Autora do Mês: Cecília Meireles


"Tentei, porém nada fiz...
Muito, da vida, eu já quis.
Já quis... mas não quero mais..."

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901, filha de um funcionário de banco e uma professora.
Contudo Cecília  foi filha órfã criada por sua avó paterna.. Aos nove anos, ela começou a escrever poesia. Estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional.
Aos dezoito anos de idade, Cecília Meireles publicou seu primeiro livro de poesias, Espectros, um conjunto de sonetos simbolistas. Embora vivesse sob a influência do Modernismo, apresentava ainda, em sua obra, heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Gongorismo, Romantismo, Parnasianismo, Realismo e Surrealismo, razão pela qual a sua poesia é considerada atemporal.
Aos 21 anos casou-se com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Voltou a se casar, no ano de 1940, quando se uniu ao professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo, falecido em 1972. Dentre as três filhas que teve, a mais conhecida é Maria Fernanda que se tornou atriz.
Cecília Meireles atuou ainda como jornalista. Em 1934, fundou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Ela tinha um carinho especial pela literatura infantil, consequentemente pela educação infantil.  Os poemas não ficam restritos as crianças, encantaram as demais faixas etárias. Cecilia escreveu não apenas ao Universo literário mas também ao religioso, por ser católica escreveu alguns textos em homenagem a santos, entre eles está O Romance de Santa Cecília.
Algumas das obras de Cecília são: Ou Isto ou Aquilo, Espectro, Poema dos Poemas, O Espírito Vitorioso, Mar Absoluto, A Rosa, Obra Poética, Solombra, Escolha o Seu Sonho, entre outros...

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa