Resenha: Temporada de Acidentes

Título: Temporada de Acidentes
Autora: Moïra Fowley-Doyle
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Ano: 2016



Sinopse: Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

Todos os anos no mês de outubro Cara e sua família são acometidos por acidentes inexplicáveis. Muitos entes queridos já morrerram ou se machucaram gravemente durante esses trinta e um dias, por isso Melanie nesse mês redobra os cuidados com suas filhas Cara, Alice e seu filho postiço Sam.
Facas são guardadas, o fogão fica inutilizado, quinas são cobertas e roupas extras nunca é demais.

Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicável mais propensa a sofrer acidentes.

Porém nessa temporada, um mistério surge para intrigar ainds mais essa família. Observando suas fotos, Cara percebe que Elsie uma ex amiga dela aparece em TODAS as suas fotos. Em algumas fotos de corpo inteiro, noutras uma mecha de cabelo ou apenas um vulto. Apesar de Elsie estudar na mesma escola que Cara elas ja deixaram de ser amigas a algum tempo, então não há justificativa das aparições da mesma.

Elsie não é minha amiga. Na verdade, não é amiga de ninguém.

Incomodada com essa descoberta, Cara decide que precisa falar diretamente com a garota, porém a mesma desapareceu, não aparece na escola há dias.
Sem saber como lidar com isso sozinha, Cara pede ajuda de Sam e Bea sua melhor amiga que lê cartas de tarô.
Aproveitando que a amiga lê cartas, Cara pede para que sua amiga leia para els e Bea dá uma má notícia, essa temporada será a pior de todas.

-Acho... que essa temporada não vai terminar nada bem, Cara -Vai ser muito ruim?-Vai ser uma das piores.[...]

O que será que os aguardam? Porquê essa temporada será a pior?
Quem é Elsie de verdade e quais segredos ela guarda?


Me interessei nesse livro quando fui na turnê da intrínseca, a capa e principalmente a sinopse são muitos interessantes, porém confesso que minha expectativa quanto ao livro estava mais alta.
A história começa morna pois vamos ser apresentados aos personagens e suas condições, mas logo ela começa a ficar intrigante.
A Temporada de Acidentes está presente no texto do começo ao fim, mas não é o foco central da trama. A autors deu ênfase no mistério de Elsie e aos segredos de cada personagem e olha, são muitos. Além disso inseriu um amor "proibido" no contexto para quebrar um pouco a tensão do enredo.
A narrativa é em primeira pessoa, feita por Cara, porém não excluindo os outros personagens.
Apesar de ser um livro de suspense/horror/terror, Moïra adicionou um tema, muito sério e bem real, que só descobrimos no final. Apesar de ser algo muito importante e muito dificil de lidar, a autora fez isso com uma maestria impressionante, mostrando que segredos podem ser perigosos.
A edição está linda e bem caprichada.
A capa chama muito a atenção e quem escreveu a sinopse está de parabéns.
A diagramação é simples, as páginas amareladas e a fonte é grande o que é confortável para a leitura, e a revisão está em dias, não vi nenhum erro.
O livro é muito bom, porém tem algumas partes onde a realidade e a fantasia se misturam deixando confusa e diminuindo a qualidade da história.
Temporadas de Acidentes é um livro marcante e realmente bom. Com certeza recomendo a leitura.

Nota 4

17 comentários:

  1. Oi Renata! Eu não conhecia a obra, e me interessei muito desde a sinopse, por isso já está na lista de desejos rs.
    Estou intrigada e louca para descobrir os mistérios acerca dos personagens e da história em si. Mesmo com os pontos que não te agradaram, estou cheia de expectativas e espero gostar da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia!!!
      Eu tbm me interessei por esse livro de cara e mesmo com alguns pontos fracos é uma leitura super válida....
      Obrigads por comentar
      Beijuh

      Excluir
  2. Olá!

