Resenha: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática

Título: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2016


Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro.



"Aprendi também que a nossa história fortalece a gente. Tudo muda o tempo todo, já cantou o Lulu. E muda quando menos esperamos." Pg. 267



Tetê poderia ter 'desastrada' como nome, mas os pais dela escolheram Teanira (sim, e ela quis morrer por isso). Como se já não bastasse ter um nome diferente, a menina sempre sofreu na escola com um monte de apelidos sobre sua aparência. Tudo muda quando o pai dela perde o emprego e ela precisa morar na casa dos avós em Copacabana.

"[...] Porque, para uma pessoa tímida, que foi ignorada e muitíssimo zoada com apelidos hilários (só que não) e piadinhas inacreditáveis na escola anterior, mudar de colégio pode ser um pesadelo. Para uma pessoa que, além disso, tem a autoestima no pé, se acha feia e desajeitada, e transpira mais que a maioria das pessoas, mudanças como essa são mais que um pesadelo: são uma trágica realidade." Pg. 30

Além de lidar com uma família louca, Tetê ainda precisa controlar o medo do novo colégio. Não demorou muito para que se aproximasse de outros excluídos (Davi e Zeca) como ela. A menina nem imaginava, mas eles se tornariam seus melhores amigos.
Erick logo apareceu para acabar com os planos de Tetê de nunca mais se apaixonar por alguém. E adivinhem? Além de popular, ele namorava a menina mais bonita do colégio. Mas calma que não é só isso!

"Mas eu não estava deprê. Mesmo desolada com a constatação de que jamais teria nada com o menino mais lindo de todos, eu estava feliz. Sobrancelhuda, com o sensacional apelido de "Peido", sonhando com um romance impossível, mas feliz." Pg. 72


Com a ajuda de Zeca, um de seus melhores amigos, Tetê passa a olhar mais para si mesma, tornando-se mais segura e, consequentemente, chamando mais atenção. A partir daí ela percebe que as vezes é necessário sair da zona de conforto e respirar novos ares.

"A gente costuma pôr a culpa das coisas nos outros e em geral espera que os outros mudem, que o mundo mude, mas a verdade que eu descobri é que nada muda. Mas se a gente der um passo, um passinho que seja em direção a fazer algo diferente pela gente mesma e modificar quem a gente é, plim! A mágica acontece e tudo muda ao nosso redor! Até as pessoas mudam! Na verdade, eu acho que o que muda é nosso jeito de ver tudo." Pg. 262

Mas como a vida não é feita apenas de coisas boas, muitas confusões ainda vão acontecer e deixarão a menina de cabelo em pé. Ela vai descobrir que todo mundo tem um lado que não mostra para ninguém e como nos surpreendemos com as pessoas, tanto de forma positiva como negativa.

"Como as pessoas são diferentes por dentro! Como as aparências enganam! Como a gente coloca uma armadura para não mostrar quem é por dentro..." Pg. 250

Atenção para o kit MARAVILHOSO que a editora me envidou. Lindos! *-*

Nostalgia. É essa a palavra do maior sentimento que senti ao ler essa coisa linda escrita pelas mãos da Thalita. Quase havia me esquecido dessa escrita tão envolvente e jovem que logo no primeiro capítulo me cativou e me fez lembrar da primeira vez que li um livro dela (Tudo por um namorado).

Tive a felicidade de conhecer essa pessoa linda em um Encontro de Livreiros e Blogueiros (vejam o post) em que ela compareceu justamente para falar sobre a obra. Em um momento do encontro, perguntaram se algum convidado teria alguma pergunta e ninguém se pronunciou. Tomei coragem e fiz algo que nunca me imaginei fazendo: EU LEVANTEI A MÃO E FIZ UMA PERGUNTA!!! Euzinha, que já fui a pessoa mais tímida do universo.
Então perguntei se Thalita teria interesse em escrever sobre algum personagem gay e ela disse que em Confissões eu conheceria e amaria o Zeca. Ela não poderia estar mais certa! Eu estava lendo enquanto andava no meio da rua (tropeçando e esbarrando nas pessoas), pensando no quanto eu queria um amigo como o Zeca e em como ele era tão real pra mim. Com certeza meu personagem preferido.


O livro é muito mais divertido do que parece. Eu que me controlei bastante para não revelar um monte de coisas, mas quando terminarem de ler, CORRAM para conversar comigo, ok?
O que posso dizer agora é que "Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática" é tão gostoso, engraçado e rápido de ler que eu indico para TODOS. Sem exceção. Quero que todo mundo tenha o prazer de conhecer essa história mega divertida e esses personagens que dá vontade de guardar em um potinho.


NOTA: 5

15 comentários:

  1. Ai, eu sempre gostei de ler, porem ando meio sem tempo, mas fiquei mega curiosa para ler, eu vi sua fotinha no ig com a Thalita
    Um super beijo
    www.flocosdemenina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que viu. *-* E leia sim, também ando super sem tempo, mas sempre dou um jeitinho. haha
      Beijo!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?

    Tatty, sua resenha está linda, e deu para perceber o quanto curtiu a leitura. A capa do livro é linda, tanto que me chamou a atenção de primeira, no entanto, a premissa da obra não me atraiu ao ponto de eu desejar tê-lo em mãos ou colocá-lo na minha lista de leitura. Mas quem sabe um dia eu me arrisque em suas páginas?!

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A capa é maravilhosa, não é? Eu fiquei encantada!
      Olha, não diria que somos o público-alvo da autora, mas eu gostei bastante da leitura. Espero que leia e goste tanto quanto eu.
      Beijão, Dai!

      Excluir
  3. Oi!
    A Thalita é uma autora bem legal e eu a conheço já tem um bom tempo, mas nunca li uma de suas obras. A capa é realmente uma graça e gostei de saber que você adorou a leitura. Mas, como a autora mesma disse em uma entrevista, ela curte literatura juvenil e comercial, o que não faz muito meu estilo. Em um futuro, de férias,talveuz eu pegue pra ler, só pra descontrair. beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Nuccia. A escrita da Thalita é algo bem adolescente mesmo, mas já leio tendo em mente que não sou o público dela, e continuo amando.
      Leia sim, é encantador, viu?
      Beijo!

      Excluir
  4. oi,
    Nunca li nada da autora, mas sempre vejo um reboliço entre as adolescentes. Eu mesmo não sendo uma adolescente, me sinto uma rsrsrs adoro livros com uma leitura leve e melhor ainda quando é acompanhada com boas risadas.
    Parabéns pela resenha
    Vou colocar na minha lista, ler e ir correndo conversar com você rsrs
    Bejijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me sinto assim, Daya. De vez em quando é bom ler um livro mais descontraído, só pra distrair, não? Eu adoro!
      E espero que goste do livro tanto quanto eu.
      Beijoo!

      Excluir
  5. Olá!

    Eu li e não achei tudo isso. Adorei o Zeca, mas achei que os diálogos foram um tanto forçados. Não sei, na verdade, sei sim, não sou o público alvo da Thalita, então dificilmente curtirei algo dela...

    ResponderExcluir
  6. Olá! O kit é lindo e a capa também. Fico feliz que tenhas gostado da leitura, mas as histórias que a Thalita escreve não me chamam muita atenção. Já li livros com temáticas adolescentes, mas eram premissas bem diferentes. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler uma resenha do livro. Adoro a Thalita e com certeza lerei esse quando tiver chanec. Sua resenha ficou diva. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ah, que bom saber que você gostou desse livro tanto quanto eu! Esse foi meu primeiro contato com uma obra da autora e simplesmente amei, me diverti muito com a Tetê, também achei o livro bem gostoso e engraçado, e achei o Zeca o máximo! Realmente dá vontade de guardar os personagens em um potinho. *-*

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá... tudo bem??
    Bom eu acho a capa desse livro a coisa mais linda deste mundo todo rsrs... a mesclagem das cores ficaram ótimas!!!, porém não me senti cativada pelo enredo, embora eu goste muito de livros adolescentes... claro que se eu for parar para pensar em seu entusiasmo, talvez eu leria, para conhecer o Zeca... Xero!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Tatty!!
    Eu não conheço ainda a escrita da Thalita, mas o livro tem uma premissa muito boa.
    Eu sofri bullyng na infância e adolescência, então acho que me identificaria muito com a personagem, acho muito legal terem livros assim voltado para o publico adolescente, principalmente de maneira leve para ajudar algumas meninas a lidar com essa situação, porque muitas vezes isso deixa estragos na auto-estima para a vida inteira.
    Parabéns pela resenha, com certeza leria!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu li anteriormente a sua resenha, uma outra trazendo diversos pontos negativos sobre o livro. Porém, eu ainda assim queria ler por adorar livros adolescentes. Fiquei feliz por você ter gostado e apresentado uma nova visão, que é de quem gostou do livro. Espero ler e gostar assim como você.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa