Resenha: Meio Rei

Título: Meio Rei
Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2016












Sinopse: Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem.
Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava.
Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo.
Nesse livro vamos conhecer Yarvi, filho do rei de Gettland Uthrik, que nasceu com uma deformidade na mão esquerda.

Considerado fraco por todos principalmente por seu pai, Yarvi decide estudar para ser ministro do rei onde seu papel seria curar e aconselhar, já que ele não era capaz de brandir uma espada.
Porém tudo muda quando em uma certa noite, o jovem recebe a notícia que seu pai e o seu irmão mais velho foram assassinados, e que ele agora deveria assumir o trono.

"– O que foi? – perguntou Yarvi, a garganta apertada de medo.
Seu tio se ajoelhou, apoiando as mãos na palha oleosa. Baixou a cabeça e sussurrou apenas duas palavras, com a voz rouca: – Meu rei.
E Yarvi soube que seu pai e seu irmão estavam mortos."

Assim Yarvi como rei faz um juramento: Vingar a morte de seu pai e irmão.

“– Posso até ser meio-homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro"

Contudo logo após assumir o trono, ele acaba sendo vítima de uma terrível traição.
Preso e vendido como escravo o garoto não aceita sua condição e vai tentar de tudo para fugir, cumprir o juramento e retomar o Trono Negro.


A sinopse foi o que despertou meu interesse no livro, desde o momento que li, sabia que essa história não seria comum.
O protagonista é com certeza o melhor personagem da trama e com o tipo de qualidade que eu mais admiro: a inteligência.
Como Yarvi não é aquele tipo de heroi que resolve tudo lutando, até porque seria impossível devido sua deficiência, a arma com a qual ele pode contar é a esperteza e sua inteligência.
Entretanto sua esperteza fica sempre mascarada pois, em uma sociedade predominatemente guerreira, Yarvi não passa de um fraco, um estorvo, uma maldição.

“O homem brande a foice e o machado, dissera o pai. O homem move o remo e ata o nó rapidamente. Acima de tudo, o homem segura o escudo. O homem sustenta a linha de combate. O homem permanece ao lado de seu braço direito. Que tipo de homem é incapaz de fazer qualquer uma dessas coisas?
Eu não pedi para ter meia mão, retrucara Yarvi, encurralado onde se encontrava com frequência, no terreno estéril entre a vergonha e a fúria.
Eu não pedi para ter meio filho.”

No livro temos contato com personagens secundários, criamos até uma empatia com eles, porém eles não são tão bem trabalhados decorrente a urgência na narrativa.
Falando em narrativao livro é contado por Yarvi, e como a obra gira em torno dele vemos poucas descrições de lugares e detalhes, mas sem cair a qualidade da história.
O livro como um todo é bom, a história é diferente e o personagem me conquistou de cara. O único ponto negativo foi que os acontecimentos foram previsíveis, tanto que antes da resolução da história eu ja sabis o que iria acontecer.
Meio Rei é o primeiro livro da trilogia Mar Despedaçado, mas a obra encerra neste mesmo volume já que o segundo, Meio Mundo trás outro protagonista e Yarvi em um papel secundário.
Apesar de não ter amado a história, Meio Rei é uma obra que vale a pena conhecer e confesso que estou com expectativas quanto ao segundo volume.

Até a próxima resenha
Beijuh da Rêh

Nota 4


9 comentários:

  1. Olá! Eu amei a premissa! Nossa, o diálogo entre pai e filho acima foi bem forte. Imagino a situação em que ele se encontra: perder a família, ser tornar rei e ser traído...Louca para ler, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    A história não é mesmo comum, e foi isso o que me chamou a atenção. Isso e o fato de eu ter visto coisas muito boas a respeito deste livro, apesar de ter lido uma resenha um tanto negativa há alguns minutos :/ É uma pena que seja previsível, espero que os próximos livros sejam tão bons quanto :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Bom, tenho que confessar que um herdeiro ao trono assim não é nada comum, e por isso fiquei curiosa depois que li a sinopse, mas ainda não sei se o leria, mas achei o final ser fechado super mara, assim você não tem que obrigatoriamente ler todos os livros. A capa ta bem feinha, mas o enredo é interessante. Quem sabe não me anime um dia.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Essa premissa não me chamou a atenção. Mesmo com sua ótima resenha, esse gênero não me prende, pois sempre me perco durante a história. Vou indicar pro meu irmão, que adora esse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi muitas resenhas positivas sobre o livro , mas todas falam da correria da narrativa, então, apesar de gostar desse estilo de fantasia medieval, n sei se leria. Gosto quando aprofundam o personagem, o ambiente, quando tem reflexões. Agora, os quotes q vc separou ficaram ótimos!... Se n fosse esse detalhe narrativo, já estaria lendo! Juro q tentarei + p frente!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rêh, sua linda, tudo bem?
    Engraçado, eu não gostei dele. Achei que o personagem não foi bem construído pelo autor. Além disso, achei ele covarde, ele se escondia atrás dos outros e achei o caráter dele bem obscuro. Gostei muito das reviravoltas do livro, teve um delas, que fiquei de queixo caído. O autor se destacou por isso. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata, o livro deve ter coisas boas, pois mesmo você não tendo amado está na expectativa pelo próximo volume. Lendo a sinopse e a resenha ele não chamou minha atenção e quando fico sabendo que é uma trilogia aí sim decido não ler por estar fugindo delas.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Estou muito curiosa para ler esse livro, todas as resenhas que li foram super positivas. Gosto muito de fantasia, mais ainda quando o personagem tem a inteligência como arma principal.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rê!!!
    Adorei a sinopse e a capa! O enredo me pareceu muito bom, e sua resenha está tão bacana que não consegui entender pq não gostou hahhahah.
    Enfim quero ler!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós!

 
CuraLeitura . 2017 | Layout feito por Adália Sá e modificado por Thaiane Barbosa