    Não conhecia esse livro (a Turnê da Intrínseca veio pra SP mas não falou dele) mas pareceu interessante. Agora quero saber o que a moça fazia em todas as fotos, sua resenha me deixou muito curiosa! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila

      O livro é super bacana recomendo demais a leitura...
      Infelizmente não posso dar spoilers então trate de lê -lo e você saberá o que essa garota queria...
      Obrigada por comentar
      Beijuh da Rêh

      Excluir
  3. Olá... tudo bem??
    Achei bem interessante o título deste livro e a capa é bem instigante... fiquei imensamente curiosa pela premissa da história... achei muito interessante a questão dos acidentes... e como a família tenta se proteger para que maiores danos não ocorra.. esse mistério todo me chamou muito atenção... e eu sou extremamente curiosa... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana
      Me interessei pelo livro primeiramente pela capa e título também, a sinopse veio bem instigante e o enredo bem diferente de tudo que ja li.
      Confesso que a curiosidade me fez comprar o livro assim que pude, pois não conseguiria vê-lo e não ler.
      Espero que tenha a oportunidade de ler ele um dia
      Beijuh

      Excluir
  4. Oi Renata, sua linda, tudo bem?
    Não tem coo negar, esse enredo me pegou totalmente. Estou louca aqui querendo desvendar esses mistérios todos em torno dela e essa temporada de acidentes. OMG!!! Será que a amiga dela morreu? Porque está tentando de alguma forma fazer contato com ela através das fotos? Uma pena que o livro não correspondeu totalmente às suas expectativas, mas como você mesma disse, parece ser muito bom!!!! Não vejo a hora de ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk Cila foi exatamente isso que pensei quando vi o livro e ouvi sobre sua história...
      Não da para negar a curiosidade bate mesmo e o jeito para mim foi compra - lo para desvendar os seus mistérios...
      Por ser YA é um suspense e terror bem levinho e acho que não me suspreendi porque desde pequena gosto de terrorzao mesmo...
      De qualquer forma recomendo que leia

      Obrigada por comentar
      Beijuh da Rêh

      Excluir
  5. Oiiii tudo bem?
    Nossa adorei sua resenha! Estou com muita vontade de ler.
    Eu já tinha visto o livro, mas não imaginava uma história tão fantástica assim.
    Obrigada por me apresentar me apresenta-lo rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cris!!!
      Ainda bem que gostou da resenha e que ela a instigou a saber mais sobre ele....
      Nosso trabalho é tentar transmitir os nossos sentimentos e acho que consegui passa -lo para as pessoas que leram minha resenha...

      Obrigada por comentar
      Beijuh da Rêh

      Excluir
  6. O título e a sinopse dão o toque exato do suspense que o livro parece ter. Gostei da sua resenha, me deixou ainda mais intrigada para conhecer melhor a história de Cara e sua família e entender qual é a jogada da Elsie... Achei interessante também ter fantasia misturada ao enredo, mas não sei se me sentirei à vontade com o tal amor proibido no meio do caminho (às vezes, apresentar um romance estraga o resto, mas.....). Bem, foi pra lista, claro! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nuccia!!!
      O livro é de um suspense bem bacana e a questão do romance não atrapalha a leitura até porque a autora não o colocou como foco da trama....
      Recomendo que leia, com certeza o romance não irá atrapalhar em nada até porque a autora fala do romance muito pouco...

      Obrigada por comentar
      Beijuh da Rêh

      Excluir
  7. Ainda não tinha parado para ler resenha sobre ele, mas me pareceu ser aquele livro de deixar a gente de olho aberto a noite né?Hahaha.Sou medrosa demais, mas esse eu leria, fiquei curiosa para saber onde está a amiga, o porque dela aparecer aos poucos nas fotos de Cara e porque essa temporada será pior.Curiosíssima.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que leu a minha resenha então rsrsrsrs
      Realmente esse livro e daqueles que conhecemos e não conseguimos mais tirar da cabeça...
      Li ele em um dia por conta da curiosidade kkkk
      Espero que tenha a oportunidade de ler...

      Beijuh da Rêh

      Excluir
  8. Olá flor, eu não tinha lido nenhuma resenha sobre essa obra ainda e a sua me deixou muitíssimo curiosa. Por que será que essa família é tão azarada no mês de outubro? kkkkkk
    Já quero esse livro <3

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!!!
      Estou adorando ver a curiosidade de vocês quanto a esse livro....
      Prova que não fui só eu que fiquei assim...
      Recomendo que leia o livro para saber mais sobre todos os segredos...
      E são muitos

      Beijuh da Rêh

      Excluir
  9. Uau. Taí um livro que me deixou curiosa. De início, essa ideia de sempre sofrer acidente no mesmo mês não me interessou. A menina ter desaparecido melhorou um pouco, mas... Foi a sua opinião sobre a obra que realmente me convenceu ser essa uma boa escolha para a próxima leitura. Preciso descobrir que segredo é esse

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa