Resenha: A Lâmina da Assassina


Título: A Lâmina da Assassina
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Ano: 2015
Páginas: 402














Implacável. Sedutora. Letal. Assassina de Adarlan é tudo isso. Sua fama ultrapassa os muros de Forte da Fenda, mais brilhantes que as torres do castelo de vidro, onde o usurpador governa com mão de ferro o destino de todos em Erilea. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Seu caminho rumo à fama estava escrito nas estrelas, sob a bênção da constelação do cervo branco, o Senhor do Norte, o mítico espírito de Terrasen.
Não à toa Celaena Sardothien é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras. Assim como também o é seu estranho código de honra. Seu aguçado senso de justiça. Única, ela foi criada nas sarjetas. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e pelo próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?
Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda a sua tripulação; um encontro com uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários - o próprio coração.


A Assassina e o Lorde Pirata
Neste conto, Celaena recebe uma missão de seu mestre, Arobynn: ela deve ir, junto com Sam - outro assassino da guilda e seu rival -, à baía das Caveiras, a ilha dos piratas, receber um pagamento de Rolfe, o Lorde Pirata. O pagamento é referente ao assassinato se três dos assassinos da guilda, que foram mortos por piratas de Rolfe.
Ao chegarem à ilha e encontrarem-se com o Lorde Pirata, Celaena e Sam descobrem que os negócios de Arobynn com Rolfe são outros e são muito, muito piores do que imaginavam: compra e venda de escravos. Indignados, os assassinos armam um plano para libertar os escravos e quebrar o acordo entre Arobynn e o Lorde Pirata.
Será que eles vão conseguir?

A Assassina e a Curandeira
Em A Assassina e a Curandeira, Celaena se encontra em uma patética cidade de Melisande: Innish. Tão patética que nem consta no mapa.
Mas o que a assassina faz em um lugar tosco como esse? Aguardando um navio para atravessar o Golfo de Oro em direção a Yurpa, onde atravessará o deserto Vermelho e se encontrará com os Assassinos Silenciosos.
Enquanto aguarda por três dias o navio, Celaena se hospeda na melhor estalagem de Innish: Porco Branco. Uma pocilga com nome de estalagem. Com o sangue fervendo por uma briga, Celaena salva a atendente do bar da estalagem, Yrene, de um bando de mercenários.
Grata por ter tido sua vida salva, Yrene se oferece para cuidar do ferimento no braço de Celaena e conta para a Assassina a sua história: Yrene é descendente de curandeiros e tem o sonho de ir para Antica estudar na Torre Cesme, a academia de curandeiros do outro continente.
No que dará esse encontro?

A Assassina e o Deserto
Em A Assassina e o Deserto, Celaena viaja até a guilda dos assassinos silenciosos para treinar com o Mestre Mudo e receber dele uma carta de recomendação, a qual deve entregar a Arobynn.
Entretanto, para ser treinada pelo mestre dos assassinos silenciosos, Celaena deve provar ser digna do treinamento dele. Deve deixar a arrogância e o orgulho de lado e aprender a ser humilde e a se curvar diante dos mais simples.
Enquanto está na fortaleza, Celaena conhece e se torna amiga de Ansel, uma garota com uma história triste e que finge ser o que não é.
Celaena aprende muito no mês em que passou na fortaleza dos assassinos: se torna mais observadora, atenta, cautelosa, corajosa, humilde e.. feliz.
Quando Lorde Berick ataca a guilda com o intuito de levar a cabeça do mestre para o Rei de Adarlan e assim quebrar o embargo comercial que foi imposto sobre Xandria, Celaena se vê dividida entre ir para casa, para Forte da Fenda, para Arobynn e para Sam, ou voltar à fortaleza e ajudar a salvar o lugar que, de certa forma, aprendeu a amar.
Qual será a decisão da Assassina de Adarlan?

A Assassina e o Submundo
Depois que Celaena retorna do Deserto Vermelho para a Fortaleza dos Assassinos em Forte da Fenda, ela recebe uma missão de Arobynn: matar Doneval e recuperar uns documentos que estão com ele. O motivo? Doneval é acusado de tentar traficar escravos de Melisande.
Neste conto, Celaena descobre muitas coisas, principalmente a respeito de Sam e de seus sentimentos por ele. Os dois, antes rivais, se tornam amigos e, aos poucos, a relação entre eles vai se estreitando.
Ele pede ajuda a Sam na missão para matar Doneval; não que ela precise de ajuda, mas para ficar mais perto dele, como uma forma de agradecer por tudo o que o garoto fez por ela.
Depois de ter sua vida salva por ele mais uma vez, Celaena compra sua liberdade: paga a Arobynn uma grande quantia de ouro, mas por não conseguir se despedir do mentor fica ainda mais uns dias na Fortaleza.
Até que uma descoberta muda tudo!
O que será que a assassina vai fazer com as informações que descobriu? E quanto à Sam e aos seus sentimentos por ele?

A Assassina e o Império
Neste último conto, Celaena e Sam deixam a Fortaleza dos Assassinos e vão morar em um apartamento comprado por Celaena. Porém, como Celaena gastou quase toda a sua fortuna pagando a rescisão por deixarem a Guilda dos Assassinos, eles precisam urgentemente de um contrato.
E quando Sam consegue uma missão, eles vêem uma luz no fim do tunel, uma saída, afinal. A missão, entretanto, não é nada fácil. Eles terão que ter sucesso onde antes muitos outros tentaram e falharam: matar os reis do crime de Forte da Fenda, Ioan Jayne e Rourke Farran.
A decisão é difícil, mas, tomados pela necessidade de ir embora de Forte da Fenda ou até mesmo de Erilea, o casal aceita.
A missão, apesar de extremamente calculada e planejada, não dá certo. Sam cai numa armadilha e Celaena é a responsável por tirá-lo da confusão ou vingá-lo.
Se eles cairam numa armadilha foi somente porque alguém os traiu. Mas quem?
Será que nossa heroína conseguirá salvar o dia e suas vidas mais uma vez? Ou falhará?

❤❤❤

- Meu nome é Celaena Sardothien - sussurrou ela -, e não vou sentir medo.
O carro atravessou a muralha e parou.
Celaena elevou a cabeça.
A porta foi destrancada e escancarada, inundando o espaço com luz cinza. Guardas esticaram os braços até ela, meras sombras contra a luz. Celaena deixou que a segurassem, deixou que a puxassem da carruagem.
Não terei medo.
Celaena Sardothien ergueu o queixo e caminhou para as Minas de Sal de Endovier.

Que livro, gente! Que livro!
Esse é o tipo de livro que te faz passar a noite em claro lendo. E o bom dele é que dá pra ser lido por quem ainda não leu os da série.
Mas, para você que já leu Trono de Vidro e Coroa da Meia-noite, este post pode ter spoilers.
Os cinco contos são sequênciais e contam a história de Cealena meses antes de ser enviada para Endovier.
Sarah foi cruel em fazer eu me apaixonar por Sam para depois acontecer com ele o que a gente já sabe. E, assim como eu, tenho certeza que vocês também vão amar o personagem.
Eu protelei o último conto por alguns dias porque não estava preparada emocionalmente para o que eu sabia que ia acontecer. Mas no fim a curiosidade falou mais alto e eu terminei. Celaena é, definitivamente, minha personagem favorita! A Assassina de Adarlan é incrível e sua história inacreditável.
Enfim, leiam. Vocês irão adorar!
Por enquanto o que me resta é esperar por Herdeira de Fogo que será lançado no final de julho.

Aproveitem e leia as resenhas de Trono de Vidro e Coroa da Meia-noite.

NOTA: 5

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa