Resenha: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Título: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Mês/Ano: 04/2015
Páginas: 240

O que têm em comum um gato desaparecido, um prodígio da informática, o poeta Samuel Taylor Coleridge, física quântica, um cronologista de mais de 200 anos e um monge eletrônico que acredita que o mundo é rosa?
Aparentemente, nada. Até que o peculiar detetive particular Dirk Gently entra em cena para provar a interconexão fundamental de todas as coisas ao solucionar um misterioso assassinato, auxiliar um misterioso professor, desvendar um misterioso mistério, comer um monte de pizza - e, de quebra, salvar toda a humanidade da extinção (sem custos adicionais).

Olá, pessoal! A resenha de hoje é do livro Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, cujo personagem principal não é Dirk Gently, também conhecido com Dirk Cjelli, ou Svlad Cjelli... Enfim!
O livro gira em torno, a princípio, do assassinato de Gordon Way, chefe de Richard McDuff. Ao desenrolar da história, e da investigação, obviamente (que supostamente é do assassinato de Gordon), percebemos que, na verdade, não é nada disso! Complicado, né?
Eu diria que o livro é um misto de diversas coisas não impossíveis, mas improváveis, afinal:

"- [...] Em um nível quântico, todos os acontecimentos são regidos por probabilidades...
- Em um nível quântico e, por conseguinte, em todos os níveis - interrompeu Dirk. - Embora, em qualquer nível acima do subatômico, o efeito cumulativo dessas probabilidades seja, no desenrolar normal dos acontecimentos, indistinguível do efeito das leis físicas rígidas. Prossiga."

Voltando ao assassinato de Gordon Way - que é viciado em trabalho e enche a secretária eletrônica dos outros com mensagens que ele acha que mais tarde considerará importantes -, Richard é levado a crer que é o principal suspeito e que a polícia está atrás dele.. Ele vai então até a agência de Dirk que é, como posso dizer, um verdadeiro charlatão! Mesmo ele tendo razão em tudo o que diz! Aliás, foi Dirk que deixou Richard paranóico com a história de que ele era suspeito de ter assassinado o chato do Gordon.

AGÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES HOLÍSTICAS
DIRK GENTLY

Solucionamos qualquer crime
Encontramos qualquer pessoa
Ligue hoje mesmo para obter qualquer solução para qualquer problema
(Especializados em gatos desaparecidos e divórcios complicados)
Peckender St., 33a, Londres N1 01-354 9112

Com o passar da história, que acontece em menos de dois dias, vamos descobrindo algumas coisas estranhas... E percebemos que não é um caso comum de assassinato. Apesar de não ser isso o que Dirk investiga. O espertalhão é egoísta, mas incontestavelmente inteligente. Enquanto Richard pensa que Dirk o está ajudando com o caso de Gordon, o "investigador" está na verdade investigando coisas não impossíveis, mas improváveis de acontecer.
E depois percebemos que tudo está interligado: o Monge Eletrônico, o patético Michael Wenton-Weakes, o falecido Coleridge, Richard, Dirk, Sarah - a menininha que aparece no começo do livro -, e Reg.
Esqueci de falar de Reg. Ele é muito importante, afinal ele é o "dono" da máquina do tempo! Querem saber mais? Vão ter que descobrir lendo o livro.

Confesso que o começo do livro é bastante chato e cansativo. Não tem aquele mistério todo que te faz querer virar a página. Pelo menos não comigo. Mas tudo é bastante importante para o desenrolar da história. Da metade do livro em diante o livro começa a ficar bom. Se bem me lembro é quando Dirk entra na história. Gostei dele! Um personagem bem montado, inteligente e muito, muito louco.
O final do livro é bem legal.. Gostei muito! Gostei do desenrolar da história, do enredo, dos personagens...
Vi comentários de pessoas que o acharam super engraçado. Eu particularmente não vi essa graça toda. Talvez seja meu humor fora do normal. Mas é um livro que tem uma leitura bastante leve. Gostei muito das partes de Richard, gostei muito do personagem também.
Mas, a pergunta que não quer calar: o que aconteceu com o fantasma de Gordon?
Acho que vocês vão gostar do livro. Eu recomendo!
Abaixo, segue a fatura revisada com todos os gastos:

"Detecção e triangulação dos vetores de interconexão de todas as coisas: 150 libras. [...] Seguir as coordenadas resultantes até uma praia nas Bahamas, deslocamento e hospedagem... Meras 1.500 libras. As acomodações eram, é claro, penosamente modestas. [...] Sofrimento face ao ceticismo desolador infligido pelo cliente + bebidas: 327,50 libras.
[...]
Serviço: salvar a humanidade da extinção total - sem custos adicionais"

O livro foi brinde da Editora Arqueiro, nossa parceira, e veio numa embalagem super especial, com um marcador que eu adorei:


Para saber mais sobre o livro, inclusive onde comprá-lo, basta clicar aqui. Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently é o segundo livro mais vendido da Arqueiro este mês.

Espero que tenham gostado.. Beijos e até a próxima!

NOTA: 4

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa