Resenha: Menina Má

Título: Menina Má
Autor: William March
Editora: Darkside
Páginas: 262
Ano: 2016



Sinopse: Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também


"Se eu der para você uma cesta de beijinhos, o que você me dá de volta?"



Em Menina Má vamos conhecer Rhoda Penmark e sua mãe Christine. Rhoda Penmark é uma garotinha incrivelmente adorável. Tem apenas 8 anos, mas é um exemplo para todos: completamente organizada, independente, estudiosa e assídua tanto na escola quanto nos encontros na igreja aos domingos.


Os adjetivos mais usados por todos ao falar de sua filha eram "singular", "modesta" ou "tradicional"; e a Sra. Penmark, de pé no umbral, sorriu, concordando e imaginando de onde a menina poderia ter herdado sua compostura, seu asseio, sua autossuficiência fleumática.

É adorada por todos os vizinhos, que a mimam, presenteiam e elogiam seu comportamento.

"O que vamos fazer com ela, Christine? Me diga, o que a gente faz com essa criaturinha tão linda?"

Mas o que eles não sabem é que tudo isso é mera atuação. Na verdade Rhoda e manipuladora, fria, calculista e extremamente materialista. Rhoda não faz nada que não seja premeditado, principalmente se quiser alguma coisa.
Vamos conhecer esse lado materialista de Rhoda quando sai o resultado do concurso de melhor caligrafia da escola. A garota se esforçou bastante, mas quem acaba ganhando é Claude Daigle, o que a deixa furiosa, pois a medalha era "dela".


"Não! Não!" A menina sacudia a cabeça com toda a determinação, acrescentando: "Não estou feliz que ele ganhou. Ela era minha. A medalha era minha, mas ficou com ele".

Alguns dias após o concurso a escola promove um passeio com os alunos, porém ocorre uma tragédia; Claude Daigle é encontrado morto afogado, e o mais estranho: sem a medalha que ganhou no concurso que estava presa em seu peito.
Após o incidente no piquenique da escola, Christine passa a olhar a filha de maneira diferente, a todo momento a mãe se pega pensando se sua filha seria capaz de tanta crueldade.


Ela é tão fria, tão impessoal em relação a coisas que incomodam os outros...

Com isso, Christine estuda a fundo o comportamento da sua filha e acaba descobrindo mais sobre a garota do que gostaria; A mulher descobre toda a maldade e todo o horror que há por trás do rostinho bonito da menina.


Rhoda deve ter seguido o menino até a praia. Talvez ele tenha corrido para o cais tentando escapar dela, e ela tenha ido atrás [...] 

No livro acompanhamos a história de Rhoda pelos olhos da mãe e daqueles que estão ao seu redor, como o asqueroso zelador do prédio, Leroy, que vive infernizando a Rhoda até que a mesma chegue ao seu limite.


"Destranque a porta, Rhoda! Não estou bravo com você!" A menina deu uma risada encantadora e fez que não com a cabeça.


Terminei esse livro em 2 dias. Ele traz um enredo marcante e diferente dos livros que estamos "acostumados". Apesar do livro ser de 1954, é muito atual. Claro que existem coisas que não condiz com a realidade, mas imagino que seja pelo fato de, na época, não haver relatos onde o autor poderia estudar mais sobre o caso.
A própria personagem, quando quer saber mais sobre a condição da filha, encontra uma certa dificuldade por conta da falta de informação sobre o assunto.
É bom ressaltar que a psicopatia não é o único tema abordado no livro, vemos também a fascinação de um adulto por uma criança, homossexualismo e obsessão por crimes. Todos os temas ligados a vida pessoal do autor.
O livro conta com uma introdução onde descobrimos a motivação do autor para escrever uma obra que continha um enredo pesadíssimo para a época, além de detalhes de uma vida conturbada que se revela na escrita. É divido em 12 capítulos, muito bem organizados.
A estrutura mantém o padrão Darkside Books de qualidade. O livro é capa dura, traz na capa o rosto de uma boneca com um corte onde os músculos ficam à mostra, nos transmitindo a ideia de que nem tudo é o que parece ser.
Enfim, eu amei o livro e o mesmo entrou fácil para a lista de favoritos.



NOTA: 5

14 comentários:

  1. Olá! As capas dos livros da DarkSide são lindas demais! Gostei bastante da história do livro, fiquei curiosa para mais e descobrir o que a mãe fez com a filha, já que a garota é má. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Suh...
      Então as capas destroem mesmo, começamos a querer o livro daí...
      E no caso desse livro a história convence e agrada muito...
      Quanto ao que a mãe faz no decorrer do livro, é simplesmente insano e o fim....
      Leia, é um livro muito interessante

      Obrigada por vir
      Beijuh

      Excluir
  2. Oie! Tudo bem?!

    Acho a DarkSide um arraso, essas capas são simplesmente demais, mas, nem todos os livros me chamam a atenção, e este é o caso de Menina Má. Eu tenho um certo receio pelo enredo do livro, e isso ficou mais do que comprovado ao ler sua resenha, que está perfeita por sinal. Se eu já fiquei angustiada com ela, imagina lendo o livro? hahahahahah Mas, quem sabe um dia eu não arrisque na leitura e no fim tenha uma opinião oposta?

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dai!!!
      Se você é daquelas pessoas que ficam incomodada com esse tipo de leitura, acho melhor nem tentar.Porém sair da zona de conforto é muito bom e pode surpreendê-la.
      Eu sou acostumada a qualquer tipo de leitura então não me afeta em nada, mas sei que cada um sabe o que consegue ou não ler né rsrsrsr
      As capas da Darkside abalam e são cada uma mais bonita que a outra...
      Obrigada pela visita
      Beijuh

      Excluir
  3. Só pelo tema da psicopatia eu já não leria... é um assunto que me aterroriza, mas quando se trata de uma criança com esse "distúrbio" não dou conta mesmo... Já li um livro que falava sobre isso que me deixou completamente neurótica por meses, e não pretendo repetir a experiência. Ainda juntam a obsessão por crimes e o adulto fascinado pela criança (imagino que seja o zelador asqueroso). Que bom que gostou tanto, mas não acho que seja leitura para mim.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju...
      Se você não gosta não se force a ler, cada um sabe seus limites não é mesmo...
      Obrigada pelo comentário, adoro saber a opinião das outras pessoas quanto à algum assunto e adoro as diferenças de pensamentos.
      Beijuh

      Excluir
  4. Oi Renata, sua linda, tudo bem?
    Amei a capa desse livro, achei perfeito o corte do papel pelo significado que contém. Gosto muito desse tema, pois sou fascinada por histórias que explorem a natureza humana. Fiquei com medo dessa garotinha, nossa, matar já tão jovem, e por esse motivo totalmente torpe. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, sua linda!!!!
      Eu tbm gosto de livros que explora a natureza humana, que mostra tudo o que somos capazes e tudo o que nos cerca....
      Como você gosta desse estilo recomendo a leitura pois com certeza você vai amar...
      Se fizer resenha dele com certeza irei ler
      Obrigada pelo comentário
      Beijuh

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?

    To doida com essa capa e curiosa com a história e apesar de medrosa quero demais ler esse livro par saber minha opinião sobre. Pelo que vi essa menina é do demônio, Deus me livre.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...
      Então, você acertou ao dizer que ela é do demônio, essa menina realmente surpreende no quesito maldade.
      Também quero saber sua opinião, quando ler volte aqui para discutirmos sobre.
      Beijuh

      Excluir
  6. Oi!
    Eu não sabia que esse livro é de 1954, achei que fosse lançamento! Esse detalhe me fez ficar bem mais curiosa com a história, bom saber que a Darkside está resgatando boas histórias.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina.
      Sim essa história é antiga, tem ate um filme que se chama The Bad Seed que eu felizmente ainda não assisti...
      Gostei de a Darkside trazer histórias mais antigas, pois tem muita coisa boa que ainda não tivemos acesso.
      O bom desse livro ser antigo é ver como as pessoas eram inocentes quanto a algumas questões naquela época.

      Beijuh

      Excluir
  7. Olá,
    Eu já conhecia o livro e assumo que fiquei com medo kkk' Sou bastante medrosa para essas coisas e por isso decidir não ler. Porém, ao ler sua resenha fiquei curiosa. Obviamente já sei que a menina matou a colega, mas queria saber como e o que a mãe descobriu.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol...
      O livro é mais sobre a mãe do que sobre a filha espero que deixe o medo de lado e encare a leitura pois a mesma vale muito a pena....
      Beijuh da Rêh

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa