Resenha: Olho por Olho

Título: Olho por Olho
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 320


Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilha desde que você era pequena...

Alguma vez você já pensou em envergonhá-lo na frente de todos?

E, então, algumas vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição de revanche?

A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lilian e Mary em Olho por Olho.

No entanto de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar corações ofendidos.

Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender – se possível – os verdadeiros motivos que transformaram essas três meninas.

Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Inveja, traição, mentiras, vingança... É assim que começa o primeiro livro da trilogia Olho por Olho. Neste primeiro livro temos as autoras descrevendo cada uma das personagens principais já que é de suma importância conhece-las para entendermos o motivo de suas vinganças. Olho por Olho nos traz a história de três adolescentes: Kat, Mary e Lillia. Todas elas moram em Ilha Jar e estudam na mesma escola secundarista e todas com a sede de vingança em comum.

Kat era super amiga de Reenie e Lillia, foi abandonada por Rennie por que não concordar com a ideia de se popular na escola. Rennie que sempre teve todos ao seu controle, fica com raiva de Kat e a partir de então, faz questão de humilhá-la sempre que pode.

Lillia é praticamente o fantoche de Rennie, e uma das pessoas mais populares da escola anda sempre com seu grupinho de populares: Rennie, é claro, Reeve, Ashilin, Dereck, Pj e Alex que é de longe seu melhor amigo. Um belo dia descobre que Alex faz algo que a deixa com muita raiva e é capaz de tudo para destruí-lo

E, por fim, Mary, uma aluna nova ou nem tanto assim, que foi cruelmente humilhada por um rapaz na sua infância e teve que se mudar da ilha e passar um ano fazendo terapia e tratamentos e agora está de volta para fazer com que seu “amigo” ou o que ela achava que ele fosse, se sinta tão mal quanto ele a fez sentir.

Cada uma tem uma personalidade e cada uma sofreu alguma coisa no passado, cansadas de verem que seus inimigos só se saiam bem, e que o carma naquele caso não existia, elas resolvem que o melhor é não esperar o carma se voltar contra aqueles que as machucaram, elas mesmas serão o carma e farão justiça com as próprias mãos. 


"Meu celular toca, e estendo a mão para a cabeceira para pegá-lo. É um texto de um número que não conheço. ‘Aqui é carma. Eu sou uma vaca. Você conhece alguém que merece ser esbofeteado por uma vaca? '[...] O celular toca novamente. ‘Se conhece, encontre-me no Judy Blue Eyes, 2 da manhã. Senão, relaxe e aproveite o show'“.

O livro é muito bom, ele não só conta a história como mostra também várias questões que cercam muitos adolescentes como bebedeira, drogas, suicídio e como o bullying pode ser perigoso e ter consequências graves.

[...] Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você.

O diferencial do livro que o leva a ser mais tenso e traz um ar de suspense, é o fato de que durante a história cada capítulo do livro é narrado por uma das três jovens alternando entre o ponto de vista de cada uma e através disso conhecemos os motivos de cada uma para querer se vingar. É interessante a história ser narrada por pontos de vistas diferentes, isso fez com que eu me sentisse mais inserida na trama.

O livro me decepcionou no quesito vingança, pois achei que as vinganças delas seriam mais elaboradas estilo Revenge, só que adolescente, mas não, é cada vingancinha infantil que eu fiquei com vergonha delas. Conforme vamos avançando na leitura, vemos o motivo real de vingança e só uma delas faz sentido, os outros são só briguinhas bobas mesmo e mal entendido. E o que nãome agradou no livro são eventos inexplicáveis que ocorrem durante a trama. Achei sem motivo e sem necessidade, por enquanto estou deixando passar esse fato; ainda não tenho informações concretas para dizer com propriedade o que achei disso tudo pois ainda não li o segundo livro, mas espero que esse evento tenha uma explicação e que seja coerente.

Olho por olho é um livro bom de ser lido, leve, de escrita fácil e dinâmica e bom para passar o tempo, pois querendo ou não, ele tem o poder de te prender. A narrativa e te deixa curioso para saber o que vai acontecer com as garotas, mas não me surpreendi com nada. Está certo que terá uma continuação e pode ser que tudo se encaixe, mas senti falta de um final bombástico que te faz ir correndo pegar o próximo livro.


NOTA: 3

6 comentários:

  1. Sempre vejo esse livro na livraria e fico tipo compro-não-compro! Adorei a resenha! Achi que vou ler e tirar minhas próprias conclusões! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júh me desanimei com o livro pelo fato de estar esperando vinganças e motivos mais fortes e polêmicos, que não foi o caso,mais de qualquer forma é uma leitura boa de se fazer...Leia sim

      Excluir
  2. Olá meninas amei a resenha!!
    Amo esses livros que tem um quê de suspense...
    Beijos!
    http://clubedolivro15.blogspot.com.br/
    Giuli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Clube do livro...Então comprei pelo mesmo motivo,mais um conselho quando for lê-lo não vá com expectativas altas senão corre o risco de se decepcionar...

      Excluir
  3. Aahh! Eu não lembrava o título desse livro e eu queria muito ler! Agora desanimei :/ Vingancinha besta e infantil? '~' Tô fora! Maas gostei da resenha \o

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonatan sem querer acabar com o clima mais sim,a vingança delas isto em ambos os livros, pois ja li o segundo,são coisas nada haver sabe e já adiantando, o próximo me desanimou ainda mais... È uma pena pois eu queia muito mesmo ter amado os livros...
      Beijúh obrigada por nos acompanhar

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa