Resenha: Que Falta Você Me Faz


Título: Que Falta Você Me Faz
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro 
Ano: 2015
Páginas: 368

Sinopse: Dezoito anos se passaram desde que a detetive Kat Donovan sofreu as maiores perdas de sua vida: a morte do pai e o fim do relacionamento com o noivo. Foram dois acontecimentos muito bruscos que ela ainda não conseguiu superar totalmente, mas, no dia a dia, prefere não pensar muito nisso.
Contudo, de uma só vez, essas duas feridas voltam a se abrir. Ao saber que o assassino de seu pai será executado, Kat resolve ter uma conversa com ele para esclarecer o caso. Mas o homem nega a autoria, dizendo que foi obrigado a confessar o crime, e ela acaba ficando com mais dúvidas.
Ao mesmo tempo, a detetive é procurada por um garoto que acredita que a mãe está desaparecida. Sem entender por que o adolescente insiste que ela, e não um outro policial, investigue o caso, Kat descobre que o sumiço está relacionado a seu ex-noivo e a um site de relacionamentos.
Lidando com dois casos simultâneos, ela decide seguir em frente com as investigações, mesmo que todos ao seu redor tentem dissuadi-la disso. Determinada, Kat trabalha segundo suas emoções, e a intuição lhe diz que ela não deve desistir.
Neste livro, mais uma vez Harlan Coben trata de perigos e riscos que podem estar mais próximos da nossa realidade do que se imagina. O resultado é um romance instigante que traça um cenário verossímil e impactante, fazendo um alerta para ameaças atuais que rondam nosso mundo virtual.




Katarina Donavan "Kat" é uma detetive da Polícia de Nova York. É uma mulher determinada, porém não consegue lidar com assuntos inacabados: o assassinato de seu pai Henry Donavan, que era detetive de homicídios, e o término do noivado com Jeff Raynes são fantasmas do passado que voltaram recentemente para assombra-lá. 

"Kat era a única policial que ainda frequentava o lugar. Os outros voltavam direto para casa depois do turno ou seguiam para algum encontro dos Alcoólicos Anônimos. Mas ela ainda gostava de dar uma passada pelo pub e ocupar o antigo banco do pai com todos os fantasmas que rondavam por perto, especialmente presentes naquela noite, uma vez que o assassinato de seu pai havia voltado a assombrá-la. O que ela queria era apenas estar ali, sentindo a presença do velho e se fortalecendo com ela, por mais cafona que isso pudesse parecer

Monte Leburne, o criminoso que havia confessado ter matado seu pai está a beira da morte e Kat resolve então fazer uma última visita a ele para tentar entender tudo o que aconteceu. Relutante, ele acaba confessando que não matou seu pai, só assumiu a culpa. Agora, mais do que nunca, ela quer colocar os pingos nos is. 

Em um outro momento, Gerrard Ramington se prepara para pedir Vanessa Moreau em casamento, porém não imaginava que seus planos tomariam um rumo bem diferente. Gerrard não sabe onde está, tudo se resume em escuridão até que de repente sente um cheiro a sua volta que lembra terra. Tentou levantar as mãos e o corpo, mas estava preso. Tentou levantar os pés com um impulso e sentiu que havia algo de madeira em cima dele. De repente ouviu passos e percebeu que o som vinha de cima, com isso teve certeza... ele estava debaixo da terra, enterrado!

"Estou debaixo da terra, concluiu.
Enterrado ou soterrado.
Foi aí que ele realmente começou a gritar."

Depois desta revelação de Monte, Kat decide voltar para a delegacia e começar uma nova investigação sobre o assassinato de seu pai, porem ao chegar no local Chaz Faircloth, parceiro de Kat, avisa a detetive que tem um garoto querendo falar com ela, somente com ela. O garoto se chama Brandon Phelps e queria a ajuda de Kat para encontrar sua mãe Dana Phelps, que tinha ido viajar com o namorado e não dera mais notícias depois disso. Não fazia muitos dias que o casal tinha ido viajar e na verdade nem se tinha o suficiente para abrir um caso com as informações que o garoto passou, mas Brandon estava preocupado e só Kat poderia entender e ajudar. 

Em meio a todos esses acontecimentos, Stacy (melhor amiga de Kat) decide que é hora de acabar com a solidão da amiga e sem que ela saiba cria um perfil em um site de relacionamentos chamado Você Faz Meu Tipo. Sem muita expectativa, Kat entra no site e começa a passar pelos perfis de pretendentes quando de repente se depara com o perfil de Jeff Raynes, seu ex-namorado e único amor. Aproveitando que o vinho que estava tomando já tinha subido à cabeça, Kat cria coragem e clica no perfil de Jeff para tentar falar com ele, porém uma notícia cai como uma bomba em sua cabeça: Kat descobre que ele é viúvo e tem uma filha.


"[...] descoberta da paixão, o assassinato do pai, o término do noivado, a captura do assassino... todos esses episódios eram capítulos de um mesmo livro que precisavam de um ponto final até então inexistente. Olhando para trás, Kat podia ver quantas mentiras havia contado para si mesma. A verdade era que ela nunca compreendera direito os motivos de Jeff para abandoná-la."

Por incrível que pareça, de alguma forma todas essas histórias estão interligadas. Quem é Brandon? Porque ele foi atrás de Kat? Qual ligação de Dana com Kat? Quem realmente matou Henry? Por qual motivo Kat tem a sensação que alguém está escondendo o jogo? Nesse jogo de mentiras, será que tem alguém capaz de ajudá-la?


" Resgatar um amor do passado nem sempre é a melhor das ideias "

Esse livro é o primeiro que leio do autor e só posso dizer que eu simplesmente amei de paixão! Harlan vai liberando aos poucos algumas informações que deixam tanto a personagem Kat curiosa e intrigada quanto nós, leitores. Eu me senti como se fosse a parceira de Kat nesta investigação, senti tudo o que ela sentia: raiva, tensão, tristeza… Esse livro nos faz sentir toda a angustia dela e ficamos na torcida para que tudo dê certo no final. Falando em final... o desse livro foi sensacional! Quem gosta de romance policial tem que comprar já este livro; ele é incrível. Li bem rapidinho, pois não conseguia largar e precisava de mais informações.

O que mais me deixou boba é que não teve nada que eu não gostei. A história é boa, os acontecimentos fazem sentido, o fato de ter várias histórias dentro do livro não prejudicou, pois o autor soube conduzir e finalizar tudo e os personagens são muito bons, principalmente as femininas que são bem fortes.
 Além disso tudo, Harlan nos mostra os perigos que podemos encontrar na internet. Ele faz um alerta para que se tome cuidado com o que você faz e as informações que você compartilha, pois sempre vão existir pessoas que querem se aproveitar de outras, virtualmente ou não. 

Pra finalizar, pois a resenha já ficou maior do que eu esperava, digo que, sem dúvidas Que Falta Você Me Faz está entre os melhores livros do gênero romance policial que já li. Super indico a leitura.

E já aviso: Que Falta Você Me Faz vai virar filme!! A Warner Bros já está escrevendo o roteiro!.Outro livro do Harlan que também vai ganhar adaptação para o cinema, este pela Paramount, é o Seis Anos Depois, estrelando Hugh Jackman. Não Conte a Ninguém, que já tem uma adaptação francesa, também ganhará uma versão americana, nas mãos da Universal.

Nota: 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa