, se fosse vocês, já adicionava ele na listinha também.
PS: Em breve resenha do livro completo.

**

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido, um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.


Com uma máquina fotográfica, caderno e caneta, seu cachorro Beau, remédio e uma passagem de trem só de ida, entramos em uma aventura com Mark: uma criança de 12 anos que saiu de sua casa sem olhar para trás em busca de seu sonho que é Escalar o Monte Reinier.

Como vocês podem ter notado, o livro conta a história de um menino que porta um tipo de doença, da qual não vou contar pois o diferencial deste livro é não ficar falando disso. Como assim??? Mark odeia ser visto só pela sua doença, odeia que tenham pena dele porque é doente; ele se sente normal e só queria que as pessoas o vissem assim também.

O livro é cercado por palavras inspiradoras, e haicais (um tipo de poema com apenas três linhas e as linhas sempre têm o mesmo número de sílabas) e que fazem você repensar sobre sua vida.

"Mesmo há muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado" - Pág. 27

Mark é muito inteligente e nos conquista de uma forma que eu, com essas poucas páginas, me vi, apesar de tudo, de sua fuga, das coisas ruins que acontecem, torcendo por ele e para que chegue em segurança ao seu objetivo.
O livro é narrado por Mark, mas em alguns momentos temos a narrativa sobre a perspectiva da família, da polícia e por Jessie. Também temos Mark lembrando do passado, de alguns momentos felizes que passou com sua família e sua melhor amiga.

Imaginei–a com seus olhos castanhos, e como eles eram sérios e profundos, como ela conseguia enxergar o que sentia, com seu jeito calado, fazendo-me sentir melhor. Fechei os olhos por um instante e tentei senti-la.
Ali. Ali estava ela. Éramos tão próximos que nunca ficávamos afastados de verdade. – Pág. 26 e 27

A forma com que o autor dividiu os tempos foi de uma genialidade incrível: enquanto o que acontece com o garoto é contado nos capítulos 1, 2, 3... O que se passa com seus pais é contado nos capítulos 1½, 2½, 3½... Simplesmente sensacional!!!



Os capítulos são curtos e diretos e me pareceu que o autor decidiu não ficar perdendo tempo com detalhes, o que é bem comum em livros infanto-juvenil, mas esse fato não altera a qualidade da leitura. Para começar, a capa e o verso são lindos, por dentro também é todo trabalhado e a diagramação me agradou demais.


2 comentários:

  1. Oi Renata!

    Estou doido para conhecer a história do Mark *-*

    Também tenho essa prova aqui, mas ainda não li. Porém, será minha próxima leitura, haha ><

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jhonatan, sugiro que você leia é lindo demais esse livro,uma pena que é so a prova e adivinha ele acaba em uma parte que te deixa muito nervoso,nossa como eu queria ter terminado o livro pois a curiosidade foi a mil....

    Bjuh e leia a prova...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa