Autor da Semana: George R. R. Martin

O autor dessa semana é George R. R. Martin, conhecido por ser autor da série As Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem à serie de TV Game of Thrones.
George Raymond Richard Martin nasceu em 20 de setembro de 1948 em Bayonne, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ele é roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia.
De família humilde, o escritor viveu muitos anos com sua família em casas populares em Bayonne, construídas pelo governo local para abrigar pessoas de baixa renda.
Em sua adolescência, Martin era viciado em livros e histórias em quadrinhos e sua motivação para ser escritor veio de uma carta que ele recebeu do editor de Quarteto Fantástico junto com a edição de novembro de 1968 da revista. É fã assumido de JRR Tolkien e afirma que se inspirou nele para criar suas obras.
Martin tem mestrado em Jornalismo e começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970. Apesar de uma de suas histórias ter sido rejeitada por diferentes revistas 42 vezes, ele nunca se desencorajou. Durante a década de 1980 ele se tornou roteirista de séries de TV e editor de livros. A série Wild Cards, que completou 20 anos em 2012, conta com mais de vinte volumes, todos sob a direção e edição de Martin. A série, inclusive, ganhou mais fama depois de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo, por conta do nome do autor.
As Crônicas de Gelo e Fogo, que originalmente seria uma trilogia, teve seus três primeiros volumes lançados no começo da década de 1990: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis e A Tormenta de Espadas. Em 2005, no entanto, Martin lançou o quarto volume da série: O Festim dos Corvos. O quinto livro da série, A Dança dos Dragões, foi lançado seis anos depois. A série contará com sete livros e os leitores (inclusive eu) aguardam ansiosamente o lançamento dos dois últimos volumes, que terá por nomes: Os Ventos do Inverno e A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera, em tradução literal); este último ainda sem título traduzido pela editora brasileira.
Outras obras conhecidas de Martin são: A Morte da Luz (1977); O Cavaleiro Andante (1998), A Espada Juramentada (2003) e O Cavaleiro Misterioso - estes três contos, que se passam em Westeros - foram compilados pela LeYa em um único livro: O Cavaleiro dos Sete Reinos; e O Dragão de Gelo, livro infantil publicado originalmente em 1980, mas que ganhou uma versão ilustrada em 2006. No Brasil ele foi publicado recentemente pela LeYa, a mesma editora que publica As Crônicas de Gelo e Fogo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa